Vendas - Conhecer para vender
Para competir em uma economia baseada no conhecimento, as empresas começam a
perceber que devem administrar o intangível. Uma das particularidades desse
recurso - o conhecimento - é que ele só existe na forma de um princípio ativo.
Não se trata de acúmulo de informações, embora informações acumuladas estejam em
sua composição. Não se trata de tecnologia, embora tecnologia seja uma
ferramenta indispensável à sua gestão e disseminação.
O conhecimento é o ouro fluido, o Eldorado da nova organização que, todavia, se
transforma em mera miragem quando dissociado do humano. Nunca a humanização dos
recursos foi tão importante como agora, quando o poder das empresas está no
conhecimento que flui em suas veias. Ele brota de fontes humanas, alimentadas de
nutrientes que encontram fora e dentro de seu ambiente, formando um organismo
vivo, fértil e fertilizador. Nunca a empresa precisou ser tão viva para
sobreviver.
Partindo desse princípio devemos utilizar o meio humano disponível e aliar as
vantagens da tecnologia e do treinamento na busca no novo podendo, assim, chegar
ao conhecimento, facilitando e diferenciando empresa e produtos para se manter
competitivo no mercado.
Um bom desempenho exige hoje o desenvolvimento de uma comunicação mais eficiente
para se alcançar um público cansado dos discursos amarelados de tão
convencionais. A palavra continua tendo o poder que sempre teve, porém nunca foi
tão necessário inseminar mentes e corações.
Atender melhor para vender mais. Este é o objetivo do atendimento na
empresa. Em uma época em que a tecnologia concede grande poder ao cliente, é
preciso entender como atender melhor.
A chave para manter e conquistar o cliente está em criar na mente das pessoas
uma experiência de satisfação. Quando a equipe em contato com o cliente consegue
completar a imagem que ele traz incompleta em sua mente, cria-se um
relacionamento que gera satisfação. A partir daí boa parte do negócio está
garantida.
Saber o que o seu cliente deseja, espera, gosta ou odeia é essencial para a
sobrevivência e o sucesso de sua empresa. Entender como detectar as
particularidades do comportamento do cliente, e responder a elas para gerar
retenção e lealdade, é a base de qualquer programa de relacionamento e
fidelização.
No mundo de hoje, o grande número de opções disponíveis para o cliente, e a
similaridade entre produtos, cria um ambiente de competição acirrada. Em um
ambiente assim, somente alcançarão o sucesso as empresas que oferecerem uma
composição de produtos e serviços visando relacionamentos de longo prazo.
Em um mercado em constante mutação, é importante que os empresários entendam que
precisam também mudar a maneira como se relacionam com o mercado. As pessoas
mudaram o modo de comprar, mas nem todas mudaram o modo de vender.
Assim, planeje, pense, se necessário for reestruture as ações de sua companhia,
treine seus cartões de visita (representantes de vendas). Vendedores
despreparados prejudicam seus negócios, afunilam seus canais de comunicação e
põem em risco projetos de organizações. Essa é uma área vital que a grande
maioria das empresas não cuidam como deveriam.
Pois é, para reciclar seus funcionários de vendas, comece por você, recicle
você, seu gerente, seu supervisor, seu departamento de pós-venda e por fim o
call center, vendedores e entregadores. Todos juntos fazem a força da sua
companhia.
Referência:
portalbrasil.net
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