Como fazer o Planejamento Estratégico do Negócio do seu Plano de Negócios
O planejamento estratégico do Negócio pode ser dividido em etapas,
conforme mostra a figura 1 abaixo.
A partir da visão e missão da empresa pode-se estabelecer
ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando
atingir os objetivos e metas estipulados. Para isso, elabora-se uma
estratégia corporativa. O plano de negócios de uma empresa deve
contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica da empresa. A
seguir, será mostrado como se elabora um plano estratégico completo da
empresa, de acordo com os conceitos aqui mencionados e de que forma cada
etapa deve ser explicitada no plano de negócios.
1. Visão da Empresa
A declaração de visão é a declaração da direção em que a empresa
pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser.
Trata-se ainda da personalidade e caráter da empresa. Assim, a
declaração de visão de uma empresa deveria refletir as aspirações da
empresa e suas crenças.
O leitores da declaração de visão de uma empresa poderão interpretar
seu negócio como uma pessoa: como alguém que eles gostam, confiam e
acreditam.
A declaração de visão da empresa ajudará esses leitores a
visualizarem sua empresa como você a vê, não como uma forma impessoal ou
apenas algumas palavras em um pedaço de papel. A declaração de visão não
estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma
direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Além de
apontar um caminho para o futuro, faz com que você queira chegar lá.
Deve representar as maiores esperanças e sonhos da sua empresa.
Pode-se seguir os passos abaixo com o intuito de criar a declaração
de visão de uma empresa:
- Selecione um pequeno grupo de funcionários dedicados de vários
níveis de sua empresa;
- Peça ao grupo que identifique os valores da empresa, ou seja, o
conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades e
operações da empresa, independente de seu porte;
- Abra um espaço para que as pessoas manifestem livremente suas
idéias;
- Quando a equipe estiver satisfeita com seu trabalho, acrescente
detalhes finais e envie a alta gerência.
Para que a declaração de visão cumpra seu papel é fundamental que
seja adotada e promovida pela alta gerência da empresa. Dessa forma, o
processo de declaração de visão é feito de maneira que todos os níveis
da empresa possam colaborar, o que garante uma maior credibilidade à sua
declaração.
Certifique-se ainda de que a declaração de visão de sua empresa
corresponde à realidade da empresa. Nada é pior do que criar uma visão
que tem mais a ver com a fantasia do que com o futuro. Visões
fantasiosas geram apenas confusão e alienação entre todos os envolvidos.
O quadro abaixo mostra alguns exemplos de empresas que têm visão.
"Ser a Melhor... nos serviços aos nossos clientes, garantindo
sua paz de espírito e enriquecendo sua qualidade de vida através de
nossa parceria na gestão dos riscos que eles enfrentam." The
Allstate Corporation (Empresa de Seguros)
"Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas a nossas
ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse
objetivo." Merck, Inc. (Indústria Farmacêutica)
"Garantir que nossos clientes sempre voltem em busca de boa comida,
serviço atencioso e clima agradável." The Applewood Café
(Pequeno Restaurante)
"Mudar o mundo através da tecnologia." Apple Computer, Inc.
(Indústria de Computadores )
2. Missão da Empresa
A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da
empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz. Geralmente a
declaração da missão é curta, com no máximo duas sentenças ou um pequeno
parágrafo. Para que a declaração de missão da sua empresa seja efetiva,
ela deve:
- Destacar as atividades de sua empresa, incluindo os mercados que ela
serve, as áreas geográficas em que atua e os produtos e serviços que
oferece;
- Enfatizar as atividades que sua empresa desempenha e que a
diferenciam de todas as outras empresas do mercado;
- Incluir as principais conquistas que você prevê para os próximos
anos, e
- Transmitir o que você quer dizer de forma clara, concisa e
interessante.
Antes de partir para a difícil, mas importante, tarefa de declaração
da missão de sua empresa, procure responder às seguintes perguntas:
- Que clientes ou grupo de clientes sua empresa atende ou pretende
atender?
