Trabalho, trabalho e mais trabalho, mas e o feedback? Um dos elementos
fundamentais para o jovem em início de carreira é a avaliação frequente das suas
tarefas, pois esta ainda é a única forma de alinhar o trabalho desenvolvido com
o que de fato estão esperando de você.
Marshal Raffa, gestor de recursos humanos da Ricardo Xavier, empresa
especializada na área de RH, reconhece que, atualmente, muitas empresas deixam o
feedback de lado, alegando falta de tempo. No entanto, a avaliação é importante
para os dois lados e é o que vai servir como referência para o desenvolvimento
do trabalho.
Entendida sua importância, antes de mais nada, o jovem profissional precisa
ter consciência que avaliação do seu trabalho não é algo ruim. Apesar das
críticas negativas que possa receber, são justamente elas que vão ajudá-lo a
melhorar, e, consequentemente, se destacar dentro da corporação.
Acompanhamento
Raffa também observa outra falha importante nesse processo de avaliação.
“Muitos gestores dão feedback pontuais sem se preocupar com o acompanhamento”,
afirma. De acordo com o gestor, é improdutivo apenas levantar as questões, mas
não fazer um acompanhamento delas.
Para que o profissional se desenvolva de fato, ele precisa saber o que faz
bem e aquilo que não tem domínio, ou apresenta algumas falhas. Constatados os
problemas é preciso acompanhar a evolução, para verificar se o que foi dito
também foi entendido e se está no caminho certo.
Como só o acompanhamento vai dizer se está havendo ou não uma evolução no
desenvolvimento das tarefas, é primordial que o feedback tenha um periodicidade
pré-determinada. Quinzenalmente, mensalmente, bimestralmente, isso quem vai
definir é o gestor, mas é importante lembrá-lo.
E se eu não concordar?
Não há nada de errado em não concordar com a avaliação que estão fazendo
sobre o seu trabalho. Contudo, muito cuidado com a forma que você vai lidar com
isso. Saiba que nada do que está sendo dito deve ser levado para o lado pessoal,
a intenção do seu chefe é que você melhore, se aperfeiçoe e siga em frente.
Uma sugestão interessante é deixar claro para o gestor os pontos com os quais
você não está de acordo e pedir um tempo. Isso mesmo, peça um tempo de uma
semana para refletir sobre o que foi dito. Muitas vezes, quando recebemos uma
crítica, não temos a capacidade de julgá-la na hora, e, se formos argumentar,
podemos sair perdendo.
Volte para sua mesa e continue seu trabalho normalmente, mas agora, não tire
da cabeça aquilo que foi dito. Depois de uma breve reflexão você pode se
surpreender, percebendo que na realidade ele tinha razão e era você quem não
estava enxergando direito.
Cobre a avaliação
Muitas empresas não têm uma política de avaliação, ou seja, fica a critério
do gestor fazer ou não fazer os feedbacks. Se sua empresa for uma delas, a
recomendação do gestor da Ricardo Xavier é que o profissional converse com seu
gestor e solicite uma avaliação.
Vale ressaltar que feedback é para ser feito pessoalmente, e-mail é uma forma
muito fria para ser usado para este fim. Mesmo porque, se já é complicado fazer
com que as pessoas entendam o que queremos dizer quando estamos cara a cara com
elas, isso fica ainda mais difícil por meio de um computador.