Peter Drucker foi um dos grandes gurus do mundo corporativo. Mesmo com a
saúde agravada, em sua terceira-idade continuou a trabalhar motivando bilhões de
empreendedores em todo o planeta. Liderança era o assunto predileto dele e o
mesmo sempre surpreendia a todos com seus comentários.
Líderes atuais devem ter a capacidade de tomar decisões rápidas, com o máximo
de segurança para a sua organização. Eles devem derrubar muralhas e construir
pontes. É preciso ajudar todos os funcionários a conquistarem seu espaço e
consequentemente erguer a empresa, juntos. Criar um ambiente positivo, dar
liberdade à criatividade, além de facilitar, incentivar, motivar, emocionar e
compreender os clientes internos e externos.
Não existe organização sem o ser humano. Antes de modificar qualquer
estrutura temos que pensar que estamos lidando com pessoas, que depende do
comprometimento delas e consciência do foco que pretendemos seguir, o sucesso de
nossas empresas.
Um bom líder, segundo Druker, tem que identificar o que precisava ser feito e
agir com proatividade. Líderes não investem tempo e dinheiro no que não são
bons: eles buscam adaptar as oportunidades à sua competência. Eles sabem
selecionar as coisas que realmente são importantes. Existem grandes executivos
que ainda dão prioridade para coisas sem importância, e aí tudo para.
Profissionais que mantêm o foco e estão concentrados nos resultados; saber dizer
"não" e suportar a pressão são características de quem quer chegar ao sucesso.
O líder sabe a hora exata de abrir mão de um projeto. E para quem tem essa
dúvida, uma grande dica é ter a consciência de que o projeto tem que dar algum
resultado. Tentar inúmeras vezes, apenas por incentivo dos outros ou por
ideologia não leva a lugar algum. É preciso abandonar e iniciar novamente outro
plano.
Empresas fracassam, porque não mantêm a comunicação exata entre o líder e os
funcionários. Enquanto o executivo tem claramente o foco de suas ações, sua
equipe pode estar trabalhando "contra o vento". É preciso deixar claro isso,
revisitar o plano de voo constantemente para que a sinergia contamine todos da
organização para garantir que remem na direção certa.
O líder tem que ter a consciência de que não é nenhum "deus", portanto deve
delegar competências a profissionais qualificados. Por exemplo, nem todos os
grandes empreendedores são bons financistas; nem todos os consultores de venda
são bons marqueteiros. Ter essa visão do mundo real pode salvar seu projeto e
até a empresa.
Encontrar o que não deve ser feito é tarefa para poucos. Não pretenda ser o que
você não é ou alguém que você não se identifique, em seu íntimo. É importante
manter seu estilo e sua personalidade, principalmente sem ferir seus valores -
mesmo que eles amadureçam com o passar do tempo. Um bom líder sabe administrar
as competências, através de seu foco preciso e delega as tarefas subjetivas
garantindo mais acerto em suas decisões. Por isso dão a impressão que faz muitas
coisas ao mesmo tempo.
No último século vários homens marcaram sua passagem aqui na terra dando
grandes exemplos do que é ser líder. Um dos presidentes dos Estados Unidos,
Harry Truman, talvez não tenha chamado tanto a atenção com seu pouco carisma.
Mas tinha um estilo de liderança totalmente focado em resultados: sabia a hora
exata de dizer "sim" e "não", e sustentava sua palavra, tornando-se para sua
equipe um líder confiável, pois não mudava de opinião apenas para agradar as
pessoas que o cercavam.
Uma das grandes coisas que aprendemos com o mundo corporativo e que poucos
acreditam: quando se é líder de uma organização não se consegue trabalhar com
total comprometimento, sempre alguém aparece para perguntar ou pedir algo.
Manter um escritório particular, em segredo, é uma boa estratégia. Sucesso
sempre!