- Que produtos ou serviços sua empresa oferece ou pretende oferecer?
- Que necessidades de mercado sua empresa atende? Qual é o mercado em
que sua empresa compete?
- Qual é o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da sua
empresa em relação à concorrência?
- Que valor ou benefícios adicionais seus clientes obtêm quando
escolhem sua empresa em lugar da concorrência?
- Qual é o comprometimento da sua empresa em relação aos seus
objetivos econômicos de sobrevivência, crescimento e lucratividade?
- Qual é a imagem que sua empresa tem ou pretende ter perante seus
clientes e a comunidade em geral?
- Qual é a atitude da sua empresa em relação aos seus funcionários?
- Com que velocidade as respostas às questões anteriores mudam?
Resumindo, a declaração da missão de sua empresa deve responder a
seguinte pergunta:
O que é a sua empresa???
A seguir, encontram-se os passos que você deve seguir para criar a
declaração de missão de sua empresa.
1. Reuna um pequeno grupo de indivíduos cujas responsabilidades
abrangem as principais funções e atividades nas quais sua empresa
está envolvida;
2. Peça aos membros que se preparem antecipadamente, respondendo
isoladamente às questões apresentadas anteriormente;
3. Antes de qualquer outra coisa, analise as razões para elaborar
uma declaração de missão e converse sobre o que esta declaração deve
incluir;
4. Programe várias reuniões informais nas quais os membros do
grupo possam expressar suas próprias opiniões e faça um
brainstorming, visando estabelecer um consenso, e
5. Crie, analise e revise a missão da empresa em tantas reuniões
formais quantas forem necessárias para que todos fiquem satisfeitos
com a declaração da missão final.
Verifique se a declaração de missão da sua empresa está captando o
propósito da empresa e se está traçando um quadro atraente da mesma. A
idéia é que a missão da empresa transmita uma imagem tangível e concreta
da empresa. Um exemplo inicial de declaração de missão de uma empresa:
"Nossos produtos oferecem valor especial às pessoas,
independentemente de quem sejam"
Note que esta declaração contém algo sobre a posição geográfica e o
diferencial da empresa. Mas está muito distante de uma declaração
completa. Para comunicar as atividades, realizações e recursos da
empresa com mais clareza e impacto, vamos ampliar essa declaração:
"Oferecemos os produtos da mais alta qualidade, de valor
incomparável, a todo o setor, permitindo que nossos clientes sejam
líderes em seus próprios setores"
Esta declaração mostra-se mais completa e diz o que a empresa faz
(oferecemos os produtos da mais alta qualidade), a quem ela serve (a
todo o setor) e qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes
(valor incomparável, permitindo que nossos clientes sejam líderes em
seus próprios setores).
Agora, note a declaração de missão de algumas empresas:
"Nossa missão é oferecer a todos os clientes um meio de
locomoção a pequenas distâncias para pessoas e cargas, com um grau
de confiança superior aos produtos oferecidos por empresas
semelhantes no mundo inteiro." Elevadores Otis (Indústria líder
na fabricação de elevadores)
"Comercializar veículos desenvolvidos e fabricados nos Estados
Unidos, líderes mundiais em qualidade, custo e satisfação do
cliente, através da integração de pessoas, tecnologia e sistemas
empresariais, transferindo conhecimento, tecnologia e experiência a
toda a General Motors." Divisão Saturn da GM (Indústria
Automobilística)
Nossa missão é oferecer processamento de textos e serviços de
computação gráfica rápidos e confiáveis; formar entre as empresas
locais uma reputação de especialistas em processamento de textos na
escolha de projetos de pequeno e grande portes. Keystrokes Word
Processing (empresa de serviços de secretariado)
"A missão da Cruz Vermelha é melhorar a qualidade de vida humana;,
aumentar a autoconfiança e a preocupação com os outros; e ajudar as
pessoas a evitar emergências, preparar-se para elas e enfrentá-las."
