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Como agir - Desentupidoras - Cuidados para não entrar pelo cano (Contratar uma desentupidora é mais complicado do que se imagina) 

Data: 30/05/2007

 
 

Cuidados para não entrar pelo cano

Contratar uma desentupidora - e ficar satisfeito com seu serviço - é mais complicado do que se imagina. Falta de orçamento, cobrança indevida e má qualidade têm sido as reclamações mais freqüentes no Procon-SP. Por isso, antes de contratar, preste atenção às dicas abaixo.

  • Mesmo em situações de emergência, a pesquisa e o orçamento são requisitos básicos e de suma importância antes de contratar o serviço: a pesquisa para opções de preço e o orçamento, garantia do valor a ser pago.
     
  • Ao contatar a empresa, verifique se a visita e o orçamento são cobrados.
     
  • Exija o preenchimento de um orçamento do serviço a ser executado, contendo previsão de todo o material necessário para a desobstrução do local, data de início e término, valor e condições de pagamento.
     
  • Solicite a apresentação de preço fechado. Após aprovado pelo contratante, este documento só poderá ser alterado mediante livre negociação das partes.
     
  • Mantenha consigo o orçamento prévio e a nota fiscal com todos os dados inerentes ao serviço executado, discriminados detalhadamente. Estes documentos serão necessários em caso de problemas e dificuldades com a desentupidora
     
  • O orçamento deve conter dados sobre a empresa em questão (nome, endereço, CGC e telefone)
     
  • Estas empresas costumam cobrar por metro linear de cabo utilizado e, ao preencher o orçamento, só configuram o preço do metro, deixando em aberto a quantidade a ser usada. Como o consumidor não tem noção do quanto de cabo será necessário para a execução do serviço, também não terá claro o valor final. Nunca deixe para definir o preço após a efetivação do trabalho.
     
  • Outro cuidado importante é não permitir que a empresa inicie os serviços sob a alegação de só poder fornecer dados para o orçamento após "mexer" no local obstruído.
     
  • Se houver uma planta hidráulica do imóvel, apresente-a ao funcionário da empresa como forma de facilitar o serviço.
     
  • Deve-se ainda, acompanhar toda a operação, observando atentamente o processo de desentupimento do início ao fim, principalmente no momento do recolhimento do cabo, conferindo no maquinário a metragem real usada. Não tenha vergonha de solicitar esclarecimentos quanto ao funcionamento e etapas do trabalho
     
  • Ao término do serviço, faça um teste para checar a desobstrução. O Código de Defesa do Consumidor assegura uma garantia legal de 90 dias para serviços. Portanto, se o problema persistir, o consumidor tem direito a exigir: reexecução dos serviços, sem custo adicional e, quando cabível; restituição imediata da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do preço.

     

    Procon-SP

    Dúvidas e reclamações pelo telefone: 1512
    O atendimento pessoal do Procon é feito nos postos do Poupatempo Sé (Praça do Carmo, s/nº) e do Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 178/256)
    É possível consultar o Cadastro de Empresas com Reclamações no Procon pelo telefone: 3824-0446


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    Referência: Guia de bolsa
    Autor: Procon-SP
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :