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Carreira / Emprego - Liderança no sangue 

Data: 28/09/2009

 
 

Peter Drucker foi um dos grandes gurus do mundo corporativo. Mesmo com a saúde agravada, em sua terceira-idade continuou a trabalhar motivando bilhões de empreendedores em todo o planeta. Liderança era o assunto predileto dele e o mesmo sempre surpreendia a todos com seus comentários.

Líderes atuais devem ter a capacidade de tomar decisões rápidas, com o máximo de segurança para a sua organização. Eles devem derrubar muralhas e construir pontes. É preciso ajudar todos os funcionários a conquistarem seu espaço e consequentemente erguer a empresa, juntos. Criar um ambiente positivo, dar liberdade à criatividade, além de facilitar, incentivar, motivar, emocionar e compreender os clientes internos e externos.

Não existe organização sem o ser humano. Antes de modificar qualquer estrutura temos que pensar que estamos lidando com pessoas, que depende do comprometimento delas e consciência do foco que pretendemos seguir, o sucesso de nossas empresas.

Um bom líder, segundo Druker, tem que identificar o que precisava ser feito e agir com proatividade. Líderes não investem tempo e dinheiro no que não são bons: eles buscam adaptar as oportunidades à sua competência. Eles sabem selecionar as coisas que realmente são importantes. Existem grandes executivos que ainda dão prioridade para coisas sem importância, e aí tudo para. Profissionais que mantêm o foco e estão concentrados nos resultados; saber dizer "não" e suportar a pressão são características de quem quer chegar ao sucesso.

O líder sabe a hora exata de abrir mão de um projeto. E para quem tem essa dúvida, uma grande dica é ter a consciência de que o projeto tem que dar algum resultado. Tentar inúmeras vezes, apenas por incentivo dos outros ou por ideologia não leva a lugar algum. É preciso abandonar e iniciar novamente outro plano.

Empresas fracassam, porque não mantêm a comunicação exata entre o líder e os funcionários. Enquanto o executivo tem claramente o foco de suas ações, sua equipe pode estar trabalhando "contra o vento". É preciso deixar claro isso, revisitar o plano de voo constantemente para que a sinergia contamine todos da organização para garantir que remem na direção certa.

O líder tem que ter a consciência de que não é nenhum "deus", portanto deve delegar competências a profissionais qualificados. Por exemplo, nem todos os grandes empreendedores são bons financistas; nem todos os consultores de venda são bons marqueteiros. Ter essa visão do mundo real pode salvar seu projeto e até a empresa.

Encontrar o que não deve ser feito é tarefa para poucos. Não pretenda ser o que você não é ou alguém que você não se identifique, em seu íntimo. É importante manter seu estilo e sua personalidade, principalmente sem ferir seus valores - mesmo que eles amadureçam com o passar do tempo. Um bom líder sabe administrar as competências, através de seu foco preciso e delega as tarefas subjetivas garantindo mais acerto em suas decisões. Por isso dão a impressão que faz muitas coisas ao mesmo tempo.

No último século vários homens marcaram sua passagem aqui na terra dando grandes exemplos do que é ser líder. Um dos presidentes dos Estados Unidos, Harry Truman, talvez não tenha chamado tanto a atenção com seu pouco carisma. Mas tinha um estilo de liderança totalmente focado em resultados: sabia a hora exata de dizer "sim" e "não", e sustentava sua palavra, tornando-se para sua equipe um líder confiável, pois não mudava de opinião apenas para agradar as pessoas que o cercavam.

Uma das grandes coisas que aprendemos com o mundo corporativo e que poucos acreditam: quando se é líder de uma organização não se consegue trabalhar com total comprometimento, sempre alguém aparece para perguntar ou pedir algo. Manter um escritório particular, em segredo, é uma boa estratégia. Sucesso sempre!



 
Referência: RH.com.br
Autor: Ramon Barros
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