Cruz Vermelha Internacional (Organização Humanitária Internacional)
3. Análise do Ambiente Externo e Interno
Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças)
Uma vez declarada a missão da empresa, seus executivos devem conhecer
as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir suas metas.
Por exemplo, a empresa de iluminação de estúdios de televisão precisa
observar a taxa de crescimento dos estúdios de televisão, sua situação
financeira, os concorrentes atuais e os novos, novos desenvolvimentos
tecnológicos, a legislação que pode afetar o design ou marketing e os
canais de distribuição para a venda de equipamentos de iluminação.
Em geral a empresa precisa monitorar as forças macroambientais
(demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e
culturais) e os atores microambientais importantes (consumidores,
concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua
habilidade de obter lucro. A empresa deve estar preparada para rastrear
tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência ou
desenvolvimento, a administração precisa identificar as oportunidades e
ameaças associadas.
Oportunidades: Um importante propósito da análise ambiental
é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.
Oportunidade de Marketing: é uma área de necessidade do
comprador em que a empresa pode atuar com rentabilidade.
As oportunidades podem ser classificadas de acordo com a atratividade
e a probabilidade de sucesso. A probabilidade de sucesso da empresa não
depende apenas da força de seu negócio, das exigências básicas para ser
bem-sucedida em seu mercado alvo, mas também das suas competências para
superar seus concorrentes. A mera competência não constitui uma vantagem
competitiva. A empresa de melhor desempenho será aquela que pode gerar o
maior valor para o consumidor e sustentá-lo ao longo do tempo.
Na matriz de oportunidades mostrada na figura 2(a), as melhores
oportunidades de marketing enfrentadas pela empresas de iluminação de
estúdios de televisão estão listadas na célula superior esquerda; a
administração deve ir atrás dessas oportunidades. As oportunidades na
célula inferior direita são de menor importância. As oportunidades da
célula superior direita e inferior esquerda devem ser monitoradas com
atenção porque podem melhorar a atratividade ou probabilidade de
sucesso.
Ameaças: Alguns desenvolvimentos do ambiente externo
representam ameaças.
Ameaça Ambiental: é um desafio decorrente de uma tendência
ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação
defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou lucro. As ameaças
devem ser classificadas conforme seu grau de relevância ou probabilidade
de ocorrência. A figura 2(b) ilustra a matriz de ameaças enfrentadas
pela empresa de iluminação de estúdios de televisão. As ameaças da
célula superior esquerda são de maior importância porque podem
prejudicar seriamente a empresa e têm alta probabilidade de ocorrência.
Para lidar com essas ameaças, a empresa precisa preparar planos de
contingência para enfrentá-las antes ou durante suas ocorrências. As
ameaças da célula inferior direita são menores e podem ser ignoradas. As
ameaças das células superior direita e inferior esquerda não exigem
planos de contingência, mas precisam ser cuidadosamente monitoradas,
porque, se aumentarem, podem tornar-se mais sérias.
Uma vez a administração ter identificado as principais oportunidades
e ameaças enfrentadas pela empresa, é possível caracterizar sua
atratividade global. Quatro resultados são possíveis:
- Um negócio ideal é alto em termos de oportunidades e baixo em termos
de ameaças;
- Um negócio especulativo é alto tanto em termos de oportunidades como
de ameaças;
- Um negócio maduro é baixo em termos de oportunidades e baixo em
ameaças;
- Um negócio arriscado é baixo em termos de oportunidades e alto em
ameaças.
Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas)
Uma coisa é discernir as oportunidades atraentes do ambiente; outra é
possuir as competências necessárias para aproveitar bem essas
oportunidades. Assim, é necessária a avaliação periódica das forças e
fraquezas de cada negócio. Isto pode ser feito usando-se um formulário
similar ao da figura 3 (checklist para análise de desempenho de forças e
fraquezas - figura incluída apenas na versão para download do arquivo).
