Talvez o conceito de educação financeira pareça um tanto abstrato à primeira
vista. Entretanto, uma olhada atenta para o assunto revela que existem algumas
atitudes bastante específicas que podem ensinar às pessoas, independente da
idade, a terem uma relação saudável com o dinheiro que ganham.
Conhecidas, estas ações colaboram para que os problemas decorrentes de uma má
administração do orçamento não se tornem um empecilho, obstruindo a busca por
outros valores mais importantes que o dinheiro em si.
Em seminário realizado pelo Coremec (Comitê de Regulação e Fiscalização dos
Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização),
para discutir estratégias educacionais específicas ao tema, a consultora Cássia
D'Aquino traçou panorama de atitudes que podem ser estimuladas através da
educação financeira.
Informações
Para Cássia, a primeira atitude a ser estimulada por meio de estratégias de
educação em finanças é a identificação de alternativas para diferentes escolhas,
principalmente relacionadas a como gastar ou investir o dinheiro que se tem.
O alicerce para discernir as alternativas de escolhas é o segundo passo e
envolve a capacidade de coletar as informações que alimentarão as escolhas a
serem feitas.
Raciocínio canalizado
Uma característica comum do cidadão financeiramente mal instruído é que ele é
controlado pelas circunstâncias e desdobramentos de suas atitudes. A educação
financeira pretende inverter essa relação, conferindo ao indivíduo a capacidade
de assumir o controle sobre sua própria relação com o dinheiro e com os gastos.
Grande parte dos problemas com o orçamento é gerado por um binômio: o
descontrole ao gastar e a dificuldade em lidar com situações difíceis que a
falta de controle promove. Pois, segundo Cássia, educar financeiramente envolve
também treinar e orientar o raciocínio no sentido de encontrar soluções para os
problemas.
Unindo as pontas
A consultora destaca que educação financeira não se trata apenas de instruções
relativas à maneira de gastar, mas também sobre o outro extremo: como ganhar o
dinheiro. Um dos conceitos fundamentais destacados por Cássia é a procura pela
eficiência e resultados produtivos, tanto no trabalho individual, quanto em
grupo.
De mãos dadas com esta idéia vem a concepção de que o dinheiro significa apenas
a recompensa por um esforço produtivo realizado. E completando o tripé, a pessoa
bem educada em finanças pode identificar a ética como condição fundamental para
o ganho e o uso do dinheiro.
Ação estratégica
O seminário do qual a consultora e educadora financeira Cássia D'Aquino
participou é um dos esforços de um grupo de trabalho do Coremec, encabeçado pela
CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Banco Central e Susep (Superintendência
de Seguros Privados).
Para promover a educação financeira o grupo vem implantando uma página na
internet (www.vidaedinheiro.gov.br) com o objetivo de coletar experiências
nacionais e internacionais bem-sucedidas na instrução quanto aos cuidados com o
orçamento. Um dos focos do grupo é a promoção de atividades educativas nas
escolas, as quais já estão em discussão junto ao MEC (Ministério da Educação).