Como agir - Desentupidoras - Cuidados para não entrar pelo cano (Contratar uma desentupidora é mais complicado do que se imagina)
Cuidados para não
entrar pelo cano
Contratar uma desentupidora - e ficar satisfeito com seu serviço - é mais
complicado do que se imagina. Falta de orçamento, cobrança indevida e má
qualidade têm sido as reclamações mais freqüentes no Procon-SP. Por isso, antes
de contratar, preste atenção às dicas abaixo.
Mesmo em situações de emergência, a pesquisa e o orçamento são requisitos
básicos e de suma importância antes de contratar o serviço: a pesquisa para
opções de preço e o orçamento, garantia do valor a ser pago.
Ao contatar a empresa, verifique se a visita e o orçamento são cobrados.
Exija o preenchimento de um orçamento do serviço a ser executado, contendo
previsão de todo o material necessário para a desobstrução do local, data de
início e término, valor e condições de pagamento.
Solicite a apresentação de preço fechado. Após aprovado pelo contratante,
este documento só poderá ser alterado mediante livre negociação das partes.
Mantenha consigo o orçamento prévio e a nota fiscal com todos os dados
inerentes ao serviço executado, discriminados detalhadamente. Estes documentos
serão necessários em caso de problemas e dificuldades com a desentupidora
O orçamento deve conter dados sobre a empresa em questão (nome, endereço,
CGC e telefone)
Estas empresas costumam cobrar por metro linear de cabo utilizado e, ao
preencher o orçamento, só configuram o preço do metro, deixando em aberto a
quantidade a ser usada. Como o consumidor não tem noção do quanto de cabo será
necessário para a execução do serviço, também não terá claro o valor final.
Nunca deixe para definir o preço após a efetivação do trabalho.
Outro cuidado importante é não permitir que a empresa inicie os serviços sob
a alegação de só poder fornecer dados para o orçamento após "mexer" no local
obstruído.
Se houver uma planta hidráulica do imóvel, apresente-a ao funcionário da
empresa como forma de facilitar o serviço.
Deve-se ainda, acompanhar toda a operação, observando atentamente o processo
de desentupimento do início ao fim, principalmente no momento do recolhimento do
cabo, conferindo no maquinário a metragem real usada. Não tenha vergonha
de solicitar esclarecimentos quanto ao funcionamento e etapas do trabalho
Ao término do serviço, faça um teste para checar a desobstrução. O Código
de Defesa do Consumidor assegura uma garantia legal de 90 dias para serviços.
Portanto, se o problema persistir, o consumidor tem direito a exigir: reexecução
dos serviços, sem custo adicional e, quando cabível; restituição imediata da
quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do preço.
Procon-SP
Dúvidas e reclamações pelo telefone: 1512
O atendimento pessoal do Procon é feito nos postos do Poupatempo Sé (Praça do
Carmo, s/nº) e do Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 178/256)
É possível consultar o Cadastro de Empresas com Reclamações no Procon
pelo telefone: 3824-0446
|