Carro / Veículo - Amortecedores recondicionados: o barato que pode sair caro
Usar peças recondicionadas na hora de fazer a manutenção do
carro pode ser uma boa pedida em alguns casos, já que implicam em uma economia
significativa. É preciso, no entanto, ter cuidado extra com fatores como
segurança e garantia para não acabar pagando mais caro no fim.
Segundo informações da Agência AutoInforme, esse pode ser o caso do amortecedor.
A peça é responsável pela estabilidade do automóvel ao minimizar os efeitos do
contato entre chão e pneu.
Desgaste dos pneus
Assim, uma peça usada que tenha sido apenas limpa e repintada, como
especialistas afirmam ser de costume, pode apresentar diversos problemas de
funcionamento. A própria garantia mostra isso: enquanto a garantia de um
conjunto de amortecedores novo é de dois anos e meio, a de um recondicionado é
de apenas seis meses, em média.
Um amortecedor com desempenho reduzido aumenta o desgaste do pneu e o risco de
acidentes, como derrapagem. No fim, a diferença de preço (em torno de R$ 100)
acaba não valendo a pena. O amortecedor recondicionado gasta mais os pneus, que
ficam com menos aderência. Além de colocar sua segurança em risco, é possível
que incorra em gastos adicionais de manutenção do carro.
|