A instabilidade econômica de 2009 fez com que muitos CIOs (Chief Information
Officer) revissem a maneira que realizavam as atividades, reduzissem
investimentos e demitissem funcionários.
Após esse cenário, porém, as empresas começaram planos para 2010. De acordo
com o sócio-diretor da TGT Consult, Pedro Bicudo, o momento é ideal para que o
setor de tecnologia esteja apoiado em uma boa estratégia, que será importante
para os negócios.
Bicudo ainda alerta que a área de TI (Tecnologia da Informação) terá de se
posicionar de maneira mais eficaz. "Somente com bom planejamento e uma clara
demonstração de resultados é que o setor poderá reduzir a distância entre TI e
Negócios", diz o sócio-diretor.
Dicas
Confira abaixo algumas dicas para o
desenvolvimento de um plano estratégico para a área de TI:
- Documente seu plano: se não houver um registro, as
pessoas podem esquecer, perder o foco e não lembrar quais eram as metas a
serem cumpridas.
- Diferencie o estratégico do tático: o direcionamento
estratégico é aquele que dá uma visão a longo prazo. O tático é um plano de
execução de curto prazo.
- Os projetos devem ser controlados: o plano de 2010 deve
conter a lista de atividades "entregáveis", associadas a datas, para que
tudo possa ser controlado.
- Meça os projetos: defina eventos realizados, ou
entregas parciais, e associe essa entrega a um benefício. Assim poderá
controlar os benefícios atingidos.
- Apresente os objetivos: cada item do plano deve ter uma
razão, que deve ser escrita e mostrada. "O óbvio precisa ser dito e
repetido".
- Crie alternativas para possíveis problemas: devem haver
alternativas para itens do projeto, como no caso da verba ser cortada,
alguém ser demitido e etc.
- Seu plano deve ser acessível e de conhecimento da equipe:
compreensão e repetição são importantes para que a equipe
mantenha-se focada na execução. Quando todos sabem o que deve ser feito, as
decisões são mais "assertivas" e melhores.
Com planejamento e demonstração de resultados, a área poderá reduzir a
distância entre TI e Negócios. "Na prática, preparar um plano não é fácil.
Segui-lo é ainda mais complicado, por isso é necessário fazer um registro dessa
estratégia, para que todos os envolvidos possam se comprometer e levar o plano
adiante", afirma Bicudo.