Carreira / Emprego - Veja dicas de consultora para tornar seu espaço de trabalho elegante
As empresas têm adotado o sistema de estações de trabalho, para que os
colaboradores se sintam em um espaço razoavelmente particular, mas convivendo
entre si. E cada espaço torna-se revelador da personalidade de seu dono, por
meio da maneira como ele o organiza e o decora.
Entretanto, mostrar sua personalidade é interessante, desde que respeitados
certos limites. É comum entrar em um escritório com várias estações e enxergar,
de longe, alguns exageros. Não há problema em ser autêntico, mas, sim, em expor
intimidades. Mantenha sua privacidade na empresa.
Pensando nessas premissas, a consultora de etiqueta corporativa Renata Mello
elaborou algumas dicas para não errar. "Quem trabalha o dia todo numa empresa
gosta de personalizar seu espaço. Isso colabora para o bem-estar do funcionário.
Porém, esta personalização, com critério, pode deixar o local agradável, sem
revelar informações desnecessárias a respeito da intimidade, vida pessoal ou
preferências de seu dono", esclarece.
Por exemplo, se você é do tipo que gosta de pelúcias, plantas e fotos, atenção!
Utilizar esses objetos de forma inadequada pode expor detalhes da vida pessoal,
sem você perceber. Além do mais, elegância também é perceptível no visual, não
apenas em atitudes, segundo a especialista.
Mesa de trabalho
Leia as dicas da consultora de etiqueta corporativa:
- Como a mesa de trabalho não é exatamente sua, mas um lugar da empresa
cedido a você, evite acumular coisas demais sobre ela. Além de passar uma
impressão mais organizada, e de não-acúmulo de coisas inúteis e de papéis,
na hora de mudar de área, de departamento ou de andar, você terá menos
trabalho para carregar tudo. Seja econômico na hora de escolher objetos para
colocar sobre a mesa. Procure deixá-la sempre organizada, mesmo que os
papéis sejam inevitáveis;
- O excesso de bichinhos de pelúcia também pode demonstrar infantilidade
ou excesso de romantismo. Quer uma dica importante? Se quiser deixar um
bichinho pequeno, ainda vai lá, mas que seja para enfeitar. Nunca pare o seu
trabalho para ficar mexendo no seu ursinho. Se não conseguir se controlar,
prefira deixá-lo em casa ou em cima da sua cama;
- Também é necessário cuidado com o tamanho de plantas. Sua baia de
trabalho não pode se transformar em um jardim. Plantas são bem-vindas. Mas
nada de exageros no tamanho do vaso e da planta. Melhor que não tenham
perfume, pois algumas pessoas são alérgicas. E dê preferência para as
pequenas. Atenção: se for sair de férias, não a deixe morrendo na mesa.
Passa a sensação de irresponsabilidade e falta de sensibilidade. Afinal,
estamos falando de um ser vivo;
- Fotos pessoais de biquíni ou de sunga em uma praia linda, ou com o novo
namorado(a), podem expor a sua vida pessoal e dar direito aos colegas de
participarem dela, fazendo comentários deselegantes e indiscretos;
- Se gosta de expor fotos de filhos, namorados ou marido, é recomendável,
caso você trabalhe recebendo clientes externos, deixar as fotos dentro de
uma gaveta. Dessa forma, quando der saudades, você dá uma olhada! Caso
trabalhe recebendo apenas clientes internos, coloque apenas um
porta-retrato. É o bastante;
- Mulheres, cuidado com maquiagens, produtos de higiene, esmaltes, lixas
de unha e bijuterias expostas na mesa. Reserve uma gaveta para colocar suas
coisas pessoais. Não confunda seu quarto com sua estação de trabalho;
- Homens, cuidado com flâmulas e bandeiras de times de futebol, revistas
masculinas, xícaras sujas, copos usados, CDs e remédios sobre a mesa.
Reserve uma gaveta para colocar esses objetos pessoais.
|