Negócios / Empreendedorismo - Reconsquistar clientes perdidos é tarefa difícil
Um japonês e um americano estavam caçando. Por volta do meio-dia sentaram-se
sob a copa de uma árvore para descansar. Estavam numa conversa animada, quando
perceberam que um leão se preparava para dar o bote em um deles. O japonês
rapidamente tirou um par tênis da mochila para trocar pelas botas que estava
calçado. O americano, assustado, perguntou-lhe: “Você pensa que com esse tênis
vai correr mais rápido que o leão?”. E o japonês respondeu: “Tenho que correr
mais rápido que você”.
Essa historinha serve para ilustrar o dia-a-dia dos negócios. Tem-se que correr
mais rápido que os concorrentes para não ser devorado pelas feras do mercado
altamente competitivo. Mas, é bom conscientizar-se de que só correr não adianta.
É fundamental estar preparado para solucionar os problemas dos clientes com
competência.
Infelizmente muitas empresas não têm pique na hora de solucionar problemas e
atender as necessidades dos seus clientes. Por agirem vagarosamente, e sem
preparo, criam mais problemas do que soluções. Em contrapartida perdem clientes
e ainda colocam a culpa nas dificuldades do mercado.
Vejo frequentemente dois sérios problemas em muitas empresas, que tornam os
serviços altamente incompetentes e morosos, com reflexos danosos para os
clientes. Um deles é a falha de comunicação, tanto interna como externamente. O
outro, consequentemente, é a inexistência do trabalho de equipe. Enquanto não
forem sanados, haverá sempre insatisfações e perdas de clientes.
Certa vez, um empresário me falou que perdeu um grande cliente e vinha fazendo
de tudo para reconquistá-lo, mas não estava tendo sucesso. Descobriu que o
grande problema foi na falha de comunicação entre a empresa e o cliente e, por
isso, tudo dava errado com ele. O cliente tentou mostrar os erros, mas não deram
muita importância na empresa. Coisas que se faz comumente com os clientes
antigos, da casa. Até que ele a eliminou de sua relação de fornecedores,
substituindo-a por outro.
Sem dúvida, conquistar um novo cliente já não é tão fácil, além de ser bem mais
caro do que manter um antigo. Imagine reconquistar um cliente perdido. É uma
tarefa dificílima, desgastante e bastante dispendiosa. Porque com o cliente vai
embora também a credibilidade da empresa. E credibilidade perdida não se
recupera de um dia para o outro. Mesmo se recuperada com o tempo, a cicatriz
permanecerá e a expectativa de nova falha estará sempre em evidência.
Infelizmente a comunicação mais fluente nas empresas é a fofoca. A profissional,
que realmente interessa, deixa muito a desejar. Funcionários trabalham lado a
lado na mesma sala, mas não trocam informações que contribuam para o bom
andamento dos negócios ou serviços. Parece até que são mudos.
Com a facilidade da internet, toda comunicação empresarial passou a ser através
das mensagens de e-mails, das quais muitas não são lidas por “falta de tempo” do
pessoal. Mas, interessante que esse tipo de comunicação não tem por objetivo
agilizar os serviços. Serve muito mais para as pessoas se protegerem das falhas
que ocorrem e também arranjarem um culpado para o erro. Ou seja, cada um
pensando em livrar o seu.
Com a comunicação doentia, principalmente através da fofoca, o que esperar do
trabalho de equipe? É outro problema gravíssimo, pois onde não há um verdadeiro
espírito de equipe não se pode obter a colaboração, compreensão, harmonia e
eficiência das pessoas. É cada um fazendo mal a sua parte e o resto que se dane.
Aquele velho ditado que diz “Um por todos e todos por um” é substituído por
“Cada um por si e todos por ninguém”.
Em muitas empresas há verdadeiras cercas mentais e instransponíveis entre as
pessoas e departamentos, que só servem para proteger a ineficácia, causando-lhes
grandes prejuízos. E o maior prejuízo está na perda de clientes, patrimônio de
valor inestimável, cuja recuperação é difícil e caríssima. Muitos se vão para
sempre, causando grandes abalos ou até mesmo fechando tais empresas.
Com certeza, esses clientes irrecuperáveis vão à procura de empresas
profissionais, que prestam serviços rápidos e bem-feitos, graças ao trabalho de
equipe onde reina a comunicação sadia. Não estão nem um pouco preocupados com a
situação das lerdas no mercado cheio de feras. Se elas quiserem se manter vivas
que apertem o passo e corram com rapidez e competência ao lado dos que lhes dão
lucros.
Referência:
artigonal.com
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