Apontada por profissionais de Recursos Humanos como uma das principais
"doenças empresariais" atualmente, a apatia corporativa não tem uma causa
específica e sim uma série de fatores internos e externos que corroboram para
que ela se instale nas corporações.
Tem que estar atento aos primeiros sinais. Mas, como fazer isto? Instalando
pesquisas sobre o clima organizacional e apresentando ao colaborador condições
melhores para se manter o bom clima global interno e externo.
Não existe uma resposta pronta para isto. É evidente que as causas são as
mais variadas, pois cada empresa possui a sua personalidade, mas o diferencial
pode ser encontrado na filosofia nova proposta, nas atitudes e decisões dos seus
dirigentes.
Mediante este quadro, como podemos então motivar as pessoas apáticas? Como
podemos identificar a diferença dos funcionários motivados dos que estão
desmotivados? Como atingir estes dois profissionais ao mesmo tempo?
Segundo os pressupostos da PNL, cada indivíduo age ao seu tempo, ao seu modo,
à sua maneira. Portanto, como poderemos utilizar esta ferramenta para motivar?
Encontrando um denominador comum, utilizando-se de ferramentas que façam com que
este colaborador apático reencontre o MOTIVO, pois está sem ele no momento, as
razões pelas quais façam com que este profissional DECIDA, FAÇA e SIGA com
DISCIPLINA
Se a apatia já tomou conta de sua organização, como identificar estas
características e reverter este quadro? Algumas das características mais
relevantes para se identificar a apatia são as seguintes, ressaltando que, é
claro e evidente, possam existir muito mais além destas, dependendo do perfil de
cada empresa:
* Pouca ou nenhuma comunicação entre as pessoas, esteja ela em qualquer nível
ou departamento.
* Ambiente de trabalho mal organizado.
* Fluxo de trabalho e processos inadequados.
* Lentidão na solução de problemas.
* Dirigentes com pouca acessibilidade.
* Diferenças claras ente diretores e gerentes sem um objetivo comum e prol da
empresa (guerra de egos).
* Inexistência de medidores de performance.
* Colaboradores não têm acesso à informação de resultados.
Dentre outras, mas existem também fatores isolados que eu dividiria em três
partes:
1- Apatia do Colaborador: Em geral por algum problema
familiar, falta segurança, falta de perspectiva na vida pessoal e principalmente
na profissional. Se considerarmos o "tempo de crise" que hoje assola o mundo,
gera medo e, consequentemente, paralisa o colaborador por instabilidade gerada
na empresa.
2- Apatia dos Dirigentes: Falta de acessibilidade, pouca
comunicação, falta de objetivos claros e metas plausíveis. A prática diverge do
discurso.
3- Apatia Empresarial: Instabilidade do mercado, baixa
demanda, concorrentes com políticas, metas e objetivos bem definidos e
superiores à empresa em questão.
Uma vez que a apatia está instalada é preciso muita coragem, determinação,
disciplina e colaboração mútua de ambas as partes para que este quadro se
reverta. Mas temos que levar em consideração as crenças limitantes que podem
estar incrustadas nesta situação: tanto empresa quanto colaborador têm suas
convicções de acordo ao seu "mapa de mundo". O que vem a ser isto: em PNL
costumamos dizer que MAPA NÃO É TERRITÓRIO, ou seja, há uma diferença
incontestável entre a realidade e a experiência de um organismo.
Toda pessoa tem seu próprio mapa e a construção do mesmo é determinada por
fatores genéticos e pela história de vida pessoal de cada um. Isto é, nenhum
mapa de alguém é mais "real" ou "verdadeiro" do que o mapa do outro. Considere
seu cérebro e as informações que existem nele, a sua história de vida, suas
experiências como sendo o seu MAPA. Percebe que cada ser tem sua peculiaridade?
Não é o seu "território" ou a "sua realidade" que limitam as pessoas, mas sim
AS ESCOLHAS DISPONÍVEIS E ESCOLHIDAS ATRAVÉS DELAS. Desta forma, podem existir
dentro do mapa de cada colaborador crenças que os limitem a progredir. Como
fazer para motivar e mudar este quadro?
Primeiramente devemos identificar esta crença - são filtros perceptivos
através dos quais vemos o ambiente. Em seguida, tratar, buscar o estado
desejado; criar meios para que se consiga checar se esta meta foi atingida;
verificar se o objetivo atual não entra em conflito ou discorda totalmente do
estado desejado e desafiar os recursos internos necessários para que isto
ocorra.
No entanto, devemos tomar cuidado ao mudarmos uma crença, pois temos alguns
fatores relevantes a prestar a atenção:
- Algumas pessoas não desejam mudar.
- Se muda, não sabe como agir com aquele novo comportamento, visto que é a
primeira vez que se depara com ele. Ela não tinha esta referência interna.
- Não se permite a usar o novo.
Questões comuns em relação às crenças tendem a cair em uma das seguintes
classes:
Desesperança: Crenças em que o objetivo desejado é inatingível,
independente das próprias capacidades.
Impotência: Crenças em que o alvo desejado é possível, mas que
não há capacidade para consegui-lo.
Desmerecimento: Crença em que a finalidade desejada não é
merecida por algo que (foi ou não) feito.
Portanto, PNL pode ser um dos instrumentos, uma ferramenta para ajudar a
alavancar e mudar este quadro, como qualquer outra técnica, mas desde que se
tenha sempre um compromisso assumido: A DECISÃO DE MUDAR. Como? Utilizando
alguns dos itens como antídoto ou remédio para que a empresa tenha uma BOA SAÚDE
novamente ou para que este vírus seja eliminado por completo do seu mundo
corporativo, mas desde que sejam utilizados com DISCIPLINA e VONTADE.
- Planejamento e estabelecimento de metas e objetivos claros, com divulgação
de resultados para compreensão de todos da empresa.
- Medidores de performance compreensíveis e que possam ser acompanhado por
todos.
- Implantação de canais de comunicação em todos os níveis e departamentos da
empresa.
- Incentivo às atitudes pró-ativas e reconhecimento de tais atitudes.
- Viabilização de perspectivas internas.
- Desenvolvimento pessoal, sempre apresentando e deixando claro para o
colaborador o que se espera dele pós-investimento em treinamentos, palestras ou
qualquer outra atividade que ele participe, o envolvendo a cada dia em seu
aperfeiçoamento pessoal e profissional.
- Criação de grupos heterogêneos visando maior participação de todos.
- Transparência em relação às pessoas.
Como dissemos, em PNL "TODO COMPORTAMENTO TEM UMA INTENÇÃO POSITIVA".
Busque-a sempre. Sua automotivação é essencial. Não se contamine com a apatia.
Tudo que está ao nosso redor só está porque permitimos. Porque se a pergunta é
pode, a resposta é pode, resta a você fazer a escolha e dizer sim ou não.
Permita-se a se comprometer com você e não espere a resposta no outro ou na
empresa. Aprenda a usar seus recursos internos com coragem. Esteja atento e não
permita que a apatia lhe contamine.