Introdução
Você tem sua equipe de vendas pronta, contratada e treinada para falar bem do
seu produto e gerar lucro. Agora é hora de colocar a mão na massa! Mas e quanto
à abordagem de vendas? Você decidiu quais técnicas utilizar? Se não pensou
nisso, sua equipe pode não estar pronta para obter o sucesso que você espera.
Aproveite e pense sobre qual abordagem seria melhor para o ambiente que seus
representantes de venda enfrentarão.
Quando se está em um negócio de consultoria ou direcionado a serviços,
sabe-se que é preciso desenvolver um bom processo de relacionamento. A venda de
produtos requer o mesmo. A arte de vender não é tão simples como se pensa. Se
você nunca trabalhou com isso ou nunca vendeu antes, poderá tirar grande
proveito desta leitura e identificar o que poderia melhorar no seu comércio. E
se você é um profissional de vendas experiente ou em posição de gerência, também
pode haver alguma dica que possa aproveitar. Neste artigo, veremos algumas das
mais efetivas técnicas de venda.
Alguém já te convenceu a comprar alguma coisa que você sabia que nunca
usaria? Como fizeram isso? Você queria comprar alguma coisa a mais? Você tem um
bom relacionamento com os clientes? Estas são algumas questões que surgem
quando se pensa em técnicas de venda.
No início dos anos 90, os livros sobre técnicas de vendas apresentavam
palavras-chave como ética, serviço, relacionamento, trabalho árduo, persistência
e lealdade à empresa. Todas trazem a idéia da construção de amizade e bom
relacionamento com o cliente para que ele volte sempre. Dez anos depois, outras
idéias começaram a aparecer. Os vendedores de porta em porta descobriram que
podiam aumentar as suas vendas usando palavras específicas e métodos de
persuasão. Isso levou ao aperfeiçoamento e popularização das técnicas que
se focavam não nas necessidades do cliente ou a construção de uma boa relação
com ele, mas sim nas técnicas e métodos que garantiam aquela venda, que era o
que importava no momento.
Os fundamentos das modernas técnicas de vendas são classificados em 5
estágios de ação. Eles começaram nos anos 50 e incluem:
- atenção: é preciso conseguir a atenção dos seus clientes
em potencial através de alguma propaganda ou método de prospecção;
- interesse: construir o interesse deles usando um apelo
emocional. Por exemplo: como serão vistos pelos chefes quando fecharem um
negócio que dará um grande lucro para a empresa;
- desejo: construir o desejo por um produto mostrando aos
clientes suas vantagens e oferecendo a eles uma amostra ou um teste antes da
compra ser realizada;
- convencimento: aumentar o desejo pelo seu produto através
de estatísticas que comprovem o valor que se tem. Compare-os aos dos
concorrentes e, se possível, use depoimentos de clientes satisfeitos;
- ação: encorajar o futuro cliente a comprar o produto. Este
é o momento do fechamento. Direcione-o para ele fazer o pedido. Se ele se
opuser, tente fazer com que mude de opinião.
Existe uma grande quantidade de técnicas de fechamento de vendas que abrangem
desde as vendas mais complicadas até as vendas mais fáceis. Eis algumas:
- abordagem direta: perguntar pelo pedido se você tem certeza que
seu cliente já se decidiu pela compra;
- negociação/desconto: o uso desta técnica dá ao cliente a sensação
de que ele fez uma escolha inteligente e economizou dinheiro. Use frases
como "compre hoje e leve esse outro produto com um desconto de 10%";
- conclusão de negócio baseado em prazo : essa técnica funciona bem
com frases como "os preços vão subir na próxima semana, você deveria
aproveitar e comprar hoje mesmo";
- oferta experimental: deixar o cliente usar o produto sem
compromisso por um período experimental. Isso funciona se você vende
produtos que facilitam a vida das pessoas. Os clientes não vão querer
devolver o produto se realmente economizarem tempo e trabalho durante o
período de teste. Por outro lado, se não aceitarem esse tempo de teste com o
produto, você poderá alertá-los de que não terão outra chance depois.
Existem outras técnicas de abordagem, mas nos concentraremos em uma das mais bem
sucedidas para construir um longo e forte relacionamento de lealdade com o
cliente. Esta técnica é chamada de relacionamento de vendas. Leia e
aprenda como você pode ajudar sua equipe a desenvolver relações sólidas com os
clientes, o que vai resultar positivamente nas vendas e também beneficiar o
cliente.Relacionamento de vendas
Você sabia que conquistar um novo cliente custa quase cinco vezes mais do que
manter um cliente antigo? Isto pode ajudá-lo a entender a importância de manter
uma boa relação com os clientes e fazer com que eles se tornem assíduos e façam
propaganda boca-a-boca a favor de sua empresa. Essa é a melhor maneira de
conseguir novas vendas.
