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Negócios / Empreendedorismo - Fé e Confiança no Empreendedorismo 

Data: 30/05/2007

 
 

confianca.JPGA personalidade do empreendedor é um dos fatores decisivos nos resultados de um novo negócio. De forma geral, é importante ter confiança em suas habilidades e ter uma paixão pelo negócio. No entanto, existem armadilhas que podem tornar a confiança algo negativo para a atividade.

O mesmo acontece com a fé no negócio. Mesmo que você tenha confiança em suas habilidades e seu conhecimento, precisa acreditar que aquilo pode dar certo e que é possível ganhar dinheiro com sua idéia empreendedora.

Quando estiver pensando em suas crenças em relação a sua atividade empreendedora, avalie se não está sendo afetado por um dos seguintes problemas:

CONFIANÇA

  • Excesso de Confiança: se você tem uma confiança cega na sua capacidade de fazer o negócio dar certo, pode estar pulando etapas importantes na sua preparação. Avalie se sua confiança está baseada em um estudo detalhado do negócio no qual você está entrando.
  • Falta de Confiança: quem não acredita em sua capacidade ficará limitado. Defina desafios que você pode ir superando aos poucos para que comece a confiar mais em suas habilidades e aprendizado.
  • Confiança Falsa: você pode ter muito conhecimento e experiência, mas talvez não seja aplicável ao negócio que você está começando. Outro tipo de confiança falsa é acreditar que bons resultados passados são uma indicação de sucesso futuro.

FÉ:

  • Excesso de Fé: o efeito é o mesmo que no excesso de confiança. Não acredite que tudo dará certo sem que você veja um caminho e tenha um plano para chegar lá.
  • Falta de Fé: as dificuldades aparecerão. Isto é um fato em todo negócio. Seu esforço e dedicação são a peça chave para superar os problemas, e você não deve ver nenhuma situação como impossível de contornar.

Estes erros de atitude do empreendedor são tão decisivos que podem significar o sucesso ou a morte do negócio. A maior parte das decisões serão tomadas em base às crenças e premissas do líder do negócio. Por mais que ele seja objetivo e busque dados para a decisão, o fator psicológico sempre estará presente.

Uma forma de avaliar se precisa ajustar suas atitudes é pedindo a opinião de terceiros. No entanto, tenha cuidado. A opinião que conta é a de outros empreendedores que já possuem mais experiência que você e já passaram pelas dificuldades de começar um negócio. Evite dar ouvidos a qualquer um que critique suas idéias, mas nunca teve uma iniciativa empreendedora na vida.

Saiba dosar a confiança e a fé, elas são uma importante base psicológica para que você consiga executar seu plano de negócios. No entanto, lembre-se que um pouco de medo é sempre bom para manter o pé no chão.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :