Introdução
Foto cedida por MSN
|
A Microsoft é uma empresa de software. Ela ganha dinheiro vendendo softwares
para uso em computadores.
Isso é um resumo preciso, porém não chega nem perto da história completa. Ele
não conta que a Microsoft é um império de negócios sem igual, que seus produtos
são usados em quase todos os computadores no planeta, ou ainda que o nível de
seu poder e influência só tende a crescer. A Microsoft tem se tornado um símbolo
de tudo o que é grande sobre a era da informação, assim como tudo o que não seja
o máximo.
Ainda que você possa praguejar contra o "império do mal" quando seu sistema
falha ou quando você gasta dinheiro em outra atualização, a Microsoft é
inigualável quando se fala em fornecimento de informação tecnológica. Usando
perspicácia, inovação, determinação ou uma mistura dessas qualidades, a
Microsoft de Bill Gates tem definido como nós usamos os computadores desde o
lançamento do primeiro PC IBM, lançado em 1981, com o Microsoft MS-DOS em
suas entranhas.
A Microsoft rege o mundo, mas como ela faz isto? Neste artigo, veremos a
história da Microsoft e descobriremos como ela compete no mercado. Também
exploraremos como a cultura corporativa da Microsoft causa impacto nesse
sucesso. Finalmente, veremos os produtos da Microsoft para descobrir como eles
se beneficiam com as principais vantagens da empresa.
A ascensão da Microsoft
Foto cedida por MSN
Bill Gates
|
Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft em 1975, no clássico "começo na
garagem". Eles fizeram parte do primeiro salto da computação pessoal com uma
diferença. Enquanto os fundadores da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak,
desenvolveram máquina e software (o código do computador que dá ao computador a
capacidade de fazer com que as coisas aconteçam), a Microsoft apenas desenvolveu
o software.
Outra diferença chave entre a Microsoft e outras empresas de computadores de
"começo na garagem" é que nem Gates nem Allen tinham ilusões a respeito do mundo
dos negócios. Muitos de seus amigos tinham hobbys e eram ligados ao "Clube do
computador caseiro", que lembrava uma "seção rap" dos anos 1960, em vez de uma
associação de negócios. Gates e Allen (junto com Steve Balmer) estavam dirigindo
uma iniciativa comercial em um mercado competitivo. Se houvesse um produto
competindo com o deles, só haveria duas escolhas: comprá-lo ou destruí-lo. Sua
primeira conquista foi também a maior: DOS (Disk Operating System -
Sistema operacional em disco).
Para encurtar uma longa história, a IBM construiu seu primeiro computador
pessoal e precisava de um sistema operacional. A empresa entrou em contato com a
Microsoft, achando que esta tinha um disponível. Porém a Microsoft não fazia
sistemas operacionais - eles apenas criavam linguagens de computador. Bill Gates
direcionou-os para o mercado de CPM, que era o principal sistema operacional na
época. O choque cultural entre as mentalidades da IBM e o estilo desligado dos
criadores do CPM ameaçava jogar os PCs da IBM no lixo da história até que a
Microsoft veio para o resgate.
Atualmente, muitos
laptops e PCs de mesa já vêm com Windows e outros softwares da Microsoft
instalados |
Naquilo que se tornaria uma grande estratégia da empresa, Gates e Balmer
compraram um sistema operacional por US$ 50 mil, que licenciaram para a IBM por
US$ 80 mil. Mesmo no começo dos anos 80, US$ 80 mil não era muito dinheiro. Mas
no que pensava Gates? Ele se deu conta de que tinha que pensar no futuro. Como
disse na entrevista que concedeu para a série da PBS, Triunfo dos nerds: "o
importante para o nosso negócio foi que a IBM não tinha controle sobre nossa
licença para outras pessoas".
A Microsoft percebeu que os PCs IBM criaram um mercado promissor para os
computadores pessoais. Gates apostou que os ciclos de negócios iriam seguir o
modelo do computador central e gerar clones. Desnecessário dizer, esses clones
seriam obrigados a pagar para a Microsoft qualquer preço para usar o DOS, o que
significava que a empresa era a guardiã para quem os fabricantes de PCs tinham
que pagar para competir no mundo da computação pessoal.