O relacionamento em vendas baseia-se na construção de uma amizade ou de um
bom relacionamento com seus clientes e em buscar atender suas necessidades. Esse
é o caminho certo para fazer clientes e construir um bom relacionamento. Sabendo
das suas necessidades e descobrindo os seus receios, você pode encontrar
soluções para os problemas dele e construir uma relação ainda mais forte. Com
essa relação feita, outros detalhes são fáceis e rápidos de serem resolvidos.
Eles só se tornam um obstáculo se essa boa relação entre o cliente e o vendedor
não existir.
As pessoas costumam dizer que as melhores experiências com vendedores é
quando eles ouvem honestamente suas necessidades e mostram um interesse maior do
que apenas negócios. Eles não fazem pressão, esperam e fazem uma abordagem
honesta. Quando isso ocorre, mesmo que os concorrentes procurem esse tipo de
cliente (talvez até com preços mais baixos), ele estará tão satisfeito com os
vendedores atuais que continuará com eles. Isso faz parte do poder do
relacionamento de vendas.
A maioria das pessoas reage negativamente à alta pressão nas vendas. No
relacionamento em vendas, pressionar não causa boa impressão, principalmente
porque é difícil construir uma relação amigável quando o cliente se sente
pressionado. Nesta técnica você se torna um tipo de suporte para os seus
clientes. Eles se tornam dependentes de seus serviços ou produtos e quanto mais
você suprir suas necessidades e facilitar o seu trabalho, mais eles responderão
às suas ofertas de vendas adicionais. Você vai descobrir também que o bom
relacionamento traz muitos benefícios para as empresas que oferecem produtos em
mercados muito competitivos, principalmente se não houver diferenças entre eles.
Parte do relacionamento em vendas envolve um contato regular com o cliente.
Se você esquece de um cliente que confiou na sua integridade como pessoa e como
vendedor, ele pode acabar procurando seu concorrente, que provavelmente está
ligando regularmente para fechar negócios. Então, tenha certeza de que não deve
simplesmente construir uma relação, mas principalmente mantê-la (através
de contato regular e canais de comunicação abertos). Disponibilize várias
maneiras de contato para qualquer tipo de necessidade urgente, ou você vai
descobrir que seus clientes, numa emergência, precisaram procurar aquele seu
concorrente e descobriram que eles também são bons e que os produtos deles podem
ser até um pouco melhores. Então, a lição é: mantenha sempre contato e esteja
sempre disponível para os seus clientes ou você certamente será substituído.
Outra parte importante desse tipo de relacionamento é ter a tecnologia
disponível para gerenciar e manter esta relação. Isso freqüentemente aparece na
forma de um software de gerenciamento de contatos ou um bom sistema de
gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM). Falaremos sobre isso mais
adiante.
Uma técnica recente envolve gastar um tempo significante de vendas com os
clientes que demonstram maior probabilidade de compra. Para chegar a esta
conclusão, é preciso fazer perguntas e permitir que o cliente em potencial passe
a maior parte do tempo falando. Esta aproximação concentra-se somente nos
clientes que querem seu produto, precisam dele e podem pagá-lo. Ao invés de
gastar seus esforços tentando tornar um cliente de baixa probabilidade em um
cliente de alta probabilidade, o seu foco será voltado totalmente para o grupo
de alta probabilidade.
Determinar quem tem alta probabilidade pode ser feito através de uma série de
perguntas que precisam de respostas positivas. Se em algum ponto você não
receber a resposta que precisa, termine a reunião, agradeça e vá embora. Você
não perde seu tempo e o do seu departamento montando propostas que não serão
aceitas. Agora, só porque o cliente declarou que não está interessado, não
significa que você deve pegar suas coisas e ir embora. Se eles responderam todas
as outras questões positivamente, você pode continuar na linha do questionamento
até ter certeza de que irão comprar. Isso significa que você nunca pergunta pelo
pedido. Se você fez a entrevista e está tudo certo, você e o cliente chegarão a
um acordo e eles farão os pedidos. As suas perguntas já eliminaram qualquer
dúvida ou então você já teria ido embora.
Ao invés de tentar manipular os clientes e levá-los a fazer algo que não
querem, deixe que eles cheguem a uma decisão. Essa é a coisa certa a fazer. Você
está colocando a estrutura que servirá de base para um benefício mútuo ao fazer
negócios.
