As competências emocionais são mais valorizadas pelas empresas do que as
técnicas, segundo análise do especialista em treinamentos comportamentais e
projetos de recursos humanos, além de CEO da Thomas Brasil, Victor Martinez.
Segundo Martinez, um profissional pode ter inúmeras habilidades técnicas para
desenvolver suas tarefas, contudo, ainda assim, precisará das habilidades
comportamentais para fazê-las.
“Essa valorização do comportamento é recente. O mercado costumava valorizar
apenas as habilidades técnicas, e as pessoas eram contratadas exclusivamente de
acordo com a experiência profissional, formação acadêmica e cursos
extracurriculares (…) As habilidades comportamentais são fundamentais para que o
colaborador utilize seus conhecimentos técnicos da melhor maneira”, avalia o CEO
da Thomas Brasil.
Mas o que são competências comportamentais?
Ainda de acordo com Martinez, as competências comportamentais dizem respeito
à inteligência emocional, ou seja, o nível de equilíbrio e a capacidade de
identificar e lidar com as próprias emoções e atitudes.
Já as competências técnicas estão relacionadas à inteligência intelectual, em
outras palavras, com a quantidade de conhecimento formal e acadêmico adquirido.
Dentre as competências comportamentais, segundo análise do CEO da Your Life,
Rubens Gurevich, é preciso observar as necessidades das empresas para saber
quais comportamentos devem ser desenvolvidos. Entretanto, diz ele, no geral,
liderança, flexibilidade, baixa conformidade, relação interpessoal, trabalho em
equipe e empreendedorismo são as competências mais valorizadas pelas empresas.