A administração ou uma consultoria externa avalia as competências de
marketing, finanças, de produção e organizacional e classifica cada
fator em termos de força (importante, sem importância e neutro) e de
fraqueza (importante ou sem importância).
Claramente, não é necessário corrigir todas as fraquezas do negócio
nem destacar suas forças. A grande questão é se o negócio deve ficar
limitado a essas oportunidades em que possui as forças exigidas ou se
deve adquirir forças para explorar outras oportunidades melhores.
Deve-se atentar para o seguinte ponto: muitas vezes um negócio vai mal
não porque faltam a seus departamentos as forças necessárias, mas porque
não trabalham em equipe. Portanto, é muito importante avaliar os
relacionamentos interdepartamentais como parte da auditoria ambiental
interna. Deve-se ter em mente também que os pontos fortes só podem ser
considerados fortes se suas capacidades e recursos estiverem alinhadas
aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da empresa. Os FCS são as
habilidades e os recursos que a empresa precisa necessariamente ter para
vencer. Os FCS devem incluir a mais nova tecnologia, o serviço mais
simpático, o marketing mais brilhante ou a localização etc. Limite sua
lista de FCS a não mais do que 4 ou 5.
4. Análise da Situação Atual
Depois de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas
as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz SWOT (strengths,
weaknesses, opportunities e threats pontos fortes, pontos fracos,
oportunidades e ameaças). A matriz SWOT traça uma análise da situação
atual do negócio e deve ser refeita regularmente, dependendo da
velocidade com que seu ambiente, seu setor e sua própria empresa mudam.
A seguir, encontram-se os passos que devem ser seguidos para obter-se a
matriz SWOT:
1. Divida todos os pontos fortes que identificou em dois grupos,
os que estão e os que não estão associados a oportunidades
potenciais ou ameaças latentes em seu setor;
2. Divida todos os pontos fracos da mesma forma um grupo
associado a oportunidades, o outro a ameaças;
3. Construa uma matriz com quatro quadrantes;
4. Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente
com as oportunidades e ameaças do setor, em cada uma das quatro
caixas (ver figura 4).
A análise SWOT fornece uma orientação estratégica útil. Grande parte
dela é bom senso. Primeiro corrija o que está errado. Em seguida,
aproveite ao máximo as oportunidades que você identificou no mercado. Só
depois pode se dar ao luxo de prestar atenção a outros problemas e
áreas. Certifique-se de abordar cada uma das seguintes etapas em sua
análise:
1. Elimine possíveis pontos fracos da empresa identificados em
áreas nas quais você enfrenta ameaças graves de seus concorrentes e
tendências desfavoráveis em um ambiente de negócios dinâmico;
2. Capitalize as oportunidades descobertas onde sua empresa tem
pontos fortes significativos;
3. Corrija possíveis pontos fracos identificados em áreas que
contêm oportunidades potenciais;
4. Monitore as áreas nas quais você identificou pontos fortes
para não ser surpreendido no futuro por possíveis riscos latentes.
A mudança é a única constante em qualquer negócio, setor, mercado...
Mudança constante significa que a análise SWOT não pode ser feita uma
única vez; é preciso rever a matriz regularmente à medida que seus
concorrentes crescem e o ambiente à sua volta muda. A análise SWOT é uma
ferramenta extremamente útil e deve ser utilizada continuamente com o
objetivo de clarear o caminho a ser seguido e o que deve ser feito. A
estratégia SWOT resume-se em eliminar os pontos fracos em áreas onde
existem riscos e fortalecer os pontos fortes em áreas onde se
identificam oportunidades.
5. Metas e Objetivos
Muito se confunde a respeito destes dois conceitos quando se faz um
planejamento estratégico do negócio. A diferença entre Meta e Objetivo,
no entanto, é bastante clara como será apresentada a seguir.
Quem precisa de metas afinal? Por que ter metas?