Há muito para aprender sobre alta probabilidade de vendas, assim como sobre
outras técnicas existentes. Falaremos sobre algumas técnicas básicas, dicas,
estilos de venda e fechamento de negócios.
Técnicas e dicas básicas (mas efetivas) de vendas
Hoje existem mais estilos de vendas e técnicas do que você pode imaginar. Então,
como saber o que funciona e o que não funciona? Isso se reduz ao que funciona
para você e para seu produto. Pense no seu público alvo e nas suas percepções
sobre o seu produto. Os clientes têm necessidades e simplesmente precisam
escolher entre as várias marcas do mercado? Ou eles não têm idéia do quanto o
produto irá ajudá-los a serem mais produtivos? Alguma vez ficaram sabendo sobre
o seu produto? A visita para mostrar seu produto será um aprendizado para o
cliente ou para você?
Pense nisso antes de determinar quais métodos podem funcionar para o seu
produto ou serviço. Não é preciso dizer que o método de vendas que funciona no
escritório não funciona para o serviço de consultoria de organização. Embora
tenham um objetivo em comum, o conhecimento e entendimento dos seus clientes
serão diferentes. Eles devem ser orientados para saber o quanto irão se
beneficiar com os serviços de consultoria, apesar de já saberem que devem ter
encadernadores para os relatórios ou papel para as copiadoras.
Então, mesmo que existam muitos métodos, as escolhas se reduzem quando você
pensa no seu mercado, nas suas necessidades e nas expectativas dos clientes.
Assim, revisaremos alguns pontos que serão úteis em quase qualquer mercado.
Essas dicas são um guia básico que muitos vendedores podem usar.
- Ouça o lado emocional do seu cliente:
as emoções estão presentes em quase tudo que fazemos sem que percebamos. Seu
cliente pode mencionar que está estressado com um projeto que esteja
desenvolvendo (mesmo que não seja relacionado ao que você está vendendo a
ele). Anote isso e veja se há algo que você possa fazer para ajudá-lo. Você
pode ter outro cliente que teve um problema parecido e encontrou uma boa
solução. Faça essas conexões e ajude sempre que possível, assim será
recompensado com a lealdade de todos os seus clientes.
- Concentre-se nas necessidades do seu cliente:
nunca é demais lembrar: você pode estar tentado a vender para seu cliente um
modelo de máquina "top de linha", quando ele precisa apenas de um modelo
intermediário. Vender mais do que ele precisa pode cortar futuras relações.
Quando eles perceberem (e normalmente percebem), que não precisam de tudo
que você vendeu, vão se sentir mal e ressentidos por tê-los feito gastar
muito e não ter prestado atenção aos interesses deles. Eles verão que você é
um "vendedor" e não um recurso.
- Use uma linguagem voltada para seu cliente:
mudar a maneira que você fala pode fazer a diferença na maneira como você
será recebido pelo seu cliente. Usar "você" e "seus" ou "você vai
encontrar..." ao invés de "eu acho" ou "deixe-me falar sobre" traz a sua
mensagem para mais perto do cliente e pode atrair a atenção dele mais
rapidamente.
- Ajude seu cliente a ver o ponto principal:
se você conhece o seu produto, pode ajudar os clientes a economizarem ou
aumentarem os lucros, faça com que eles entendam isso. Seu produto pode ter
uma vantagem que inclui características de economia de tempo e tempo é
dinheiro, como diz o ditado. Se você pode economizar tempo, consegue,
conseqüentemente, vender seu produto.
- Descubra as prioridades do seu cliente:
economizar tempo e esforço depende, simplesmente, de saber a importância e
os benefícios do seu produto para o seu cliente. Se você ouve sempre seus
clientes e determina as necessidades, mas ainda não estão chegando a lugar
nenhum, descubra se há outros elementos que estão tendo prioridade e
deixando as suas vendas de lado. Se você sabe que seus clientes precisam
implementar um programa e antes gastarão um tempo fazendo considerações (ou
adquirindo capital) para o seu produto, então pode agendar uma visita para
uma data posterior, quando tiver chance de receber mais atenção. Para isso,
você deve perguntar, pois nem sempre a informação é voluntária. Novamente a
chave é o foco nas necessidades do seu cliente e uma relação aberta e
bem estabelecida.
- Conhecendo seu cliente:
descubra o máximo que puder sobre seu cliente antes do encontro. Isso não
vai ajudar somente a antecipar as necessidades dele, mas mostrar que você
tem interesse nos negócios dele e não quer apenas vender seu produto. Quando
conversar com ele, deixe que fale mais. As pessoas normalmente adoram falar
sobre seus negócios e sucessos. Comente, por exemplo, sobre o prêmio que
ganharam em um encontro regional e deixe que ele continue o assunto falando
dos detalhes. Cumprimente-o pela eficiência no sistema de produção e pela
qualidade dos produtos. Isso abrirá portas para mais conversas e a
oportunidade de aprender mais sobre suas necessidades e como você e seu
produto podem supri-las.
- Concentre-se no que ele deveria comprar e não nas suas dificuldades:
à medida que você constrói os benefícios, associados ao uso do seu produto,
ele minimizará a resistência ao produto. Concentrando-se no que você sabe
sobre os gostos dos clientes, você eleva a importância do que é positivo e
reduz a importância do que é negativo.
- Venda os benefícios, não o produto:
você já ouviu isso antes, mas é bom relembrar: na maioria dos casos, você
não está vendendo o produto, está vendendo os benefícios que ele trará para
o cliente. Em outras palavras, você não está vendendo telefones digitais,
está vendendo a possibilidade de comunicação com qualquer lugar. Você está
vendendo a liberdade de deixar o confinamento dos escritórios e ainda estar
acessível. Você está vendendo a habilidade de ter mais flexibilidade na sua
agenda de trabalho. Você está vendendo tranqüilidade para longas viagens.
Está vendendo segurança. Pegue os benefícios emocionais e financeiros e,
assim, consiga o que quiser.
- Nunca apresse a venda ou o cliente:
este é um passo muito importante. Ele pode ajudar a dar ao cliente a
percepção correta em relação a você e a sua empresa. Apressá-lo, ao invés de
deixá-lo tomar sua própria decisão, pode criar hostilidades que podem não
ser revertidas. Isso pode fazer a diferença entre pegar a venda e criar um
cliente leal ou começar com outros clientes. No clima competitivo dos
mercados atuais, você definitivamente não vai querer arriscar perder um
cliente qualificado que precisa do seu produto.
- Conheça os seus produtos, assim como o mercado - seja um RECURSO:
para ser visto como um recurso valioso para seus clientes, você tem que
demonstrar que sabe e entende dos seus produtos e do mercado, mas que também
pode ajudá-los a tomar boas decisões e abastecê-los com ferramentas que
melhorem seus negócios. Se você não tem essa habilidade e conhecimento,
aprenda. Você será recompensado pelos clientes que confiam nas suas opiniões
e conselhos e compraram de você com freqüência.
- Cumpra as promessas:
se você não faz isso, faça. Sempre cumpra o que você diz que vai fazer.
Se diz que vai mandar a cota na sexta-feira - FAÇA ISSO! Se diz que vai
verificar com outra pessoa em sua empresa sobre um assunto - FAÇA ISSO! Não
esqueça! Use a tecnologia disponível e tenha certeza de que cumpriu suas
promessas. Não há caminho mais certo para perder a confiança de um futuro
cliente (ou um cliente atual) do que esquecer de fazer alguma coisa que você
disse que ia fazer. Se algo forçar você a adiar o que estava fazendo, ligue
para o cliente, conte o que aconteceu e faça depois. Ele pode ter uma
reunião marcada para apresentar a informação que pediu a você e, se você não
a tem, vocês dois ficarão muito mal.
- Concentre-se no sucesso do seu cliente:
sem querer bater na mesma tecla, mas há um enorme valor em ser um
recurso para o cliente. Se você ajudá-los a ter sucesso, eles estarão mais
dispostos a ajudar você também. Seja o instrutor dos seus clientes, pelo
menos na sua área de especialidade. Você tem a perspectiva única de ver como
os negócios funcionam. Reúna esse conhecimento e compartilhe com os seus
clientes e futuros clientes. Faça com que eles entendam que você quer vê-los
bem sucedidos e não apenas vender seus produtos.
- Use explicações ao invés de desculpas:
Se você tem que explicar a um cliente que há um problema com o pedido
dele, com os reparos, com os serviços, etc. Primeiro explique porque os
problemas estão acontecendo, ao invés de usar uma desculpa. Entender a causa
ajuda a aliviar um pouco a frustração. Contextualizar a causa, pode também
mantê-lo mais informado sobre possíveis problemas e o deixará mais preparado
para a próxima reunião.
