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Carro / Veículo - Oficina: dicas para fugir de golpes de mecânicos mal-intencionados 

Data: 30/05/2007

 
 

Muita gente sente uma certa insegurança ao levar o carro a uma oficina mecânica e ouvir que é preciso trocar peças, repor líquidos ou fazer algum outro procedimento. Como saber se é golpe ou não?

Apesar de os profissionais mal-intencionados não serem maioria, a preocupação é comum e, inclusive, positiva para o motorista. Afinal, ser enganado pode, além de prejudicar financeiramente com gastos desnecessários, comprometer a segurança, caso algum serviço seja mal-feito.

Estabelecimento de confiança
Por isso, todo cuidado é válido. A primeira recomendação é procurar sempre uma oficina de confiança, cujo serviço o dono do veículo já conhece. As indicadas pela montadora ou por amigos também são uma boa opção.

Enquanto o funcionário do local escolhido estiver fazendo o check up, ficar por perto é uma forma de acompanhar o processo e entender melhor quais foram os problemas encontrados, além de inibir fraudes.

Não às "gambiarras"
Outra dica é opor-se a "gambiarras" que venham a ser propostas. Se, por um lado, proporcionam economia para o dono do carro, por outro podem não resolver o problema e, pior, aprofundá-lo e até danificar outras partes do veículo. É o caso do barato que sai caro.

Quando for necessário trocar peças, fique atento. Prefira as originais que, apesar de mais caras que as recondicionadas, são mais confiáveis. De qualquer maneira, as peças retiradas devem ser devolvidas ao proprietário juntamente com a garantia das novas.

Check out
Quando for buscar o seu carro, o cliente deve checar se o serviço está completo e bem-feito. Caso o conserto tenha sido na funilaria, cada detalhe deve ser verificado; se o problema for mecânico, dar uma volta pelas ruas da redondeza para testar é uma boa idéia.

Caso não tenha ficado satisfeito com o serviço, o dono não deve retirar seu veículo, deixando muito claro o porquê da sua decisão, de preferência por escrito. Se a oficina se recusar a refazer o serviço ou a assumir um erro, um boletim de ocorrência deve ser feito em uma delegacia.

Os órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon, auxiliam o consumidor nestes casos. O serviço tem garantia mínima de 90 dias assegurada por Lei. A exigência da nota fiscal, se possível com informações do orçamento e todos os dados do veículo, é essencial para que esse direito seja reclamado.

Manutenção preventiva
Para evitar ser pego de surpresa por uma emergência e ter de deixar o carro em uma oficina que não conhece, sem ter tempo de ficar por perto, a dica é fazer a manutenção preventiva, ou seja, fazer revisões regularmente e ficar atento às recomendações do manual do proprietário.

Adicionalmente, deve-se evitar os maus hábitos do dia-a-dia, que podem acelerar o processo de desgaste das partes do carro.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :