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Negócios / Empreendedorismo - Ponto de Venda: como fazer uma boa escolha 

Data: 30/05/2007

 
 

Os conhecidos 4Ps de Marketing, apesar de serem conceitos já muito debatidos, ainda são muito atuais e continuam sendo essenciais para qualquer empresa, especialmente àquelas que precisam de um bom local para operar o seu negócio. Trataremos aqui um pouco sobre o Ponto de Venda.

Essa é uma questão que ainda tira o sono de muitos empreendedores. E, então, como resolver essa delicada questão? Uma boa localização pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. A questão do Ponto não pode e nem deve ser separada dos demais componentes do Marketing, portanto deverá haver coerência entre Ponto (ou Praça), Produto, Preço e Propaganda.

A correta escolha de um ponto de venda deve levar em conta os seguintes fatores: a facilidade de acesso, características da população local, a concorrência direta e indireta que opera na região e, por fim, avaliar o imóvel em si, ou seja, se o mesmo tem condições de acomodar o empreendimento.

No atributo acesso, deve-se conferir os seguintes aspectos:
- Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos;
- Se a rua é conhecida ou não;
- Corrente de tráfego para não obrigar o cliente a cruzar a pista contrária;
- Não obrigar o cliente a percorrer trajeto mais longo para encontrar balões / retorno;
- Compradores motorizados não gostam de dirigir em vias onde haja tráfego ruidoso de caminhões e ônibus parando e saindo constantemente;
- Estacionamento no local do imóvel ou bem próximo;
- Facilidade de visibilidade da loja (loja situada após uma curva, onde só é visível quando o tráfego já se encontra em cima da entrada para o estacionamento, pode ser considerada de acesso fraco);
- Barreiras geográficas (pontes, rios, mar, ferrovias, montanhas, etc).

Outro atributo muito importante é a população, sobre a qual deveremos considerar:
- Verificação do nível de renda;
- Consumidores em potencial (nível de hábitos e comportamento de compra, locais onde realizam suas compras, grau de fidelidade com estes locais, freqüência, motivos que os levam até os locais, quais pontos fortes e fracos destes locais).

Já no que se refere a concorrência, considerar os seguintes aspectos:
- Deve ser avaliada em razão das suas estratégias de localização, isto é, deve ser entendido para onde tem geograficamente sido a expansão, ou mesmo fechamento, das lojas dos seus principais concorrentes;
- Cabe destacar também que aquilo que às vezes parece "ser" não é de fato;
- A proximidade de lojas com produtos semelhantes (concorrentes diretos) é benéfica para vários segmentos de mercado.

Em São Paulo, temos alguns exemplos de corredores comerciais que há muito tempo são conhecidos dos consumidores, tais como:
- Rua da Consolação (lustres e luminárias);
- Rua Florêncio de Abreu (ferragens e ferramentas);
- Rua Sta Efigênia (produtos eletrônicos);
- Rua 25 de Março (tecidos);
- Rua São Caetano (vestidos de noivas);
- Bairro dos Campos Elíseos (auto peças).

Por fim, resta analisarmos as características do IMÓVEL que acomodará o seu empreendimento, as quais são:
- Indique a área ideal para sua loja em m2;
- O imóvel tem Xm2;
- Térreo é melhor que sobrado ou prédio;
- Fachada livre para ser explorada visualmente (sem postes ou árvores);
- Salão fácil de ser dividido para encaixe da planta de sua loja;
- Imóvel limpo, arejado, com pintura nova;
- Bem iluminado internamente;
- Não deve ser área considerada perigosa no período noturno;
- Fluxo bom de pessoas em frente a loja.

Bem, depois deste trabalho, você estará pronto para iniciar o seu empreendimento ou começar uma vida nova em seu novo ponto.
Sucesso a você e excelentes vendas!



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :