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Plano de Negócios - Como funciona a Microsoft  

Data: 26/06/2007

 
 

Introdução


Foto cedida por MSN

A Microsoft é uma empresa de software. Ela ganha dinheiro vendendo softwares para uso em computadores.

Isso é um resumo preciso, porém não chega nem perto da história completa. Ele não conta que a Microsoft é um império de negócios sem igual, que seus produtos são usados em quase todos os computadores no planeta, ou ainda que o nível de seu poder e influência só tende a crescer. A Microsoft tem se tornado um símbolo de tudo o que é grande sobre a era da informação, assim como tudo o que não seja o máximo.

Ainda que você possa praguejar contra o "império do mal" quando seu sistema falha ou quando você gasta dinheiro em outra atualização, a Microsoft é inigualável quando se fala em fornecimento de informação tecnológica. Usando perspicácia, inovação, determinação ou uma mistura dessas qualidades, a Microsoft de Bill Gates tem definido como nós usamos os computadores desde o lançamento do primeiro PC IBM, lançado em 1981, com o Microsoft MS-DOS em suas entranhas.

A Microsoft rege o mundo, mas como ela faz isto? Neste artigo, veremos a história da Microsoft e descobriremos como ela compete no mercado. Também exploraremos como a cultura corporativa da Microsoft causa impacto nesse sucesso. Finalmente, veremos os produtos da Microsoft para descobrir como eles se beneficiam com as principais vantagens da empresa.

A ascensão da Microsoft


Foto cedida por MSN
Bill Gates
 
Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft em 1975, no clássico "começo na garagem". Eles fizeram parte do primeiro salto da computação pessoal com uma diferença. Enquanto os fundadores da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak, desenvolveram máquina e software (o código do computador que dá ao computador a capacidade de fazer com que as coisas aconteçam), a Microsoft apenas desenvolveu o software.

Outra diferença chave entre a Microsoft e outras empresas de computadores de "começo na garagem" é que nem Gates nem Allen tinham ilusões a respeito do mundo dos negócios. Muitos de seus amigos tinham hobbys e eram ligados ao "Clube do computador caseiro", que lembrava uma "seção rap" dos anos 1960, em vez de uma associação de negócios. Gates e Allen (junto com Steve Balmer) estavam dirigindo uma iniciativa comercial em um mercado competitivo. Se houvesse um produto competindo com o deles, só haveria duas escolhas: comprá-lo ou destruí-lo. Sua primeira conquista foi também a maior: DOS (Disk Operating System - Sistema operacional em disco).

Para encurtar uma longa história, a IBM construiu seu primeiro computador pessoal e precisava de um sistema operacional. A empresa entrou em contato com a Microsoft, achando que esta tinha um disponível. Porém a Microsoft não fazia sistemas operacionais - eles apenas criavam linguagens de computador. Bill Gates direcionou-os para o mercado de CPM, que era o principal sistema operacional na época. O choque cultural entre as mentalidades da IBM e o estilo desligado dos criadores do CPM ameaçava jogar os PCs da IBM no lixo da história até que a Microsoft veio para o resgate.

 


Atualmente, muitos laptops e PCs de mesa já vêm com Windows e outros softwares da Microsoft instalados

Naquilo que se tornaria uma grande estratégia da empresa, Gates e Balmer compraram um sistema operacional por US$ 50 mil, que licenciaram para a IBM por US$ 80 mil. Mesmo no começo dos anos 80, US$ 80 mil não era muito dinheiro. Mas no que pensava Gates? Ele se deu conta de que tinha que pensar no futuro. Como disse na entrevista que concedeu para a série da PBS, Triunfo dos nerds: "o importante para o nosso negócio foi que a IBM não tinha controle sobre nossa licença para outras pessoas".

A Microsoft percebeu que os PCs IBM criaram um mercado promissor para os computadores pessoais. Gates apostou que os ciclos de negócios iriam seguir o modelo do computador central e gerar clones. Desnecessário dizer, esses clones seriam obrigados a pagar para a Microsoft qualquer preço para usar o DOS, o que significava que a empresa era a guardiã para quem os fabricantes de PCs tinham que pagar para competir no mundo da computação pessoal.