Poderíamos responder a estas perguntas apenas com uma frase clássica:
se não sei onde quero chegar, qualquer caminho é um caminho válido. É
isso mesmo. Quando não se tem uma definição clara das metas de um
negócio tanto a longo como a curto prazo, de nada adianta fazer-se um
planejamento estratégico, por mais completo que seja, pois qualquer
caminho é idêntico.
Então, a principal razão de se escrever as metas e objetivos do
negócio é procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a
empresa esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão.
A principal diferença entre metas e objetivos é que a meta indica
intenções gerais da empresa e o caminho básico para chegar ao destino
que você deseja. Já os objetivos são as ações específicas mensuráveis
que constituem os passos para se atingir a meta.
Quando todas as suas metas são alcançadas a missão da empresa está
atendida. Então se uma meta de uma empresa de brinquedos é ter
brinquedos prontos para o natal, seus objetivos são uma lista de tarefas
que devem ser realizadas em primeiro lugar, tais como: embalagem,
design, propaganda, distribuição, e a manufatura. E esses objetivos
devem ser definidos de forma quantitativa, ou seja, devem ser objetivos
específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes, e com horizonte de
tempo bem definidos.
Enquanto a missão da empresa descreve o que ela é, as suas metas são
a forma de conduzi-la em direção à sua visão. A seguir, algumas
características ou atributos que podem estar presentes nas metas de
algumas empresas:
- Objetivos financeiros;
- Contribuição para o lucro ou produtividade e provê retorno sobre o
investimento;
- São mensuráveis e específicas;
- Estão atreladas à missão e visão da empresa;
- Focam resultados;
- São desafiantes, porém realistas;
- São controláveis;
- Tem tempo limitado;
- São estratégicas;
- Foca no crescimento do negócio.
Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como tornar-se
líder de mercado ou fornecer alternativas de baixo custo. Exemplos de
metas financeiras são: atingir o ponto de equilíbrio em agosto de 2000
ou Obter o retorno sobre determinado investimento em 24 meses.
Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um
compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar
disposta a comprometer os recursos dinheiro e pessoas necessários para
alcançar os resultados almejados. As metas definidas para a empresa
devem ditar as opções de negócio, orientando o processo decisório em
toda a organização. As metas devem criar um elo indissolúvel entre as
ações da empresa e sua missão.
A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é tudo. É
preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de objetivos;
declarações operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito
para se alcançar a meta.
Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a
uma determinada meta; fornecem detalhes do que deve ser feito e quando.
Geralmente são associados a números e datas. Dessa forma, é fácil de se
determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados.
Fora do contexto de suas metas mais amplas, eles têm significado
restrito, sendo até bastante confusos.
Os objetivos devem ser SMART, ou seja:
A palavra objetivos refere-se a algo tangível. Idealmente, cada meta
deveria ter um ou mais objetivos que a suportam. Cada objetivo deveria
incluir o nome dos responsáveis pela tarefa e a data limite para o
cumprimento das mesmas. Então, a meta e os objetivos devem ser
considerados em conjunto para se ter clareza em seu entendimento.
Uma maneira fácil de diferenciar meta de objetivo é relacionar meta
com palavras (esboçando o quadro geral) e objetivo com números
(complementando-o com os detalhes específicos)!
Resumindo, tem-se que:
- Metas são resultados mais abrangentes que a empresa assume o
compromisso de alcançar;
- Objetivos são as etapas necessárias para se alcançar as metas;
A seguir, encontram-se algumas diretrizes que podem ser seguidas para
a definição de metas:
- Determine quem participará da definição de metas de sua empresa.
Como as metas são o centro do negócio da sua empresa, este grupo
deve incluir os responsáveis por todas as suas principais
atividades.
