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Carro / Veículo - Vai passar por área alagada? Saiba o que fazer para não ter prejuízos 

Data: 06/02/2009

 
 

Durante o verão, as chuvas costumam ser muito intensas e provocar diversos pontos de alagamento. Se você estiver dirigindo e se deparar com uma poça d'água, tome muito cuidado, pois ela pode danificar o motor.

O que muitos motoristas não sabem é que, se a quantidade de água que eles atravessam com o automóvel for muito profunda, a água pode causar danos ao motor, ao catalisador, entre outros sistemas. "O prejuízo pode ser enorme", alerta o auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), José Palácio.

Segundo o auditor, o limite para o carro não afogar é passar com água até a metade da altura dos pneus. "Na dúvida, o melhor é buscar rota alternativa ou esperar a água baixar em local seguro", aconselha.

Problemas irreversíveis
De acordo com o especialista, os condutores tendem a desconhecer a localização do sistema de captação de ar e, por conta disso, arriscam passar pela água, provocando danos irreversíveis.

"A sucção de água para dentro do motor produz o chamado cálcio hidráulico. No lugar de ar, o cilindro 'aspira' água, que força o pistão a comprimir um volume superior ao especificado", explica.

Quando isso acontece, os problemas são sucessivos: pode haver o rompimento da correia dentada, empenamento de bielas e quebra do pistão e até do bloco do motor, por causa da pressão da água. "Isso sem contar que o motorista pode ainda perder o controle do veículo", acrescenta o auditor.

Cuidado durante a travessia
Se não tiver alternativa e precisar atravessar a poça d'água, Palacio adverte que nunca se deve mudar de marcha durante a travessia.

É importante medir a distância do alagamento, engatar a primeira e não tirar o pé do acelerador, pois o movimento do carro vai expelir a água, evitando que esta entre no veículo.

Se a água estiver na altura do escapamento e o motorista troca a marcha, tirando o pé do acelerador, ela invade a tubulação e o motor para de funcionar, ao mesmo tempo em que a água danifica o catalisador.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
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