Em pleno Século XXI, vê-se de maneira urgente e emergente que temos de ser,
além de gerente, um grande líder; caso contrário, estaremos fadados não apenas
ao fracasso, mas também a sucumbirmos no mercado em que atuamos.
Enquanto líder, o gerente, além de se preocupar em demasia com todos os
recursos humanos envolvidos no processo organizacional, procurando investir,
manter e reter os talentos dentro da organização, ele possui também a
preocupação incansável em incentivar toda a equipe de trabalho, fazendo destes
um verdadeiro time, e assim, alcançar resultados mais do que esperados.
Enquanto gerente, o líder se preocupa em descentralizar ações, realizando um
trabalho em equipe, de forma a somar talentos, habilidades e conhecimentos,
colocando de forma clara as atribuições para cada um dentro da organização,
deixando de maneira transparente o que se espera de cada profissional. Além
disso, realiza o planejamento de forma conjunta, atuando de forma a atender a
satisfação de seus clientes, estipulando prazos para cumprimentos de tarefas e,
assim, buscando alcançar eficiência e eficácia.
Enquanto líder, o gerente entende bastante de gente, sabe como ninguém lidar
com o ser humano, procurando não somente conhecer os seus anseios e reais
necessidades, mas buscando atendê-los, pois tem consciência que profissional
satisfeito é sinônimo de produtividade.
Enquanto gerente, o líder busca controlar, assegurando a compreensão e
monitorando as ações realizadas, detectando falhas em tempo hábil e
corrigindo-as, demonstrando indignação diante de um erro ou falha, mas também
vibrando com seus colaboradores a cada conquista.
Enquanto líder, o gerente sabe ouvir, dialogar e respeitar seus
colaboradores, pois sabe que cada ser humano da organização tem algo a
contribuir, uma vez que são seres dotados de inteligência, conhecimentos,
habilidades e talentos. Nesse viés, além de valorizar todos dentro da empresa,
energiza-os com muita paixão. Através do carisma que possui, envolve, de certa
forma, todos no trabalho, fazendo com que seus colaboradores se entreguem de
"corpo e alma" ao que se propõem a fazer, e com muito gosto.
Enquanto gerente, o líder preocupa-se com a qualidade da prestação de serviço
e fabricação do produto. Às vezes impõe suas idéias e opiniões, esquecendo-se
que está cercado de pessoas que podem colaborar e muito com a organização, se
estas tiverem vez e voz.
Ainda, é importante notar que um grande líder é um gerente orientado para
resultados. Os líderes são profissionais que, além de aguçar a vontade de toda
equipe em trabalhar mais, melhor e com gosto, incentiva-os sempre, desenvolvendo
a difícil arte de trabalhar em equipe. Entre seus necessários talentos, sabe
ouvir seus colaboradores, possuindo muita facilidade em se relacionar. Inspirado
sempre na confiança se apóia nas pessoas envolvidas no processo, procurando
atuar sempre inovando, tomando continuamente a decisão mais acertada,
contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento da organização em que
atua.
Ressalta-se que o líder, além de possuir um forte equilíbrio emocional,
exerce sua função com muita humildade e sabedoria, sabendo reconhecer seus
erros, driblar as crises e conflitos que porventura poderão surgir. Lida muito
bem com as pressões, procurando transformá-las em desafios e, como resultado,
obtendo grandes conquistas.
É pacífico dizer que, sendo pró-ativo, o líder muitas vezes quebra regras e
se antecipa aos problemas, sendo flexível e adaptando às mudanças, trilhando um
novo caminho. É com essa sutil tática que reinventa uma nova forma de caminhar,
pois é um profissional que se encontra sempre obcecado pelas transformações,
procurando sempre olhar para além do plano já traçado com o objetivo de fazer
acontecer. Em síntese, é através dessa visão futurista que enxerga o que o outro
ainda não viu, "abocanhando", assim, as grandes oportunidades de mercado.
Não se pode esquecer que o líder preocupa-se muito com a ética e a moral,
zelando então pelo seu comportamento, tendo um autocontrole invejável, sendo
sempre gentil e extremamente transparente em suas ações, pois quando comunica,
expõe de fato o que realmente sente; expõe sua alma, o seu coração. É admirável
verificar que suas ações refletem sempre a sinceridade do momento.
Pautados em três pilares - inteligência, conhecimento e criatividade - o
gerente atua na organização canalizando esforço em prol da produtividade, agindo
com maestria. Já para o líder existem três pilares que o sustentam: visão,
valores e comportamentos, e é exatamente esta tríade que o conduz habitualmente
ao sucesso.
Por fim e diante todo o exposto, conclui-se que liderar e gerenciar predispõe
papéis diferentes, porém complementares. Um gerente não sobrevive sem ser um
grande líder e vice-versa. Assim, torna-se essencial que gerentes se preocupem
em desenvolver capacidades que os tornem grandes líderes, pois a liderança está
intimamente ligada a comportamento interpessoal, e a boa notícia é que se pode
aprender, bastando querer ser.