E funcionou.
A partir desse momento, a Microsoft tornou-se necessária, bela, melhor e a
preferida por todos. Foi simplesmente uma questão de encontrar novas maneiras de
reproduzir o modelo de negócios e a receita gerada. A mudança do DOS para a
interface gráfica de usuário (GUI) - foi a base para completar o ciclo do
sistema operacional Windows.
A seguir, discutiremos como surgiu o Windows e como a Microsoft rompeu com a
IBM.
Uma oportunidade GUI
Foto cedida por MSN
|
O revolucionário Macintosh da Apple chegou ao mercado em 1984 e foi o primeiro
PC comercializado com sucesso a usar uma interface gráfica de usuário (GUI).
Nós usamos GUIs para interagir com computadores e redes nos dias de hoje.
Bill Gates viu imediatamente que o Mac era igualmente um perigo e uma
oportunidade. A GUI poderia popularizar a computação em um nível de mercado de
massa maior do que o criado pelos PCs IBM e seus clones. Isso também
representava uma oportunidade para ajudar a Microsoft a romper com seu atual
oponente, a IBM, e assegurar sua supremacia nos anos que viriam.
IBM e Microsoft se envolveram em uma batalha a respeito do próximo sistema
operacional para PCs. A IBM colaborou com a Microsoft no OS/2, um sucessor do
DOS. A IBM necessitava de algo que os demais fabricantes de hardware não
pudessem clonar. A Microsoft foi adiante até se tornar claro que as empresas
tinham objetivos concorrentes: a Microsoft estava tentando tirar proveito da
posição de mercado da IBM e a IBM tentava colocar o gênio do DOS novamente
dentro da garrafa. Isto precipitou o rompimento e a Microsoft ficou sozinha.
Se a Microsoft podia criar seu próprio GUI para trabalhar sobre o DOS, então
Bill Gates estava matando dois coelhos com uma cajadada só. De uma perspectiva
empresarial, o impacto do Windows foi mais forte do que o impacto dos Macs na
perspectiva dos usuários. Quase da noite para o dia, um chato e obsoleto PC
poderia se tornar igual a um Mac, por um décimo do custo.
Bill Gates tinha se readaptado para redefinir o mercado de computadores, e
bem na hora. Pouco antes do lançamento do Windows 95, uma companhia chamada
Netscape veio a público. A Microsoft teve novamente de lidar com outra ameaça
que se aproximava: a Internet. Como a Microsoft poderia lidar com uma rede
global aberta, aparentemente movimentada por criadores altruístas empenhados em
dar seus produtos?
A solução encontrada pela Microsoft era dar suas coisas também. A "guerra dos
navegadores" não durou muito e foi particularmente unilateral, com o Internet
Explorer triunfando no final sobre o Netscape.
Na próxima seção, veremos o que dá a Microsoft a decisiva vantagem em quase
todos os esforços de negócio em que ela se mete.
A chave do sucesso da Microsoft
Em seu relatório anual de 2005, a Microsoft listou seus destaques financeiros. A
guia "Investimentos à vista e a curto prazo" começou em 2005 realmente em
sobressalto. É incrível como uma grande empresa tenha perto de R$ 81 bilhões em
um banco. Esse dinheiro permite que a Microsoft seja adaptável. Enquanto a
maioria das empresas dominantes economizam realmente para preservar o valioso
território que controlam, a Microsoft faz o oposto. Ela pode mudar de foco em um
instante. Igual a alguns tipos de superempresas mutantes, a Microsoft pode
colocar para escanteio gigantes como a IBM e aplicar seus enormes recursos
financeiros para sobrepujar pequenos rivais como a Netscape.