- Desenvolva um procedimento para monitorar as metas de sua empresa
regularmente, revisando e reformulando essas metas à medida que as
circunstâncias do negócio se modificarem;
- Crie metas individuais que esclareçam as atividades de sua empresa
sem restringir a flexibilidade e a criatividade;
- Certifique-se de que as metas de sua empresa, em conjunto,
constituem um projeto eficaz para alcançar suas abrangentes
intenções;
- As metas declaradas por sua empresa devem ter estreita ligação com a
missão da empresa;
- Use as metas para comunicar as intenções a todos, dentro e fora da
empresa.
Diretrizes para a definição de objetivos:
- Determine quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os
objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a
participação de todos os funcionários;
- Desenvolva um sistema para definição, revisão e administração dos
objetivos em toda a empresa;
- Certifique-se de que os objetivos podem ser alcançados e verificados
incluindo valores e datas quando conveniente;
- Crie objetivos de negócios claramente associados às metas mais
abrangentes da empresa;
- Garanta que os objetivos de sua empresa, em conjunto, propiciem o
uso eficiente de recursos dinheiro e pessoas em busca de intenções
mais abrangentes;
- Considere o uso de um método formal , como o gerenciamento por
objetivos, para envolver todos os funcionários de sua empresa no
processo contínuo de definição, revisão e cumprimento dos objetivos
de negócios.
A seguir, encontram-se alguns exemplos de metas de negócios e seus
objetivos específicos.
- Penetração de Mercado: a meta associada a esse exemplo ocorre quando
se deseja aumentar o market-share da empresa, ou seja, a
participação de mercado. Um exemplo hipotético para uma indústria de
sucos de laranja pode ser conquistar 25% do mercado de suco de
laranja, na região centro-oeste, até 2001. Para isso, a empresa
estabelece objetivos de desenvolver nova embalagem para o produto
até jan/2000, e ainda implantar sistema de distribuição
computadorizada em todas as regionais a cada 2 meses até jun/2000 e
ampliar capacidade produtiva da planta de Abaeté em 10% até jul/2000.
- Manutenção de Mercado: a meta associada a esse caso ocorre quando a
empresa está satisfeita com sua situação atual e a performance da
companhia. Um exemplo de meta seria manter a participação de mercado
nos níveis atuais (30%) para os próximos 2 anos. Objetivos
associados: Investir R$1milhão de reais até 2001 em treinamento e
reciclagem de mão-de-obra e Aumentar volume de vendas à taxa de
10%/ano para os próximos 2 anos. Note que manter mercado não
significa não crescer. Pelo contrário, dependendo do mercado onde a
empresa atua, a manutenção do market-share pode pedir um crescimento
expressivo do negócio.
- Expansão de Mercado: a meta associada a este exemplo é parecida com
o caso de penetração de mercado, só que aqui se foca um mercado novo
para o produto. Exemplo para uma empresa que atua só na região
sudeste: conquistar 40% do mercado do nordeste em 3 anos. Objetivos
associados: cadastrar 10 novas revendas a cada 6 meses até 2002 e
investir R$ 3milhões em publicidade na região nordeste até 2001 etc.
- Diversificação: ocorre quando a empresa move-se para um novo e
diferente mercado com novos produtos, devido a estagnação de seu
mercado atual ou ainda pelo fato de não haver mais possibilidades de
crescimento no mesmo.
- Utilização de capacidade: quando existe capacidade ociosa e se
deseja aumentar a força de vendas total em relação à força de vendas
parcial.
- Percentagem específica de lucros: quando existe a consideração de
sucesso do produto. Muitas firmas usam essa meta para o seu programa
de marketing. Quando um produto não atinge essa meta, ele passa a
deixar de ser rentável.
- Maximização do lucro: o foco da maximização é o valor da moeda ao
invés do valor representado pela porcentagem sobre vendas.
