Por mais que uma pessoa seja considerada flexível, paciente, assertiva,
haverá um momento em sua vida em que ela vai deparar-se com um momento de
conflito, inclusive no meio organizacional. Isso é normal, afinal, nas empresas
existem pessoas com opiniões, visões, paradigmas completamente diferentes. Mas,
isso não significa que quando uma divergência surge no trabalho, os
profissionais vão calçar luvas de boxe e entrar em um ringue. Pelo contrário,
quando o conflito surgir é possível resolvê-lo, mas para isso é preciso saber
lidar com ele. A seguir encontram-se algumas sugestões que podem ser adotadas
pelos profissionais dos mais variados níveis hierárquicos.
1 - Muitos conflitos deixam de ser solucionados, porque as
pessoas negam-se a dar o primeiro passo de ter um diálogo com o colega em que as
divergências tornaram-se acentuadas.
2 - Caso você tome a iniciativa de conversar com a outra
parte envolvida no conflito, lembre-se de ser transparente com a pessoa e fale o
que realmente pensa sobre a situação em que ambos envolveram-se e seu ponto de
vista.
3 - No diálogo, considere que a outra parte também quer e
precisa ser ouvida. Não existe quem seja o "dono da verdade". Por isso, vá
disposto a ser um bom ouvinte e considerar os valores e a visão que o outro tem
sobre o fato.
4 - Muitas vezes, o início de uma conversa é prejudicado
porque as pessoas não têm a sensibilidade para falar de forma ponderada, calma,
madura. Quem não consegue falar e está disposto a ouvir na mesma proporção só
agravará a situação.
5 - Se em algum momento da conversa surgir agressividade, a
alternativa é retornar o diálogo em outro momento. Com "cabeça quente" a
situação só tende a piorar.
6 - Depois que a conversar for concluída, reflita sobre o
que foi dito por você e a outra parte. Pondere as observações da outra pessoa,
pois mesmo sem perceber algumas ações suas podem contribuir significativamente
para uma situação constrangedora.
7 - Quando uma boa conversa não resolve o conflito, é o
momento de comunicar o que está acontecendo ao gestor. Esse, por sua vez, deverá
ouvir as duas partes e procurar solucionar o caso, para que a situação não se
agrave e acabe prejudicando o clima organizacional.
8 - Lembre-se que as pessoas estão em constante processo de
transformação e você não é uma exceção. Quem sabe não seja o momento de rever
determinados conceitos, paradigmas, convicções e partir para uma mudança
comportamental?
9 - Não dê ouvidos a fofocas que envolvam você e o colega
envolvido no conflito. Muitas vezes, o que poderia ser solucionado através de
uma conversa termina transformando-se em uma bola de neve, porque outras pessoas
se envolvem na história.
10 - Quando em algum momento de sua vida, o conflito bater à
porta não finja que ele não existe. Como o velho ditado diz: "não tape o sol com
a peneira". Se alguém pensa que pode fugir de um problema, pode até minimizar a
situação temporariamente. Mas, quando tudo vir à tona as consequências podem ser
mais sérias. Por essa razão, não fuja do conflito. Enfrente a situação de
frente, mas com equilíbrio emocional.