As férias já chegaram, e você está pensando em instalar no carro um sistema
de pedágio automático para não pegar as filas na estrada e passar direto pela
cancela. Porém, o serviço pode não compensar para todos e é preciso saber se
esse é o seu caso.
Atualmente, é possível ter a passagem livre com o Sem Parar, Via Fácil ou Onda
Livre, todos administrados pelo Grupo STP. O sistema está disponível em 450
pistas de pedágio dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná
e Rio Grande do Sul, além de estacionamentos de shoppings.
Para ter o serviço, além de pagar uma taxa de adesão, de R$ 56,28, é necessário
arcar com a mensalidade (R$ 10,04) e os valores do pedágio, ou até com taxas
para substituir o veículo cadastrado (R$ 33), no caso de troca pelo
proprietário. Por isso, é necessário verificar se vale a pena arcar com esses
custos para não parar no pedágio e não ter de viajar com o dinheiro trocado.
Defeitos e acidentes
Para entidade de defesa do consumidor Pro Teste, as taxas cobradas são abusivas
e o contrato feito pela empresa com os clientes também é abusivo. Um dos
problemas seria o fato de que, em caso de defeito no sistema eletrônico, o
consumidor teria de comprovar que não causou a pane; caso contrário, deverá
pagar uma taxa de R$ 33.
No caso de colisão contra a cancela ou instalações do pedágio, por falha de
comunicação ou de sistema, alerta a entidade, a responsabilidade poderá ser
atribuída ao consumidor, se este não frear à menor falha detectada. Para a Pro
Teste, se há uma falha no sistema, a responsabilidade é da empresa e não do
usuário.
Mas, segundo o Grupo STP, o contrato está de acordo com as determinações do
Código de Defesa do Consumidor. A empresa salienta ainda que, como todo produto
tecnológico, o consumidor precisa utilizá-lo de acordo com as instruções do
manual.
"No caso do serviço de pedágio eletrônico, por exemplo, o funcionamento correto
do sistema depende de manter o tag afixado no parabrisa do veículo e trafegar
com a velocidade dentro dos limites estabelecidos. Por tratar-se de um processo
totalmente automatizado, o sistema registra todas as ocorrências durante sua
utilização, portanto, não há necessidade de que o consumidor comprove qualquer
coisa. Sempre que o consumidor alegar mau funcionamento do aparelho, ele é
substituído sem custo", informou a empresa em um comunicado enviado à InfoMoney.