Com o final do ano se aproximando, chega também algumas das mais importantes
datas comemorativas do ano e as férias escolares. Esse tão aguardado período de
descanso anual costuma ser aproveitado por muitos para a realização de viagens.
Para quem quer evitar contratempos, no entanto, vale observar algumas
recomendações.
Em primeiro lugar, cuidado com o que mais afeta os consumidores, o bolso. Ao
selecionar o destino, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
sugere que o interessado faça uma pesquisa prévia de preços.
É importante adequar o roteiro com o orçamento, podendo fazer isso sozinho ou
contando com a ajuda de uma agência de turismo. Caso opte pela ajuda de uma
agência, lembre-se que é possível checar a idoneidade da agência através do
Procon ou acessando o portal do Cadastur, sistema que permite consultar se uma
determinada empresa está legalizada e apta para prestar serviços turísticos no
Brasil.
Agência de viagens
O Idec avalia que os pacotes de viagens, oferecidos pelas agências, são,
sim, uma boa opção, principalmente pela economia e comodidade que oferecem. Os
pacotes incluem hospedagem, transporte, alimentação, traslados e guias, tudo
pronto para o interessado. Mas de todo modo, apesar do conforto, é interessante
que o consumidor pesquise e cheque as informações com cuidado.
Após escolhido o pacote e efetivado o pagamento, a empresa contratada deve
fornecer as passagens com data de saída e chegada, bem como todos os
comprovantes de reserva referentes a hotéis e translado.
É importante ter atenção também ao contrato firmado com a agência, observando
se ele não possui cláusulas abusivas que permitam, por exemplo, a mudança de
itens do pacote contratado, como reservas de hotéis. Veja ainda se em caso de
desistência haverá a cobrança de multas e sempre lembre de guardar todos os
comprovantes de pagamentos e panfletos relacionados com os pacotes adquiridos,
pois podem servir de provas futuramente.
O advogado do Idec, Flavio Siqueira Junior, ressalta que as agências de
viagens devem garantir o que foi vendido dentro do pacote. No caso de
divergências, entre o serviço contratado e o que foi apresentado, o consumidor
deve apresentar uma reclamação formal contra a empresa, exigindo ou acomodação
com qualidade equivalente ou abatimento proporcional do valor pago.
Entrar em contato com a empresa é a primeira ação que o consumidor pode
tomar. Se isso não surtir efeito deve-se procurar o Procon da cidade, que
tentará solucionar o problema. Em último caso ainda é possível entrar na
justiça, orienta o advogado do Idec.
Para onde eu vou?
O destino também faz parte das questões cruciais, que vão definir um período
maravilhoso de um nem tanto. Pesquise, então, o máximo de informações sobre o
local que pretende visitar. Algumas regiões, por exemplo, em períodos de chuvas,
característica clássica do final do ano, estão sujeitas a enchentes e
desabamentos.
Vale também buscar por opiniões de pessoas que já visitaram o destino
escolhido, você pode questionar sobre o roteiro, indicações de restaurantes,
lojas para compras e o que realmente vale a pena fazer e o que não.
A internet também é uma ferramenta que pode auxiliar os interessados nessa
busca. Há uma grande variedade de sites especializados em turismo, que
concentram opiniões de viajantes de várias partes do mundo.