A comunicação interna é fundamental para que os colaboradores sintam-se
integrados ao negócio. Porém, é preciso que a organização adote um meio de
comunicação que se enquadre à sua realidade. Listo abaixo, alguns canais de
comunicação acessíveis para empresas de vários segmentos e que não exige grande
investimento de verbas e são eficazes.
1. Murais:Semelhante a um quadro de avisos. Devem ser atualizados e colocados em locais
de grande circulação como, por exemplo, refeitórios.
2. Jornais impressos:Podem ter apenas quatro páginas, contando com a capa. O conteúdo usa uma
linguagem simples e textos curtos para estimular a leitura. O recurso de imagens
é indispensável para a diagramação.
3. Boletim Informativo:Canal mais formal. Pode ser impresso ou distribuído para o mailing
corporativo. Contém informações sobre a empresa e até conteúdo para
desenvolvimento dos profissionais.
4. E-mails oficiais:O e-mail é um dos recursos mais populares. Entretanto, para ser reconhecido
como uma comunicação oficial é preciso que tenha uma frequência pré-definida de
envio aos colaboradores e, de preferência, seja emitido pelo presidente da
empresa.
5. Caixa de sugestões:É aconselhável que seja de madeira, para maior durabilidade e evitar
"violação". Através de formulários os funcionários apresentam sugestões,
comentários e até denúncias sobre fatos que comprometam a empresa.
6. Reuniões periódicas:Geralmente ocorrem entre gestores e equipes. Fortalece a comunicação "face a
face" e alguns feedbacks podem ser dados rapidamente aos funcionários.