- Estabelecer produtividade e retorno sobre patrimônio: É outro tipo
de meta financeira e inclui a produtividade dos ativos e o retorno
sobre o patrimônio. Taxas elevadas sobre ativos, altos retornos
sobre ativos maximizam a produtividade dos ativos usados para gerar
vendas e retorno. Quanto mais altas as taxas, melhor o desempenho. O
retorno sobre o patrimônio é o fator-chave que os investidores
consideram ao analisar um investimento.
6. Formulação da Estratégia
Até aqui, você definiu a missão e visão do seu negócio e definiu
metas e objetivos visando atender sua missão em direção à visão
declarada.
Agora, é necessário definir-se um plano para se atingir as metas
estabelecidas, ou seja, a empresa precisa de uma formulação de
estratégias para serem implantadas. Embora muitos tipos de estratégias
estejam disponíveis, Michael Porter resumiu-as em três tipos genéricos
que fornecem um bom ponto de partida para o pensamento estratégico:
liderança total em custos, diferenciação e foco. Vejamos cada uma delas.
-
Liderança total em custos: Aqui, a empresa faz grande
esforço para reduzir ao máximo seus custos de produção e
distribuição, podendo, assim, oferecer preços menores que seus
concorrentes e obter maior participação de mercado.
-
Diferenciação: Neste caso, a empresa concentra esforços
para alcançar desempenho superior em uma determinada área de
benefício para o consumidor, valorizada por grande parte do mercado.
Pode esforçar-se para ser líder em serviços, em qualidade, em
estilo, em tecnologia etc., mas não é possível liderar em todas as
áreas.
-
Foco: A empresa aborda um ou mais segmentos de mercado
menores, em vez de ir atrás de um grande mercado. Ela deve conhecer
as necessidades desses segmentos e obter lideranças em custos ou
encontrar uma forma de diferenciação dentro desse segmento-alvo.
Conforme Porter, as empresas que adotam a mesma estratégia dirigida
ao mesmo mercado ou segmento de mercado-alvo formam um grupo
estratégico. Aquelas que aplicam melhor essa estratégia obtêm os maiores
lucros. Essas empresas podem ainda estabelecer alianças estratégicas a
fim de garantir sua fatia de mercado. Exemplos de alianças são:
- Alianças de produto/serviço, onde uma empresa licencia outra para a
produção de seu produto/serviço;
- Alianças promocionais, onde uma empresa concorda em promover um
produto/serviço de outra;
- Alianças logísticas, onde uma empresa oferece serviços de apoio
logístico ao produto de outra;
- Parcerias de preço, onde uma ou mais empresas adotam acordos de
preços.
Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, deve-se
adotar programas de apoio detalhados com responsáveis, áreas envolvidas,
recursos e prazos definidos.
Implementação
Uma estratégia clara e programas de apoio bem delineados podem ser
inúteis se a empresa falhar em sua implementação cuidadosa. De fato, a
estratégia é apenas um entre sete elementos, conforme a consultoria
McKinsey, que trabalha para as empresas mais bem administradas. O modelo
7-S da McKinsey para o sucesso
empresarial é composto por estratégia, estrutura, sistemas, e ainda,
estilo, pessoal, habilidades e valores compartilhados.
O estilo significa que os funcionários da empresa compartilham uma
forma comum de pensamento e comportamento. O pessoal significa que a
empresa contrata funcionários capacitados, bem treinados e que executam
bem suas tarefas. Habilidades significam que os funcionários estão
preparados para seguir as estratégias da empresa. Valores compartilhados
significam que os funcionários dividem os melhores valores e missões.
Quando esses elementos estão presentes, as empresas são, geralmente,
mais bem sucedidas na implementação da estratégia.
Feedback e Controle
À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os
resultados e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e
externo. Alguns ambientes mantêm-se estáveis de um ano para outro.
Outros se desenvolvem lentamente, de maneira previsível. Ainda outros
mudam rapidamente de maneira imprevisível. Não obstante, a empresa pode
esperar por uma coisa: o ambiente certamente mudará e, quando isso
ocorrer, será necessário rever sua implementação, programas, estratégias
ou até objetivos.