Muitas empresas já passaram por grandes dificuldades e até mesmo "fecharam as
portas" por não saberem lidar com determinados momentos de crise. E isso, por
sua vez, ocorreu porque parte dessas organizações deixaram de lado um fator
indispensável à sobrevivência no mundo corporativo: a existência de uma
comunicação interna clara e acessível aos colaboradores.
Hoje, comunicar bem se tornou um dos fatores indispensáveis para quem deseja
manter-se competitivo e acompanhar os constantes processos de mudanças. Dentre
as alternativas de comunicação corporativa, apesar dos avanços tecnológicos, uma
continua sendo utilizada e dificilmente será deixada de lado - a comunicação
"face a face", onde as pessoas reforçam a chance de proximidade, de integração.
Confira logo abaixo, algumas considerações que certamente fortalecerão a
comunicação interna na sua empresa.
Presença da liderança
1 - A participação dos líderes é indispensável na
comunicação face a face. Afinal, são eles que estão constantemente com as
equipes e têm a oportunidade de conhecer a personalidade, as competências e o
potencial de cada profissional.
2 - É fundamental contar com a colaboração dos líderes nesse
processo. A presença do líder na comunicação "face a face" dá mais credibilidade
à informação repassada aos colaboradores, além de ser uma forma de valorizar o
funcionário uma vez que ele está diante do porta-voz oficial da empresa.
3 - Através do líder, a possibilidade de surgirem rumores ou
boatos que prejudiquem a organização diminui, já que os colaboradores tomam
conhecimento das "novidades", através de uma fonte confiável e que representa a
empresa.
Na prática
1 - A comunicação "face a face" é viável para todo tipo de
organização, pois é rápida, eficaz e barata, já que não exige investimento como
outros canais que disseminam informações. Pode ser realizada em grupo ou com
apenas um profissional, quando a situação exigir.
2 - Para incorporar a "face a face" adquira o hábito de
promover reuniões periódicas entre líderes e liderados, com tempo de duração
determinado. Em 15 minutos, é possível realizar um processo eficaz.
3 - Nos encontros, onde serão repassadas informações aos
colaboradores é preciso que alguém conduza o processo e a pessoa mais indicada a
exercer esse papel é o líder.
4 - Prepare um roteiro antecipadamente. Para que a comunicação seja eficaz, o
líder deve conhecer o assunto que será apresentado. Isso permite agilidade e
torna o contato mais estimulante.
5 - Saber escutar é tão relevante quanto o ato de falar. Por
isso, reserve alguns minutos para que os participantes tenham a chance de
apresentarem dúvidas, sugestões e críticas.
6 - Se no momento do encontro não for possível dar um
feedback ao grupo, em relação a determinada questão, assegure que isso
ocorrerá na próxima oportunidade.
7 - Mesmo que um encontro seja aparentemente "rápido", é
possível que o gestor identifique a visão dos profissionais em relação às
práticas adotadas pela empresa.
Relacionamento interpessoal
1 - Dentre as vantagens da comunicação "face a face" está a
oportunidade de estreitar a distância entre as pessoas e de se fortalecer o
relacionamento interpessoal.
2 - Uma vez estimulado o relacionamento interpessoal,
consequentemente a capacidade de dar e receber feedback, de se criar
uma relação de confiança entre as pessoas tende a aumentar.
3 - O relacionamento interpessoal possibilita ainda que as
pessoas pratiquem o discurso e tenham coerência na apresentação das suas ideias
e sugestões ligadas ao dia-a-dia corporativo.
O comportamental
Existe um velho ditado que diz: "O que os olhos não vêem, o coração não
sente". Essa "afirmação" é extremamente válida no meio corporativo. A
comunicação "face a face" permite que:
1 - Seja observado o clima organizacional.
2 - A presença ou não do espírito de equipe ou de
camaradagem entre os profissionais.
3 - O grau de integração entre os membros de uma equipe.
4 - A existências de conflitos.
5 - Identificação de determinados comportamentos como, por
exemplo: assertividade, criatividade, tendência à liderança, flexibilidade,
resistência a mudanças, entre outros.