Carreira / Emprego - Faz apresentações? Slides devem jogar a seu favor, e não contra!
O consultor sênior do Instituto MVC, Fernando Andrade, propõe um questionamento:
"alguma vez você já terminou uma apresentação com a sensação de que as pessoas
nada entenderam; de que elas dormiram; de que não conseguiram acompanhar sua
mensagem pela rapidez na apresentação dos slides; ou de que os slides não
refletiam o que você estava querendo comunicar?
"Você tem idéia de quantos slides deveria mostrar em uma apresentação de 30
minutos?", continua sua indagação. Segundo ele, normalmente, slides mal
elaborados em apresentações empresariais representam um grande desperdício.
"Desperdício de tempo, porque as apresentações são muito longas e as pessoas
prefeririam estar em qualquer outro lugar, menos ali na frente daquele telão.
Desperdício de oportunidades, porque um slide bem feito deveria ser uma ótima
ferramenta de argumentação e exposição de idéias, mas nem sempre isso acontece.
E desperdício de motivação, já que uma boa apresentação, uma apresentação de
fato eficaz, deveria fazer as pessoas agirem! E o máximo de reação normalmente é
uma consulta ao relógio".
O que deve ter nos slides
De acordo com Andrade, ao criar slides eletrônicos, o profissional preciso levar
em conta três pontos igualmente importantes: conteúdo, layout e apresentação.
Veja as dicas elaboradas por ele:
- Conteúdo: aqui, menos é mais! Uma boa apresentação deve ter
pouquíssimos slides. Dez é um bom número, qualquer que seja a duração da
apresentação! Ninguém agüenta ficar olhando muito tempo para um telão. Se
sua reunião/aula/debate durar muito tempo, digamos 4 ou 8 horas, poupe os
olhos da platéia. Crie dinâmicas, converse, debata! O primeiro slide deve
ser impactante. O último, inesquecível.
Você quer estruturar bem sua apresentação? Não comece pelos slides, rascunhe
em papel ou digite os tópicos principais que precisa abordar. E também os
objetivos que precisa atingir. Só aí pense em criar seu primeiro slide.
Um bom slide deve exibir no máximo seis informações, pois deve ser lido em
até 9 segundos. É como se fosse um outdoor, você precisa ler tudo
rapidamente enquanto passa de carro por ele. Em vez de frases, use
palavras-chave. Elas auxiliam o apresentador a se lembrar do que falar e -
mais importante - facilitam a memorização, pela platéia, dos conceitos mais
importantes.
Não corra o risco de ser insistente e chato, não fique repetindo o título da
apresentação em todos os slides. Ora, se ali pelo terceiro ou quarto slide
ninguém souber o assunto de sua apresentação, tem algo errado, concorda?
Título deve aparecer só no primeiro slide, o de abertura. E talvez no
último! Além do mais, sem o título, seu slide fica mais perto do limite
recomendado de seis informações por slide.
- O layout: Slide não foi feito para ser lido, mas para ser visto.
Prefira figuras ou gráficos, evite tabelas e planilhas! Ninguém consegue ler
aqueles números minúsculos que muitos insistem em exibir! Não use marcadores
(bullets), experimente colocar as informações em AutoFormas. Não use letras
maiúsculas. Nem em títulos! A não ser quando você queira mesmo chamar a
atenção sobre um assunto muito importante. Prefira fontes redondas, como
Verdana, Arial ou Tahoma. Esqueça o Times New Roman, que dificulta a leitura
em telão. Você sabia que o Verdana foi criado especialmente para telas e
telões?
Letras pequenas? Jamais! A fonte em um slide deve ter no mínimo 18pt. Mas
este é um tamanho que você deveria usar poucas vezes. Que tal usar fonte 30
ou 40? Muito grande? Na verdade não, experimente! Até porque seus slides
daqui para frente terão pouco texto, não é mesmo?
Use e abuse de espaços em branco. Slides limpos proporcionam excelentes
resultados. Deixe o layout falar. Em vez de tradicionais ":", experimente
negritos e tamanhos diferentes de palavras para separar título e detalhes,
por exemplo. A TV tem horário nobre? O slide também tem! Não horário
propriamente dito, claro, mas o local que todos enxergam primeiro: o canto
superior esquerdo. É lá que devem ficar as informações mais importantes!
- A apresentação: Anime a platéia, anime os slides! Mas, cuidado,
ninguém agüenta mais aquelas animações primárias do tipo título que entra
correndo ao som de um carro freando. Ou uma palavra entrando com piruetas no
slide. Em vez disso, use animações de contexto, que ajudam na exposição de
idéias.
Exiba os elementos do slide por partes. Considere ocultar, e não esmaecer,
os elementos já abordados, assim a platéia fica focada só naquilo que você
está falando no momento. Estimule a participação das pessoas. Prepare slides
que criem oportunidades de interação. Nunca, jamais, leia o que está escrito
no slide. A platéia sabe ler! Dê um tempo para que ela leia tudo antes e só
depois converse sobre o que foi lido. Apresentadores que insistem em ler
slides estão subliminarmente dizendo que a platéia não sabe ler. E você não
vai querer passar esta mensagem, vai?
Fique sempre atento ao tempo da apresentação: nem mais nem menos do que o
planejado. Nada mais ineficaz do que correr no final só para exibir os
slides restantes. Ou acabarem os slides e você ficar sem assunto...
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