O ser humano é uma verdadeira "caixa de surpresas" quando o assunto em
questão: é a emoção, afinal as pessoas reagem de maneiras diferentes mesmo que
sejam expostas a uma mesma situação. Diante de um conflito, por exemplo, há quem
perca a fala, comece a chorar, como também existem aqueles que "explodem" e
outros preferem recorrer ao diálogo. Hoje, aprender a lidar com as emoções
tornou-se um diferencial para quem convive no dia a dia corporativo, uma vez que
as empresas valorizam que administrar bem os sentimentos diante das mais
variadas situações. Confira abaixo, a vantagem saber administrar bem as emoções.
1 - Melhoria significativa na performance individual e das
equipes. Quem consegue controlar um sentimento negativo evita que tanto seu
desempenho quanto dos colegas seja prejudicado. Tomemos como exemplo, uma pessoa
que antes de um projeto ser instituído já afirma que não dará certo. E para
complicar a situação, não diz os motivos que a levaram a pensar dessa forma e
tampouco apresenta sugestões para que a iniciativa tenha êxito.
2 - Quem consegue gerir as emoções está mais preparado para
dar e receber feedback, pois através desse processo são identificados pontos
fortes e os que precisam ser trabalhos. E quando o profissional tem consciência
em que ponto precisa melhorar, suas chances de ascensão profissional tornam-se
reais.
3 - Nem todas as pessoas estão preparadas para receber um
"Não", pois se consideram afrontadas. No entanto, a realidade mostra que essa é
uma palavra que se escuta constantemente tanto na vida pessoal quanto
profissional. Quando um profissional recebe um retorno negativo a uma
solicitação ou mesmo a um projeto apresentado e vê que o retorno não é o que ele
esperava, é uma oportunidade para saber o que levou o "outro lado" a pensar de
forma contrária.
4 - Para manter um clima organizacional satisfatório, os
profissionais precisam desenvolver ser assertivos. Através da assertividade o
indivíduo aprende a ser flexível, se adapta com mais facilidade a um processo de
mudanças e consegue defender seu "ponto de vista" de maneira saudável e baseada
em argumentos sólidos.
5 - Os profissionais que são estimulados a desenvolver a
inteligência emocional ficam mais vivos e autênticos em tudo o que fazem. Eles
aceleram a capacidade de raciocínio, passam confiança e união à equipe que
convive.
6 - A criatividade torna-se uma parceira de quem consegue
administrar bem suas emoções. Isso porque quando alguém está em constante grau
de negativismo, por exemplo, cria uma barreira para que seu potencial criativo
venha à tona.
7 - Há quem não tenha se dado conta, mas quando os
profissionais amadurecem as emoções e administram bem as situações na empresa,
tanto os índices de absenteísmo (ausência no trabalho) quanto de turnover
(rotatividade) caem. É bom lembrar que quando se está bem na organização, as
chances das pessoas faltarem ou procurarem por outra oportunidade diminui.
8 - Quando o profissional administra bem suas emoções, são
significativas as chances dele se sentir bem no ambiente de trabalho. Ele não
acorda pela manhã constrangido, como se tivesse que ir para um campo de batalha,
mas sim para um local onde ele pode exercer sua profissão e ser produtivo para a
empresa e, acima de tudo, a si mesmo.
9 - A pessoa trabalha o lado emocional melhora
significativamente a sua qualidade de vida, uma vez que não permite que
acontecimentos sem "importância" a torne um forte candidato a problemas de saúde
como, por exemplo, hipertensão, enxaquecas, dores musculares, depressão, entre
outros.
10 - O profissional que encontra a "vacina" contra o mau
humor no trabalho, quando termina o expediente e chega à sua casa, sabe
aproveitar bem os momentos com a família, com os amigos ou mesmo, estando
sozinho, consegue ler um bom livro ou assistir um filme que o faça dar boas
gargalhadas.