Destaques financeiros |
(Em milhões de reais, exceto dados por ações) |
Ano fiscal terminado em 30 de junho |
2001 |
2002 |
2003 |
2004 |
2005 |
Receita |
R$ 54.386 |
R$ 60.984 |
R$ 69.202 |
R$ 69.202 |
R$ 85.544 |
Receita operacional |
R$ 25,198 |
R$ 17,785 |
R$ 20,521 |
R$ 16,423 |
R$ 31,306 |
Lucro antes da mudança contábil |
R$ 16,600 |
R$ 11,513 |
R$ 16,192 |
R$ 17,562 |
R$ 26,346 |
Lucro líquido |
R$ 15,794 |
R$ 11,513 |
R$ 16,192 |
R$ 17,562 |
R$ 26,346 |
Lucro diluído por ação antes da mudança contábil |
R$ 1,484 |
R$ 1,032 |
R$ 1,484 |
R$ 1,612 |
R$ 2,408 |
Lucro diluído por ação |
R$ 1,419 |
R$ 1,032 |
R$ 1,483 |
R$ 1,612 |
R$ 2,408 |
Dividendo em dinheiro declarado por ação |
-- |
-- |
R$ 0,172 |
R$ 0,344 |
R$ 7,31 |
Investimentos à vista e de curto prazo |
R$ 67,940 |
R$ 83,102 |
R$ 105,453 |
R$ 130,273 |
R$ 81.165 |
Ativos totais |
R$ 126,485 |
R$ 150,306 |
R$ 175,724 |
R$ 202,891 |
R$ 152,252 |
Obrigações de longo prazo |
R$ 4,917 |
R$ 5,852 |
R$ 6,119 |
R$ 9,834 |
R$ 12,519 |
Patrimônio líquido |
R$ 101,671 |
R$ 117,910 |
R$ 139,561 |
R$ 160,874 |
R$ 103,447 |
Fonte: Relatório anual de 2005 Microsoft |
Parte dessa inacreditável habilidade é a natureza da produção de software:
ele não requer o esforço logístico de construir um avião ou um arranha-céu.
Pessoas criam softwares escrevendo programas de computador. Você pode produzir
um software desde que tenha capacidade e a idéia.
A Microsoft, ainda por cima, chegou lá antes de qualquer outro. Não foi
apenas questão de "estar aqui e fazer isto", mas também tem a ver com posição de
mercado e o dinheiro em mãos para explorar o mercado em proveito próprio.
Organização talvez seja o mais importante para o sucesso da Microsoft. Bill
Gates jamais consolidou realmente a empresa depois da fase inicial. Em vez
disso, ele procurou replicar os aspectos mais produtivos da primeira equipe da
Microsoft. A Microsoft projetou suas equipes para trabalhar em excesso. Os
gerentes de projetos calcularam o número dos membros da equipe necessários para
cumprir uma tarefa e então reduziam isto. Isso resultou em uma equipe que luta
imediatamente para se superar.
A Microsoft também toma grande cuidado para escolher as pessoas "certas". A
tirada é que a Microsoft tem um critério muito específico sobre o que seus
funcionários devem realizar, e eles desenvolveram um meio inovador de avaliar
candidatos: eles lhes perguntam charadas. Uma empresa baseada na dominação pela
improvisação e alta energia necessita de solucionadores de problemas de alta
energia que não se importam de trabalhar 72 horas direto. Embora este tipo de
funcionário pareça difícil de encontrar, de certo modo a Microsoft continua
encontrando.
Todos os impérios falham em algum ponto e organizações atrofiam-se como
músculos em idade avançada. Geralmente, o líder não está lá para ver ou não
teria deixado as coisas chegarem a esse ponto. Provavelmente, Bill Gates não
aposta nessa tendência, de modo que você pode contar que o reinado da Microsoft
irá se estender por muitos anos.
Enquanto isso, veremos o que a Microsoft tem guardado para nós.
A Fundação Bill e Melinda Gates
O que Bill Gates faz com todo este dinheiro? Ele e sua esposa Melinda
fundaram uma organização de caridade (em inglês) em 2000, dedicada a
"promover maior igualdade global em saúde, educação, bibliotecas
públicas e apoio para famílias em risco nos estados de Washington e
Oregon". Recentemente os Gates contribuíram com US$ 260 milhões na luta
contra a malária em países em desenvolvimento [ref (em inglês)]. |
Segmentos de produtos da Microsoft
Monopólio da Microsoft?
