A
personalidade do empreendedor é um dos fatores decisivos nos resultados de um
novo negócio. De forma geral, é importante ter confiança em suas habilidades e
ter uma paixão pelo negócio. No entanto, existem armadilhas que podem tornar a
confiança algo negativo para a atividade.
O mesmo acontece com a fé no negócio. Mesmo que você tenha confiança em suas
habilidades e seu conhecimento, precisa acreditar que aquilo pode dar certo e
que é possível ganhar dinheiro com sua idéia empreendedora.
Quando estiver pensando em suas crenças em relação a sua atividade
empreendedora, avalie se não está sendo afetado por um dos seguintes problemas:
CONFIANÇA
- Excesso de Confiança: se você tem uma confiança cega na
sua capacidade de fazer o negócio dar certo, pode estar pulando etapas
importantes na sua preparação. Avalie se sua confiança está baseada em um
estudo detalhado do negócio no qual você está entrando.
- Falta de Confiança: quem não acredita em sua capacidade
ficará limitado. Defina desafios que você pode ir superando aos poucos para
que comece a confiar mais em suas habilidades e aprendizado.
- Confiança Falsa: você pode ter muito conhecimento e
experiência, mas talvez não seja aplicável ao negócio que você está
começando. Outro tipo de confiança falsa é acreditar que bons resultados
passados são uma indicação de sucesso futuro.
FÉ:
- Excesso de Fé: o efeito é o mesmo que no excesso de
confiança. Não acredite que tudo dará certo sem que você veja um caminho e
tenha um plano para chegar lá.
- Falta de Fé: as dificuldades aparecerão. Isto é um fato
em todo negócio. Seu esforço e dedicação são a peça chave para superar os
problemas, e você não deve ver nenhuma situação como impossível de
contornar.
Estes erros de atitude do empreendedor são tão decisivos que podem significar
o sucesso ou a morte do negócio. A maior parte das decisões serão tomadas em
base às crenças e premissas do líder do negócio. Por mais que ele seja objetivo
e busque dados para a decisão, o fator psicológico sempre estará presente.
Uma forma de avaliar se precisa ajustar suas atitudes é pedindo a opinião de
terceiros. No entanto, tenha cuidado. A opinião que conta é a de outros
empreendedores que já possuem mais experiência que você e já passaram pelas
dificuldades de começar um negócio. Evite dar ouvidos a qualquer um que critique
suas idéias, mas nunca teve uma iniciativa empreendedora na vida.
Saiba dosar a confiança e a fé, elas são uma importante base psicológica para
que você consiga executar seu plano de negócios. No entanto, lembre-se que um
pouco de medo é sempre bom para manter o pé no chão.