Carreira, sucesso e talento dos jovens profissionais.
Você tem perfil de um empreendedor?
Em dois planos, você pode desenvolver o espírito empreendedor. No primeiro
plano, como empregado buscando crescer na empresa. No segundo, você pode ter
sucesso montando um negócio próprio.
As organizações atuais estão caçando talentos, ao mesmo tempo que terão que
aprender a lidar com mais uma nova demanda, que é a vontade pessoal dos jovens
profissionais, de ascenção na carreira, e assim as empresas vão reter seus
talentos.
Quem é o talento?
É aquele jovem antenado com as novas tendências do trabalho, e desenvolve a
capacidade de trabalhar em equipe, são comprometidos com a cultura da empresa,
capazes de entender e cumprir as metas.
O talento é muito valorizado pelo seu espírito empreendedor, tem motivação e
brilho nos olhos. O funcionário motivado tem o desejo de realização, e vibra com
a possibilidade de mudança de cargo. O talento tem o prazer em ser desafiado
pois gosta de se superar. A atitude empreendedora faz do profissional talentoso
uma vontade iluminada na criação das idéias, e de realizar novos projetos.
O talento tem a visão do todo, pois olha o todo da empresa, não apenas o seu
setor em que trabalha. O profissional comprometido é um profissional engajado
com a organização, e tem a capacidade extraordinária de cumprir metas, colocando
todo o seu potencial em prática.
O talento gosta de trabalhar em uma organização onde enxerga a possibilidade
de crescimento e desenvolvimento profissional. O papel do líder é fundamental
para perceber e compreender o que é mais importante para cada membro de sua
equipe de trabalho.
A empresa é como um time, onde todos entregam resultados, e são reconhecidos
pelo trabalho que realizam.
Quais são as "10" competências mais desejadas pelas organizações?
1. Adaptabilidade.
É a capacidade de adaptação às mudanças, a diferentes situações e
realidades, a novas atividades e projetos. As empresas hoje estão constantemente
transformando-se para acompanhar as freqüentes mudanças no cenário econômico
mundial.
2. Criatividade.
É o processo através do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e
transformadas em valores. O processo envolve a descoberta de maneiras novas e
eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de
influência. O mercado de trabalho busca os profissionais que têm ideias novas e
originais. Mas, para ser criativo é necessário expor, apresentar ideias e pontos
de vista e permitir riscos, sem medo de errar.
3.Iniciativa.
É tomar a iniciativa de resolver problemas e realizar tarefas fáceis ou
difíceis. Não só ter a ideia ou solução, mas acima de tudo, tomar medidas. O
mercado está procurando profissionais que respondem com rapidez e agilidade às
demandas da vida cotidiana.
4.Facilidade de comunicação.
Com a evolução da tecnologia surgiram várias ferramentas de comunicação. A
Internet permite que a comunicação seja feita em alta velocidade e atravesse
grandes distâncias. Por outro lado, fazer uso destas novas ferramentas, não
significa ter facilidade de comunicação. A comunicação pode ser feita de várias
maneiras: verbalmente, por escrito e não-verbalmente. Às vezes nós nos
comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também há a necessidade
de desenvolver outras. Às vezes dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou
sorriso podem dizer o oposto.
5. Facilidade de relacionamento interpessoal.
Relacionar-se facilmente com os outros exige ser empático, aceitar a si
mesmo e aos outros com os pontos fortes e fracos de cada um, estar disponível
para o outro. Nas sociedade de hoje as relações são cada vez mais breves,
superficiais, temporárias, e até mesmo virtuais. No mundo do trabalho é agora
falado da importância da "rede" ou rede de contatos, pois ela frequentemente
facilita, desde novas oportunidades de carreira, até a troca informações,
realização de negociações e parcerias.
6. Capacidade de resolver problemas.
Resolução de problemas faz parte da rotina diária de trabalho em todas as
atividades de trabalho, o que muda é o tipo e a dimensão de tais problemas. Há
dificuldades muito simples e outras que exigem maior esforço e persistência para
serem resolvidas. Para resolver um problema, devemos analisá-lo de diferentes
ângulos, investigar possíveis formas de resolver, avaliar alternativas, prever
conseqüências e tomar uma decisão assumindo riscos.
7. Capacidade para trabalhar em equipe.
Não podemos mais trabalhar sozinhos, vivemos em um mundo globalizado que
exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes composta de pessoas que
estão a milhares de quilômetros de distância. Não é fácil trabalhar em conjunto,
porque isso requer expor ideias e ouvir os outros; aceitar sugestões, respeitar
opiniões diferentes, colaborar, construir juntos, e aceitar os limites de si e
dos outros membros da equipe.
8. Liderança.
"Não é a posição que faz o líder, mas o líder que faz a posição". Um bom
líder ouve as idéias dos outros, inspira confiança nos colegas de equipe,
respeita os outros, é seguro o suficiente para defender suas ideias e as dos
seus subordinados, é capaz de atrair voluntários para suas iniciativas e
projetos, influencia outros e cativa a sua atenção, coordena e organiza
projetos. O mercado de trabalho hoje procura as pessoas que podem, em algum
momento ou ocupação, assumir o papel de líder e conquistar seguidores.
9. Empreendedorismo.
Esta competência não é necessária apenas para aqueles que querem seu próprio
negócio, mas para qualquer profissional. É muito importante saber mostrar o seu
conhecimento e valor, seu "know-how", saber vender seu produto ou projeto,
tratar o negócio como se fosse seu, buscar novas oportunidades, ter perseverança
e compromisso, assumir riscos, planejar e definir metas. No mercado competitivo,
ter um espírito empreendedor abre muitas portas. Você não pode esperar até que
alguém lhe dê uma oportunidade de emprego ou negócio, você deve ir a campo para
encontrá-la.
10. Domínio das novas tecnologias de comunicação e informação.
Hoje em dia é essencial conhecer e saber usar as novas tecnologias de
comunicação e informação. A Internet mudou as relações e lugares de trabalho.
Hoje você trabalhar em qualquer lugar, não precisa mais estar na empresa ou
escritório. Você pode se comunicar facilmente com os profissionais que estão
longe, trocar ideias por e-mail, msn, skype, fazer reuniões, fazer cursos e
conferências através de vídeo conferência, comprar e vender produtos em sites
comerciais de diferentes países o mundo e assim por diante. As relações
interpessoais foram facilitadas e expandidas com redes como Orkut, Twitter,
Facebook, MySpace, e outros.