Carreira / Emprego - Processo de mudança deve levar em conta aspectos humanos
"Para mudar, não basta criar o melhor plano estratégico e tático. Para
conseguir os resultados desejados, é preciso compreender profundamente o aspecto
humano da gestão de mudanças", explica a jornalista Alessandra Assad, autora do
livro "Atreva-se a mudar: como praticar a melhor gestão de pessoas e processos".
Segundo explicou, mesmo com um plano detalhado da mudança, a liderança não
conseguirá alcançar seus objetivos se não chegar ao nível de cada um de seus
funcionários. Para isso, porém, não há uma fórmula mágica. No entanto, existem
alguns princípios que devem ser seguidos.
Os dez princípios
Alessandra cita os dez princípios elaborados por John Jones, Matthew Calderone e
DeAnne Aguirre, para lidar melhor com o aspecto humano da mudança. O primeiro
deles é "Cuidar das pessoas de maneira sistêmica", sem deixar com que se sintam
inseguras com a chegada de novidades e pessoas desconhecidas.
Como os líderes são as pessoas buscadas quando surgem dúvidas, eles devem ser os
primeiros a saber sobre o processo de mudança. "Comece por cima", para poder dar
apoio, força e direção. Mas, à medida que o tempo passa, a mudança chega aos
vários níveis hierárquicos e, neste momento, é preciso "Envolver todos os
escalões".
Quando se envolve todos os funcionários, porém, surgirão questionamentos, o que
é totalmente normal. "Prepare a justificativa formal". Isso significa esclarecer
as dúvidas. "A articulação de uma justificativa formal para a mudança e a
elaboração de uma declaração de visão por escrito são oportunidades inestimáveis
para criar ou incentivar o alinhamento da equipe de líderes".
Outra atitude a ser tomada é "Estimular o senso de propriedade", o que significa
que os líderes devem adquirir um senso que os leve a assumir a responsabilidade
pela mudança efetiva em todas as áreas em que tenham influência e controle.
Comunicação aberta
Um aspecto que não deve ser deixado de lado é "Transmitir a mensagem", mas de
maneira reforçada, sendo diversificado e redundante. Além disso, peça um
feedback e sugestões. "Avaliar o cenário cultural" é outro princípio
fundamental, já que compreende a fiscalização do comportamento dos funcionários.
Ainda é preciso "Tratar abertamente da cultura da organização", fazendo com que
os funcionários compreendam qual é o pensamento, as atividades, as regras e os
conceitos da empresa.
Todo o processo de mudança pode trazer consequências inesperadas e o que deve
ser feito é "Preparar-se para isso". Faça novas avaliações, inclusive em relação
ao comportamento dos funcionários, para evitar a desmotivação.
Por último, mas não menos importante, "Fale com as pessoas", as quais passam a
maior parte do seu dia no trabalho e precisam saber o que ocorre neste ambiente.
"Os líderes de equipe devem ser ao máximo sinceros e explícitos", finaliza
Alessandra.
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