As táticas da Microsoft foram consideradas "anticompetitivas". Em 2000,
uma corte federal ordenou que a Microsoft se dividisse, exatamente como
a Standard Oil e "Ma Bell" antes disto. Este foi apenas um dos muitos
casos antitruste ajuizados contra a Microsoft pela concorrência. Uma
apelação ao tribunal derrubou o julgamento de 2000, e a esperança de que
o poder federal possa equilibrar o campo de jogo mudou junto com isso.
|
Em seu relatório anual, a Microsoft se orgulha de suas "Unidades de negócios" ou
"Segmentos de produtos", que representam suas principais linhas de produtos:
cliente, servidor e ferramentas, trabalhadores de informação, soluções de
negócios Microsoft, MSN, dispositivos móveis e incorporados e casa e
entretenimento.
Abaixo como a Microsoft descreve esses segmentos a seus investidores.
Cliente - o sistema operacional Microsoft Windows integra uma grande
variedade de aplicações, serviços e hardware de maneira familiar, permitindo
que pessoas e organizações usem a tecnologia com facilidade e segurança.
Servidor e ferramentas - desenvolve e comercializa produtos do
sistema servidor Windows, incluindo os sistemas operacionais Windows.
Trabalhadores de informação - o segmento é responsável por
desenvolver e entregar soluções de software que permitam que as organizações
atendam a seus principais objetivos para autorizar seu pessoal a transformar
informação em resultados.
Foto cedida por MSN
Algumas das soluções para casa e empresas
oferecidas pela Microsoft
|
Soluções de negócios Microsoft - este segmento é responsável por
desenvolver e comercializar ofertas para gerenciamento financeiro, relações
com clientes e funções de gerenciamento da cadeia de suprimento para
pequenas e médias empresas, grandes organizações e divisões de empresas
globais.
MSN - é responsável por entregar serviços online que procuram
facilitar a vida dos usuários, levando-os para perto das pessoas e
informações que mais lhes interessam.
Dispositivos móveis e incorporados - é responsável por desenvolver
e comercializar produtos que estendam as vantagens da plataforma Windows a
muitos tipos de dispositivos, incluindo dispositivos móveis que incorporam
voz, gerenciamento de informação pessoal, capacidades de mídia e uma grande
variedade de outros dispositivos projetados para aprimorar a vida pessoal e
das empresas.
Casa e entretenimento - responsável pelo desenvolvimento,
produção, e marketing para sistemas de videogame Xbox, incluindo hardware,
jogos de terceiros, jogos publicados sob a marca Microsoft, operações Xbox e
Xbox Live, marketing, pesquisa, vendas e suporte. O segmento também lidera
os esforços de desenvolvimento para nossa linha de produtos Divisão de
produtos para a casa (HPD). Além disso, realiza todas as vendas de varejo e
marketing para o Office da Microsoft (pelo que recebe uma comissão
intersegmento), o sistema operacional Windows, Xbox, jogos para PC e
produtos HPD. Também é responsável pelo desenvolvimento, vendas e
posicionamento da plataforma de produtos de TV da Microsoft para a indústria
da televisão interativa.
Fonte: Relatório Anual 2005 da Microsoft, descrição de negócios,
página 2: Segmentos de Produto
Antes de interpretar o que estes segmentos significam, vamos ver a receita da
Microsoft em 2005:
Cliente |
R$ 26,29 bilhões |
Servidor e ferramentas |
R$ 26,29 bilhões |
Trabalhadores de informação |
R$ 26,29 bilhões |
Soluções MS para empresas |
R$ 1.726 milhões |
MSN |
R$ 4,945 bilhões |
Celulares e dispositivos |
R$ 724,55 milhões |
Casa e entretenimento |
R$ 6,88 bilhões |
Fonte: Relatório anual de 2005 Microsoft |
A Microsoft percorreu um longo caminho desde o DOS até o Windows (parte do
segmento de Soluções MS para empresas), que ainda é seu maior vendedor. De fato,
o Windows dá à Microsoft uma margem em quase todos os outros segmentos, com uma
exceção chave: Xbox. Videogames parecem ter uma mentalidade própria, até em
nível corporativo.
Devido ao fato do Windows estar na maioria dos PCs de uma forma ou de outra,
a Microsoft tem uma vantagem quando procura um mercado para novos produtos. Seja
parte de uma atualização ou publicação em uma homepage de Internet Explorer, o
novo produto da Microsoft irá provavelmente encontrar esta forma para você antes
de você ouvir a respeito de seu concorrente.