Vender ... Vender e vender mais .... Esta é a frase que
passa na cabeça de milhões de vendedores e empresários em geral... Como vender
mais? Como alcançar resultados melhores com tanta concorrência? São questões que
perturbam esses profissionais.
A era do tirador de pedido acabou! Não basta ter um
produto de Qualidade! Os consumidores estão cada vez mais exigentes! E demandam
uma nova postura das empresas e principalmente do Profissional de Vendas!
O vendedor é o elo de ligação entre a empresa e o
cliente, logo a qualidade deste elo esta atrelada à qualidade do Profissional de
Vendas. O vendedor deve ter orgulho de sua profissão, pois ele é responsável
pela captação dos clientes e conseqüentemente, gerando as receitas da empresa.
Diante deste cenário o Profissional de Vendas deve buscar constantemente
desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes vencedoras. Um fator decisivo
para o sucesso em vendas é identificar as necessidades do cliente, e mais que
isso oferecer soluções e resultados aos seus clientes.
Responda rápido, qual é o seu diferencial como vendedor?
Quem é Você? O que você e sua empresa fazem? O que você faz para descobrir as
necessidades de seus clientes? Pare e reflita por alguns instantes ... Está
satisfeito com as respostas? E com os seus resultados?
O vendedor competente deve desenvolver conhecimentos
técnicos conhecer bem a empresa e o mercado que atua, bem como o cliente, os
produtos e serviços que comercializa e principalmente conhecer a si mesmo...
Buscar constantemente o seu desenvolvimento, ser paciente mais persistente,
franco, honesto, ético. Cumprir o prometido! Ter a mente aberta, Inovar, ser
comunicativo, ter iniciativa e fazer acontecer! Reclamar e inventar desculpas
para tudo é mais fácil, mas não é a solução! Motivação, ou seja, Motivos
que levam a ação! Ter objetivos, metas,
FOCO, disciplina, organização e fazer o FOLLOW-UP (acompanhamento). Faz toda a
diferença!
Tenha uma atenção especial com pré venda e PRINCIPALMENTE
com o pós Venda, remova todos os tipos de pré-conceito, desenvolva laços de
relacionamento com o seu cliente, tenha empatia, coloque-se no lugar dele!
Estudar e aprimorar conhecimentos e habilidades sobre
técnicas de vendas, negociação, conhecer os direitos do Consumidor, além de
buscar compreender os fatores comportamentais do consumidor. Podem oferecer um
grande diferencial! Entender que diferentes clientes demandam abordagens
diferentes, pois possuem necessidades diferentes, estamos na era do marketing um
a um, onde cada cliente deve ser tratado de forma impar, singular, afinal de
contas todos nós somos seres únicos, e merecemos ser tratados de forma
diferenciada. Use a tecnologia, passe e-mails para os seus clientes, crie um
banco dados do seu cliente, e desenvolva o relacionamento, use o conceito de CRM
Customer Relationship Management, ou Marketing de Relacionamento com o
cliente, ou ainda Gerenciamento do Relacionamento com o cliente.
Conhecimentos de Marketing e Comunicação fazem
necessários e podem representar uma grande vantagem competitiva, que um bom
profissional de vendas deve conhecer e aplicar no seu cotidiano.
Para melhores resultados a solução é a Profissionalização
dos Profissionais dos de Vendas.
Volte para sala de aula, faça cursos, especializações,
troque experiências com amigos, leia bons livros, revistas, utilize a internet.
Surpreenda o seu cliente! Mas faça isso agora ... Porque
conhecimento sem atitude é como um lago sem água! Faça acontecer!
Tornar-se um grande vendedor depende principalmente do
próprio vendedor ! A porta deve ser aberta por dentro! Querer é poder! Faça
acontecer! Para resultados diferentes, faça algo Diferente!