E funcionou.

A partir desse momento, a Microsoft tornou-se necessária, bela, melhor e a preferida por todos. Foi simplesmente uma questão de encontrar novas maneiras de reproduzir o modelo de negócios e a receita gerada. A mudança do DOS para a interface gráfica de usuário (GUI) - foi a base para completar o ciclo do sistema operacional Windows.

A seguir, discutiremos como surgiu o Windows e como a Microsoft rompeu com a IBM.

Uma oportunidade GUI


Foto cedida por MSN
O revolucionário Macintosh da Apple chegou ao mercado em 1984 e foi o primeiro PC comercializado com sucesso a usar uma interface gráfica de usuário (GUI). Nós usamos GUIs para interagir com computadores e redes nos dias de hoje.

Bill Gates viu imediatamente que o Mac era igualmente um perigo e uma oportunidade. A GUI poderia popularizar a computação em um nível de mercado de massa maior do que o criado pelos PCs IBM e seus clones. Isso também representava uma oportunidade para ajudar a Microsoft a romper com seu atual oponente, a IBM, e assegurar sua supremacia nos anos que viriam.

IBM e Microsoft se envolveram em uma batalha a respeito do próximo sistema operacional para PCs. A IBM colaborou com a Microsoft no OS/2, um sucessor do DOS. A IBM necessitava de algo que os demais fabricantes de hardware não pudessem clonar. A Microsoft foi adiante até se tornar claro que as empresas tinham objetivos concorrentes: a Microsoft estava tentando tirar proveito da posição de mercado da IBM e a IBM tentava colocar o gênio do DOS novamente dentro da garrafa. Isto precipitou o rompimento e a Microsoft ficou sozinha.

Se a Microsoft podia criar seu próprio GUI para trabalhar sobre o DOS, então Bill Gates estava matando dois coelhos com uma cajadada só. De uma perspectiva empresarial, o impacto do Windows foi mais forte do que o impacto dos Macs na perspectiva dos usuários. Quase da noite para o dia, um chato e obsoleto PC poderia se tornar igual a um Mac, por um décimo do custo.

Bill Gates tinha se readaptado para redefinir o mercado de computadores, e bem na hora. Pouco antes do lançamento do Windows 95, uma companhia chamada Netscape veio a público. A Microsoft teve novamente de lidar com outra ameaça que se aproximava: a Internet. Como a Microsoft poderia lidar com uma rede global aberta, aparentemente movimentada por criadores altruístas empenhados em dar seus produtos?

A solução encontrada pela Microsoft era dar suas coisas também. A "guerra dos navegadores" não durou muito e foi particularmente unilateral, com o Internet Explorer triunfando no final sobre o Netscape.

Na próxima seção, veremos o que dá a Microsoft a decisiva vantagem em quase todos os esforços de negócio em que ela se mete.

A chave do sucesso da Microsoft

Em seu relatório anual de 2005, a Microsoft listou seus destaques financeiros. A guia "Investimentos à vista e a curto prazo" começou em 2005 realmente em sobressalto. É incrível como uma grande empresa tenha perto de R$ 81 bilhões em um banco. Esse dinheiro permite que a Microsoft seja adaptável. Enquanto a maioria das empresas dominantes economizam realmente para preservar o valioso território que controlam, a Microsoft faz o oposto. Ela pode mudar de foco em um instante. Igual a alguns tipos de superempresas mutantes, a Microsoft pode colocar para escanteio gigantes como a IBM e aplicar seus enormes recursos financeiros para sobrepujar pequenos rivais como a Netscape.
 
