Vendas - Técnicas de Relacionamento
Todo ser humano gosta de ser valorizado. Partindo desse princípio, vamos dar
algumas técnicas de bilhetes que somarão e farão muitas aberturas de sucesso na
sua vida profissional e pessoal.
Um simples bilhete à secretária, ao porteiro ou comprador, dizendo: ''Muito
obrigado!'' faz a diferença.
Você se lembra, quando criança, como era maravilhoso receber a bonificação da
sua professora em uma pequena anotação em seu caderno, dizendo: ''Parabéns,
continue sendo assim!'' ou até aquele bilhete do namoro adolescente, vindo
naquele momento mágico quase nunca esperado... Isso mesmo! É maravilhoso ler
aquelas poucas linhas escritas de coração!
Em vendas, não é diferente. Essas poucas palavras encantam e valorizam muito
você, seu produto e sua empresa.
Se você refletir um pouco, perceberá que há sempre muitas razões para dizer
''Parabéns!'' ''Tenha sempre um bom dia!'' ''Muito obrigado!'' Um cartão de
agradecimento para a pessoa certa, na hora certa, vai ajudá-lo na construção de
um sucesso permanente.
Como?
Veja da seguinte forma: recepcionistas, porteiros, compradores ou qualquer outro
profissional que ache que não é devidamente valorizado, com um bilhete, terá
seus esforços reconhecidos por você. Ele se lembrará de você? É claro que sim.
Ele será mais receptivo aos telefonemas e às perguntas que fizer.
Lembre: você nunca erra em agradecer a alguém.
A seguir, você encontra alguns exemplos de bilhetes-ferramenta que alavancarão
um resultado positivo rapidamente.
1. Agradecimento pelo contato telefônico: use como um bilhete fonado.
''— Obrigado por ter atendido ao telefone. No mundo dos negócios de hoje, o
tempo é um verdadeiro diamante. Você pode estar seguro que eu sempre respeitarei
o tempo investido em nosso diálogo sobre as possibilidades de oportunidades para
benefício mútuo de nossas empresas.''
2. Agradecimento pelo contato pessoal: o uso deste bilhete se dá após uma
finalização de primeiro contato.
''— Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo para se encontrar comigo. Foi
um prazer estar com você, e meus agradecimentos são pelo tempo que
compartilhamos. Temos tido a sorte de servir muitos clientes satisfeitos. Se
tiver qualquer pergunta, por favor, telefone-me.''
3. Agradecimento depois de uma demonstração ou apresentação:
''— Obrigado por me dar oportunidade de dialogar e poder mostrar o quanto nosso
produto poderá beneficiá-lo. Nós acreditamos que a qualidade, combinada com um
excelente atendimento, é a base para nosso sucesso nos negócios.''
4. Agradecimento depois da compra: normalmente usado para se iniciar o
processo de pós-venda.
''— Parabéns pela escolha certa e obrigado por me dar a oportunidade de oferecer
nosso melhor atendimento. Estamos confiantes que você ficará feliz com esse
investimento hoje e no seu crescimento futuro. Meu objetivo agora é dar-lhe uma
excelente cobertura, para que você não tenha reservas em recomendar-me aos
outros que mostrem necessidades similares às suas. Tenha um bom dia.''
5. Agradecimento por uma recomendação: usado em situações em que o
cliente indica você, sua empresa ou seu serviço.
''— Obrigado pela recomendação. Pode ficar tranqüilo. Qualquer pessoa que me
indicar receberá o mais alto nível de atendimento profissional.''
6. Agradecimento depois de uma recusa final: usado quando você não ajuda
o cliente em um primeiro momento.
''— Obrigado por ter dedicado parte do seu tempo para considerar a possibilidade
de usar meus serviços. Lamento que seus planos imediatos não incluam fazer
investimentos que poderão ajudá-lo. Entretanto, se precisar de informações
futuras ou tiver qualquer pergunta, por favor, telefone-me. Eu o manterei
informado sobre novos desenvolvimentos e atualizações que podem beneficiá-lo.''
7. Agradecimento depois que o cliente comprou de outra pessoa: usado
quando não foi possível ajudar o cliente.
''— Obrigado por dedicar parte do seu tempo para analisar meus serviços. Lamento
não ter conseguido, neste momento, ajudá-lo a desfrutar dos benefícios que
podemos lhe oferecer. Nós nos mantemos constantemente informados de novos
desenvolvimentos e mudanças em nosso ramo. Dessa forma, manterei contato na
certeza de que, num curto espaço de tempo, sejamos capazes de servi-lo.''
8. Agradecimento depois que o cliente comprou de outra pessoa, mas se dispôs
a recomendar seus serviços: usado especificamente quando o cliente recebe
ordens de comprar somente preço, mas tem consciência que seu produto e seu
atendimento são os melhores.
''— Obrigado por sua disposição em recomendar meus serviços. Conforme
dialogamos, estou incluindo três de meus cartões de visita e agradeço
antecipadamente por colocá-los nas mãos de três pessoas a quem possam ser úteis.
Fica desde já firmado que manterei contato e estarei disponível para atendê-lo
quando precisar.''
9. Agradecimento para pessoas que lhe prestem um serviço ou atendimento:
usado em qualquer situação em que você veja profissionalismo e consideração
pessoal.
''— Obrigado por seu serviço constante e profissional. É gratificante contar com
alguém dedicado a fazer um bom trabalho. Aprecio, sinceramente, seus esforços.
Se minha empresa ou eu pudermos servi-lo de alguma forma, por favor,
telefone-me.''
10. Agradecimento num aniversário da última venda: é sempre usado para
lembrar o cliente que ele é muito especial e gerar prospecção de novos negócios.
''— Com cordial estima, envio-lhe este cartão para dizer ''Olá!'' e novamente
agradecer pela sua preferência. Nós estamos continuamente atualizando e
melhorando nossos produtos e lançamentos. Por favor, telefone-me.''
Dicas:
- Procure saber os hobbies de seu cliente, seus hábitos familiares,
aniversário, etc. Com certeza, para ele, esses detalhes fazem a diferença.
- Procure enviar sempre o bilhete para surpreender seu cliente e
valorizá-lo de forma sincera e cortês.
- Tenha a percepção aguçada. Nunca entre na intimidade ou use palavras que
subentendam segundas e terceiras intenções. Cuidado.
- Na sua próxima reunião, exponha a técnica dos bilhetes para seus
profissionais de vendas e peça um feedback. Os vendedores poderão se tornar
mais valorizados, construtivos e criativos em seus contatos. Como resposta,
sua empresa sairá lucrando.
Lembre: cause uma boa impressão no primeiro contato, pois, às vezes, você não
terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. E se o cliente
gostar de você, dará um jeito de comprar, mesmo que seja de primeiro momento, e
ambos sairão satisfeitos do contato.
Por outro lado, se ele não gostar de você, não adiantará nada ter o melhor
produto ou serviço. Não haverá negócio, pois a primeira venda é a sua imagem.
Vendedor profissional: os melhores resultados só dependem de você. Use sempre as
três frases mágicas: 1) ''Bom dia!'', ''Boa tarde!'', etc.; 2) ''Muito
obrigado!''; 3) ''Parabéns!''.
Praticando essas técnicas simples, tenha um ótimo dia! Tenha sucesso hoje e
sempre!!! Pois o mercado é do tamanho da sua imaginação.
|