Vendas - Consultor desvenda o profissional do passado, de hoje, e do futuro!
O vendedor do passado estava diante de um consumidor que detinha pouca
informação sobre o produto e sequer sabia quais eram os seus direitos como
comprador. O cenário, hoje, é diferente e exige do profissional da área uma
preparação muito maior para poder lidar com o cliente.
De acordo com o consultor e professor de MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas),
Cláudio Tomanini, devido à elevada demanda e à baixa concorrência, o setor de
vendas atuava com profissionais pouco especializados. "Não existia a preocupação
com a concorrência direta ou indireta".
O agora: foco em nichos de mercado
O consultor afirma que, hoje, é preciso analisar a concorrência, partindo para a
atuação cada vez mais focada em nichos, e planejar. "A área de marketing surgiu
com o desafio de planejar, delinear e integrar, o que não existia. Era mero
setor de propaganda", explica.
Sobre como desbancar a concorrência, Tomanini diz que as empresas, e os
profissionais, devem descobrir os pontos fortes e fracos e, de posse dessas
informações, traçar suas estratégias de atuação no mercado-alvo, preparando sua
equipe de vendas.
O futuro: tempo de percepções
"Espera-se que ele transforme a venda em uma experiência memorável para o
cliente e consiga destacar o que realmente agregará valor a ele: a percepção".
Iniciativa, motivação, atenção, organização e atualização serão exigidos com
mais afinco. "No futuro, o vendedor será um gestor não só de seus resultados e
carteiras de cliente, mas também da sua capacidade produtiva em todas as suas
abordagens: gestão ambiental, responsabilidade social e outros".
Empresa do futuro
Para as empresas, fica a função de incentivar esses profissionais, por meio de
palestras, por exemplo. A empresa não deve avaliar somente o resultado
financeiro ou o volume de suas vendas, mas também a retenção de clientes,
captação de clientes que geram mais rentabilidade e outras atitudes do
empregado.
A empresa do futuro deverá ser procurada pelo cliente. "Já o profissional de
vendas deverá ter cada vez mais o exato perfil da empresa que representa, ou
ainda mais, do produto que comercializa. Mas esse futuro precisa começar já!".
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