Empresas que possuem uma excelente Gestão Estratégica aplicam ações de
Endomarketing com maior frequência e com isso, obtém como resultado, uma equipe
comprometida e motivada, além de melhor produtividade e qualidade de vida no
trabalho. Um programa de endomarketing bem feito é capaz de auxiliar e melhorar
a compreensão e o comprometimento dos colaboradores, de forma a serem mais
flexíveis e comprometidos com as mudanças organizacionais.
O Endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do
clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. Suas
ações estão diretamente relacionadas ao departamento de Recursos Humanos da
empresa.
Ele também é uma forma de aproximar o cliente, o produto e o empregado, tendo
os clientes internos - colaboradores - como aliados nos negócios, com grande
responsabilidade para o sucesso e aceitação dos produtos oferecidos. Através
dele são realizadas ações focadas no público interno, tendo como objetivo a
conscientização dos funcionários sobre a importância da excelência em
atendimento ao cliente externo - superando as expectativas -, o valor de sua
importância para a empresa e da atividade que executa. Com esta conscientização
poderá colaborar para um bom ambiente de trabalho.
É necessário lembrarmos que as organizações são aglomerações humanas, com
vários interesses comuns e distintos, e como todo processo de comunicação
diferenciado, o Endomarketing tem papel imprescindível para a melhor obtenção
dos resultados.
As opiniões dos clientes internos têm grande influência nas opiniões e
perspectivas dos clientes externos. Assim, a sinergia entre as áreas de
Marketing e Recursos Humanos tem grande diferencial para que assim sejam
traçadas as melhores estratégias em busca de melhores resultados. O
Endomarketing inicialmente atrai e retém o cliente interno, o qual,
consequentemente, atrai e retém os clientes externos.
Vale ressaltar que o Endomarketing não é utilizado apenas para aceitação de
produtos, mas também da imagem, seriedade, qualidade de vida e exemplo de
instituição. Funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os
produtos da própria empresa apresentarão "feedbacks" negativos no
mercado, ou seja, uma propaganda negativa. Já, em se tratando de uma satisfação
por parte dos colaboradores, estes irão "vender" os produtos e imagem da empresa
para os clientes externos, de uma forma positiva.
Toda organização pode utilizar ferramentas de Endomarketing que melhoram a
comunicação que podem gerar efeito motivacional e produz resultados
significativos. Podemos citar algumas ferramentas como: Seminários, Reuniões,
Manual de Integrações, Vídeos, Memorandos, Manual de Acompanhamento do Programa
de Endomarketing, Quadros de Avisos, Jornais Internos Educativos, Cartazes
Motivacionais e Caixas de Sugestões.