Destaques financeiros
(Em milhões de reais, exceto dados por ações)
Ano fiscal terminado em 30 de junho
2001
2002
2003
2004
2005
Receita
R$ 54.386
R$ 60.984
R$ 69.202
R$ 69.202
R$ 85.544
Receita operacional
R$ 25,198
R$ 17,785
R$ 20,521
R$ 16,423
R$ 31,306
Lucro antes da mudança contábil
R$ 16,600
R$ 11,513
R$ 16,192
R$ 17,562
R$ 26,346
Lucro líquido
R$ 15,794
R$ 11,513
R$ 16,192
R$ 17,562
R$ 26,346
Lucro diluído por ação antes da mudança contábil
R$ 1,484
R$ 1,032
R$ 1,484
R$ 1,612
R$ 2,408
Lucro diluído por ação
R$ 1,419
R$ 1,032
R$ 1,483
R$ 1,612
R$ 2,408
Dividendo em dinheiro declarado por ação
--
--
R$ 0,172
R$ 0,344
R$ 7,31
Investimentos à vista e de curto prazo
R$ 67,940
R$ 83,102
R$ 105,453
R$ 130,273
R$ 81.165
Ativos totais
R$ 126,485
R$ 150,306
R$ 175,724
R$ 202,891
R$ 152,252
Obrigações de longo prazo
R$ 4,917
R$ 5,852
R$ 6,119
R$ 9,834
R$ 12,519
Patrimônio líquido
R$ 101,671
R$ 117,910
R$ 139,561
R$ 160,874
R$ 103,447
Fonte: Relatório anual de 2005 Microsoft

Parte dessa inacreditável habilidade é a natureza da produção de software: ele não requer o esforço logístico de construir um avião ou um arranha-céu. Pessoas criam softwares escrevendo programas de computador. Você pode produzir um software desde que tenha capacidade e a idéia.

A Microsoft, ainda por cima, chegou lá antes de qualquer outro. Não foi apenas questão de "estar aqui e fazer isto", mas também tem a ver com posição de mercado e o dinheiro em mãos para explorar o mercado em proveito próprio.

Organização talvez seja o mais importante para o sucesso da Microsoft. Bill Gates jamais consolidou realmente a empresa depois da fase inicial. Em vez disso, ele procurou replicar os aspectos mais produtivos da primeira equipe da Microsoft. A Microsoft projetou suas equipes para trabalhar em excesso. Os gerentes de projetos calcularam o número dos membros da equipe necessários para cumprir uma tarefa e então reduziam isto. Isso resultou em uma equipe que luta imediatamente para se superar.

A Microsoft também toma grande cuidado para escolher as pessoas "certas". A tirada é que a Microsoft tem um critério muito específico sobre o que seus funcionários devem realizar, e eles desenvolveram um meio inovador de avaliar candidatos: eles lhes perguntam charadas. Uma empresa baseada na dominação pela improvisação e alta energia necessita de solucionadores de problemas de alta energia que não se importam de trabalhar 72 horas direto. Embora este tipo de funcionário pareça difícil de encontrar, de certo modo a Microsoft continua encontrando.

Todos os impérios falham em algum ponto e organizações atrofiam-se como músculos em idade avançada. Geralmente, o líder não está lá para ver ou não teria deixado as coisas chegarem a esse ponto. Provavelmente, Bill Gates não aposta nessa tendência, de modo que você pode contar que o reinado da Microsoft irá se estender por muitos anos.

Enquanto isso, veremos o que a Microsoft tem guardado para nós.

A Fundação Bill e Melinda Gates
O que Bill Gates faz com todo este dinheiro? Ele e sua esposa Melinda fundaram uma organização de caridade (em inglês) em 2000, dedicada a "promover maior igualdade global em saúde, educação, bibliotecas públicas e apoio para famílias em risco nos estados de Washington e Oregon". Recentemente os Gates contribuíram com US$ 260 milhões na luta contra a malária em países em desenvolvimento [ref (em inglês)].

Segmentos de produtos da Microsoft

Monopólio da Microsoft?
As táticas da Microsoft foram consideradas "anticompetitivas". Em 2000, uma corte federal ordenou que a Microsoft se dividisse, exatamente como a Standard Oil e "Ma Bell" antes disto. Este foi apenas um dos muitos casos antitruste ajuizados contra a Microsoft pela concorrência. Uma apelação ao tribunal derrubou o julgamento de 2000, e a esperança de que o poder federal possa equilibrar o campo de jogo mudou junto com isso.
Em seu relatório anual, a Microsoft se orgulha de suas "Unidades de negócios" ou "Segmentos de produtos", que representam suas principais linhas de produtos: cliente, servidor e ferramentas, trabalhadores de informação, soluções de negócios Microsoft, MSN, dispositivos móveis e incorporados e casa e entretenimento.

