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Vendas - Técnicas de Relacionamento 

Data: 16/12/2008

 
 

Todo ser humano gosta de ser valorizado. Partindo desse princípio, vamos dar algumas técnicas de bilhetes que somarão e farão muitas aberturas de sucesso na sua vida profissional e pessoal.

Um simples bilhete à secretária, ao porteiro ou comprador, dizendo: ''Muito obrigado!'' faz a diferença.

Você se lembra, quando criança, como era maravilhoso receber a bonificação da sua professora em uma pequena anotação em seu caderno, dizendo: ''Parabéns, continue sendo assim!'' ou até aquele bilhete do namoro adolescente, vindo naquele momento mágico quase nunca esperado... Isso mesmo! É maravilhoso ler aquelas poucas linhas escritas de coração!

Em vendas, não é diferente. Essas poucas palavras encantam e valorizam muito você, seu produto e sua empresa.

Se você refletir um pouco, perceberá que há sempre muitas razões para dizer ''Parabéns!'' ''Tenha sempre um bom dia!'' ''Muito obrigado!'' Um cartão de agradecimento para a pessoa certa, na hora certa, vai ajudá-lo na construção de um sucesso permanente.

Como?

Veja da seguinte forma: recepcionistas, porteiros, compradores ou qualquer outro profissional que ache que não é devidamente valorizado, com um bilhete, terá seus esforços reconhecidos por você. Ele se lembrará de você? É claro que sim. Ele será mais receptivo aos telefonemas e às perguntas que fizer.

Lembre: você nunca erra em agradecer a alguém.

A seguir, você encontra alguns exemplos de bilhetes-ferramenta que alavancarão um resultado positivo rapidamente.

1. Agradecimento pelo contato telefônico: use como um bilhete fonado.

''— Obrigado por ter atendido ao telefone. No mundo dos negócios de hoje, o tempo é um verdadeiro diamante. Você pode estar seguro que eu sempre respeitarei o tempo investido em nosso diálogo sobre as possibilidades de oportunidades para benefício mútuo de nossas empresas.''

2. Agradecimento pelo contato pessoal: o uso deste bilhete se dá após uma finalização de primeiro contato.

''— Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo para se encontrar comigo. Foi um prazer estar com você, e meus agradecimentos são pelo tempo que compartilhamos. Temos tido a sorte de servir muitos clientes satisfeitos. Se tiver qualquer pergunta, por favor, telefone-me.''

3. Agradecimento depois de uma demonstração ou apresentação:


''— Obrigado por me dar oportunidade de dialogar e poder mostrar o quanto nosso produto poderá beneficiá-lo. Nós acreditamos que a qualidade, combinada com um excelente atendimento, é a base para nosso sucesso nos negócios.''

4. Agradecimento depois da compra:
normalmente usado para se iniciar o processo de pós-venda.

''— Parabéns pela escolha certa e obrigado por me dar a oportunidade de oferecer nosso melhor atendimento. Estamos confiantes que você ficará feliz com esse investimento hoje e no seu crescimento futuro. Meu objetivo agora é dar-lhe uma excelente cobertura, para que você não tenha reservas em recomendar-me aos outros que mostrem necessidades similares às suas. Tenha um bom dia.''

5. Agradecimento por uma recomendação: usado em situações em que o cliente indica você, sua empresa ou seu serviço.

''— Obrigado pela recomendação. Pode ficar tranqüilo. Qualquer pessoa que me indicar receberá o mais alto nível de atendimento profissional.''

6. Agradecimento depois de uma recusa final: usado quando você não ajuda o cliente em um primeiro momento.

''— Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo para considerar a possibilidade de usar meus serviços. Lamento que seus planos imediatos não incluam fazer investimentos que poderão ajudá-lo. Entretanto, se precisar de informações futuras ou tiver qualquer pergunta, por favor, telefone-me. Eu o manterei informado sobre novos desenvolvimentos e atualizações que podem beneficiá-lo.''

7. Agradecimento depois que o cliente comprou de outra pessoa: usado quando não foi possível ajudar o cliente.

''— Obrigado por dedicar parte do seu tempo para analisar meus serviços. Lamento não ter conseguido, neste momento, ajudá-lo a desfrutar dos benefícios que podemos lhe oferecer. Nós nos mantemos constantemente informados de novos desenvolvimentos e mudanças em nosso ramo. Dessa forma, manterei contato na certeza de que, num curto espaço de tempo, sejamos capazes de servi-lo.''

8. Agradecimento depois que o cliente comprou de outra pessoa, mas se dispôs a recomendar seus serviços: usado especificamente quando o cliente recebe ordens de comprar somente preço, mas tem consciência que seu produto e seu atendimento são os melhores.

''— Obrigado por sua disposição em recomendar meus serviços. Conforme dialogamos, estou incluindo três de meus cartões de visita e agradeço antecipadamente por colocá-los nas mãos de três pessoas a quem possam ser úteis. Fica desde já firmado que manterei contato e estarei disponível para atendê-lo quando precisar.''

9. Agradecimento para pessoas que lhe prestem um serviço ou atendimento: usado em qualquer situação em que você veja profissionalismo e consideração pessoal.

''— Obrigado por seu serviço constante e profissional. É gratificante contar com alguém dedicado a fazer um bom trabalho. Aprecio, sinceramente, seus esforços. Se minha empresa ou eu pudermos servi-lo de alguma forma, por favor, telefone-me.''

10. Agradecimento num aniversário da última venda: é sempre usado para lembrar o cliente que ele é muito especial e gerar prospecção de novos negócios.

''— Com cordial estima, envio-lhe este cartão para dizer ''Olá!'' e novamente agradecer pela sua preferência. Nós estamos continuamente atualizando e melhorando nossos produtos e lançamentos. Por favor, telefone-me.''

Dicas:

  • Procure saber os hobbies de seu cliente, seus hábitos familiares, aniversário, etc. Com certeza, para ele, esses detalhes fazem a diferença.
     
  • Procure enviar sempre o bilhete para surpreender seu cliente e valorizá-lo de forma sincera e cortês.
     
  • Tenha a percepção aguçada. Nunca entre na intimidade ou use palavras que subentendam segundas e terceiras intenções. Cuidado.
     
  • Na sua próxima reunião, exponha a técnica dos bilhetes para seus profissionais de vendas e peça um feedback. Os vendedores poderão se tornar mais valorizados, construtivos e criativos em seus contatos. Como resposta, sua empresa sairá lucrando.

Lembre: cause uma boa impressão no primeiro contato, pois, às vezes, você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. E se o cliente gostar de você, dará um jeito de comprar, mesmo que seja de primeiro momento, e ambos sairão satisfeitos do contato.

Por outro lado, se ele não gostar de você, não adiantará nada ter o melhor produto ou serviço. Não haverá negócio, pois a primeira venda é a sua imagem.

Vendedor profissional: os melhores resultados só dependem de você. Use sempre as três frases mágicas: 1) ''Bom dia!'', ''Boa tarde!'', etc.; 2) ''Muito obrigado!''; 3) ''Parabéns!''.

Praticando essas técnicas simples, tenha um ótimo dia! Tenha sucesso hoje e sempre!!! Pois o mercado é do tamanho da sua imaginação.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Paulo Silveira
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