Vendas - Fidelizar Clientes!
Cliente satisfeito é a alma de qualquer negócio de
sucesso!
O grande desafio de vendas é conquistar clientes
absolutamente fiéis. Entendo que o papel do vendedor
profissional é fundamental nesse processo e a cultura da empresa em
valorizar a área de vendas também é vital para que esse cliente seja seu segundo
vendedor.
O cliente satisfeito nem cobra comissão e te indica para
todo mundo. O maior engano das empresas é achar que o responsável por vendas são
os vendedores e o restante do pessoal não tem nenhuma obrigação.
Empresa que faz sucesso tem uma cultura onde todos são
vendedores na empresa, inclusive o porteiro.
Muitas empresas acreditam que fornecer produtos e serviços
continuamente melhorados, a preços competitivos, seja o suficiente. Não
é.
Tem que ter um pessoal comprometido com o
negócio, vibrante e tem sido um grande equívoco olhar o papel
do profissional de vendas somente como despesa.
O vendedor começa a vender bem e muito. O que algumas
empresas fazem? Cortam a comissão pela metade... O vendedor guerreiro
busca forças sobre esta desmotivação e continua produzindo e quando começa a
estourar novamente a empresa diminui sua região pela metade... Isso é
falta absoluta de critério.
Salvo situações especiais, não há bom senso.
O que existe nestes casos é uma gestão equivocada que acredita que o vendedor
está ganhando mais que o diretor.
Existe também a turma do contra dentro da empresa, pessoas
que não gostam do pessoal de vendas e marcam a vida do profissional da área com
perseguições que desestruturam a qualidade de vida dele e de seu trabalho e como
conseqüência desta falta de condições, não produza e seja trocado.
Parece até jogador de futebol, numa verdadeira fritura para
derrubar o técnico.
Como pode um ambiente assim buscar a excelência
e a fidelização de clientes? Como pode um ambiente desses
privilegiar um trabalho em equipe?
Para existir uma relação de verdade é preciso
comprometimento e responsabilidade das duas partes, empresa
e vendedor. Um não pode viver sem o outro e quando um achar que não
precisa mais do outro, normalmente o que se vê é o início da descida.
A base para essa fidelização e excelência é: Ter um bom
produto ou serviço, assistência e atendimento. Sem isso nenhum programa
irá funcionar.
Reunir informações sobre clientes não é tudo. A tecnologia é
simplesmente um instrumento para melhorar o relacionamento com clientes.
Uma boa dica é nunca perder de vista as atividades dos seus
concorrentes.
Reflexão: Quais são as oportunidades que você dispõe sobre
clientes? Pense assim mesmo se você trabalha dentro da fábrica! Lembre-se que
para fazer sucesso em vendas e em qualquer profissão é igual como a tudo na
vida, ou seja, ela vai dar a você o que você der a ela.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Referência:
administradores.com
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