Abaixo como a Microsoft descreve esses segmentos a seus investidores.

    Cliente - o sistema operacional Microsoft Windows integra uma grande variedade de aplicações, serviços e hardware de maneira familiar, permitindo que pessoas e organizações usem a tecnologia com facilidade e segurança.

    Servidor e ferramentas - desenvolve e comercializa produtos do sistema servidor Windows, incluindo os sistemas operacionais Windows.

    Trabalhadores de informação - o segmento é responsável por desenvolver e entregar soluções de software que permitam que as organizações atendam a seus principais objetivos para autorizar seu pessoal a transformar informação em resultados.

     


    Foto cedida por MSN
    Algumas das soluções para casa e empresas
    oferecidas pela Microsoft

     

    Soluções de negócios Microsoft - este segmento é responsável por desenvolver e comercializar ofertas para gerenciamento financeiro, relações com clientes e funções de gerenciamento da cadeia de suprimento para pequenas e médias empresas, grandes organizações e divisões de empresas globais.

    MSN - é responsável por entregar serviços online que procuram facilitar a vida dos usuários, levando-os para perto das pessoas e informações que mais lhes interessam.

    Dispositivos móveis e incorporados - é responsável por desenvolver e comercializar produtos que estendam as vantagens da plataforma Windows a muitos tipos de dispositivos, incluindo dispositivos móveis que incorporam voz, gerenciamento de informação pessoal, capacidades de mídia e uma grande variedade de outros dispositivos projetados para aprimorar a vida pessoal e das empresas.

    Casa e entretenimento - responsável pelo desenvolvimento, produção, e marketing para sistemas de videogame Xbox, incluindo hardware, jogos de terceiros, jogos publicados sob a marca Microsoft, operações Xbox e Xbox Live, marketing, pesquisa, vendas e suporte. O segmento também lidera os esforços de desenvolvimento para nossa linha de produtos Divisão de produtos para a casa (HPD). Além disso, realiza todas as vendas de varejo e marketing para o Office da Microsoft (pelo que recebe uma comissão intersegmento), o sistema operacional Windows, Xbox, jogos para PC e produtos HPD. Também é responsável pelo desenvolvimento, vendas e posicionamento da plataforma de produtos de TV da Microsoft para a indústria da televisão interativa.

    Fonte: Relatório Anual 2005 da Microsoft, descrição de negócios, página 2: Segmentos de Produto

Antes de interpretar o que estes segmentos significam, vamos ver a receita da Microsoft em 2005:

Cliente R$ 26,29 bilhões
Servidor e ferramentas R$ 26,29 bilhões
Trabalhadores de informação R$ 26,29 bilhões
Soluções MS para empresas R$ 1.726 milhões
MSN R$ 4,945 bilhões
Celulares e dispositivos R$ 724,55 milhões
Casa e entretenimento R$ 6,88 bilhões
Fonte: Relatório anual de 2005 Microsoft

A Microsoft percorreu um longo caminho desde o DOS até o Windows (parte do segmento de Soluções MS para empresas), que ainda é seu maior vendedor. De fato, o Windows dá à Microsoft uma margem em quase todos os outros segmentos, com uma exceção chave: Xbox. Videogames parecem ter uma mentalidade própria, até em nível corporativo.

Devido ao fato do Windows estar na maioria dos PCs de uma forma ou de outra, a Microsoft tem uma vantagem quando procura um mercado para novos produtos. Seja parte de uma atualização ou publicação em uma homepage de Internet Explorer, o novo produto da Microsoft irá provavelmente encontrar esta forma para você antes de você ouvir a respeito de seu concorrente.



 
Referência: hsw.com.br (HowStuffWorks Brasil)
Autor: John Postley
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