Então, aqui estão algumas dicas de vendas para ter em mente quando você está
preparando o terreno. Pare, olhe e escute. Na próxima página falaremos sobre
controle de tecnologia, que você pode usar para controlar o seu tempo e o de
seus clientes mais efetivamente.Tecnologia para aumentar as vendas
A quantidade de ferramentas disponível para o profissional de vendas é
imensa. Para se ter uma idéia, você poderia ter algum dos dispositivos
eletrônicos abaixo para ficar sempre conectado e disponível:
- um beeper no cinto para aquelas pessoas que você quer ouvir mas não
conhece;
- o seu telefone celular para as pessoas que você quer ouvir e/ou ter
contato independente do lugar onde você está ou para navegar na Internet
e ver e-mails;
- o seu PDA (Assistente Pessoal Digital) para olhar o endereço da próxima
reunião, ver os e-mails, fazer anotações, conferir sua lista do que fazer,
etc;
- o seu laptop para usar nos aeroportos, para documentar as reuniões, as
vendas que fez, ver seu e-mail, jogar, atualizar seu software de
gerenciamento de contatos e completar um relatório. Você iria então
sincronizar as informações com o seu PDA e estaria pronto para o dia
seguinte;
- um projetor digital para mostrar apresentações em PowerPoint.
Há aplicativos da Internet para as vendas que você pode acessar de qualquer
lugar usando um celular que conecte a Internet ou um laptop.
Você provavelmente conhece o CRM ou usa o Software de Gerenciamento de
Contatos. Basicamente, este software foi a base para o que é agora o
Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente ou CRM. Há muitos pacotes de
programas disponíveis, desde os mais simples de gerenciamento de contatos, até o
mais completo com a versão CRM. Você pode também encontrar programas usados na
web para permitir o acesso à informação em qualquer lugar, a qualquer hora. Sem
considerar em que nível sua empresa usa, é necessário ter pelo menos o software
de gerenciamento de contatos.
O CRM é uma estratégia, um processo e uma tecnologia que permite que sua
empresa faça a maioria das vendas otimizando a renda e entendendo melhor as
necessidades dos clientes. O universo do CRM registra as vendas, como se fosse
uma Força de Automação de Vendas, o marketing e o serviço ao consumidor em um
software baseado na tecnologia. Em outras palavras, isso inclui as áreas da sua
empresa que afetam as relações com os seus clientes. Isso coloca estas
informações em um pacote isolado, que alimenta o programa com o que cada central
de clientes precisa saber. Toda a interação com os clientes é guardada num
sistema separado e essa informação é usada para administrar, medir e observar o
processo de marketing, vendas e serviço ao consumidor e como eles se relacionam
com o cliente. Geralmente, ele constrói uma ótima fidelidade e excelentes
experiências com o cliente.
Não haverá falta de comunicação entre o departamento de vendas e o de
marketing. O serviço de atendimento ao consumidor não culpará mais o de vendas
por ter decepcionado os clientes. Não haverá mais culpados pelas soluções não
implementadas. Com o CRM todos têm acesso ao que vai acontecer com cada cliente
e pode acessar a informação necessária para mantê-lo satisfeito.
Agora, se nos concentrarmos na parte de vendas, podemos ver que com o CRM
elas podem construir uma relação que pode ser aprofundada com o serviço de
atendimento ao consumidor. Então, você tem uma grande chance de manter o cliente
satisfeito e atender suas necessidades rapidamente e com eficiência. O marketing
pode usar os dados para desenvolver novas soluções de negócios, direcionamentos
e passar estas informações para toda a companhia.
Notas sobre como ativar o sistema CRM
Por melhor que seja o CRM, ele não trabalha sem planejamento prévio. Antes
de disponibilizar o sistema de gerenciamento de contatos ou CRM para a equipe de
vendas você deve:
- planejar os detalhes das informações que você quer coletar
- estabelecer os procedimentos e protocolar qual informação será colocada
- padronizar frases e abreviações para os nomes das empresas ou informação
de endereço
- criar listas para termos comuns e itens que todos usariam
- adotar formatos e estilos para o relatório e estabelecer modelos
Quando tiver a informação preliminar identificada e estiver pronto para entrar
em ação, pense no tempo que terá sua equipe de vendas e tenha um recurso
acessível para futuras questões e sugestões. Este é um processo que precisa ser
planejado e administrado para ser efetivo.
O CRM é definitivamente o caminho do futuro. As empresas que não
implementarem alguma forma de CRM terão dificuldades para deixarem os clientes
tão satisfeitos quanto os concorrentes que tiverem o sistema.
Algumas dicas finais para gerenciar uma equipe de vendas vencedora:
- ajude sua equipe de vendas;
- dê a ela as ferramentas e as tecnologias que precisam para ter sucesso e
ganhar da concorrência;
- encoraje o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de vendas,
produção e administração;
- comunique-se regularmente com a sua equipe;
- medie conflitos internos antes que acabem perdendo boas vendas;
- tome medidas para resolver problemas assim que eles aparecerem, não
depois que tiver perdido sua equipe.