Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Defenda-se - Fraudes: Cheques em dólares para trocar 

Data: 30/05/2007

 
 

Esta fraude foi inicialmente relatada por um visitante do site, sucessivamente confirmada por operadores do setor e por fim acompanhada por mim pessoalmente, em alguns casos.
Aconteceu já várias vezes no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas isso não impede que possa acontecer em outros lugares (se não aconteceu ainda).

As vítimas são normalmente pequenas casas de câmbio, mas qualquer ingênuo pode ser um bom alvo. Freqüente também o caso de pequenos empresarios sendo enganados com este golpe.

Um sujeito, de terno e gravata, se dizendo advogado ou algo assim, procura uma casa de câmbio para trocar cheques em dólares nominais a outras pessoas ou mesmo ao portador. Caso a casa de câmbio coloque como condição a de aguardar a compensação do cheque, o mesmo informa que não tem problema.
Quando o cheque é compensado o sujeito pega o dinheiro e some e o "doleiro" acha que está tudo certo.

O que alguns deles não sabem é que a lei americana permite, em certas circunstâncias, a devolução do cheque no prazo de até 7 anos, e que primeiro o dinheiro é retirado da conta a favor da qual foi compensado o cheque e depois se discute sobre quem foi o responsável.
Geralmente os cheques são devolvidos fora do prazo porque são objeto de roubo em malotes internacionais ou no correio. Veja a respeito o site do "National Check Fraud Center" (E.U.A.) na página de links.

Um caso bem conhecido, relatado por operadores do setor, é o de um senhor de São Paulo que se diz herdeiro de uma grande e conhecida fortuna, parte da qual estaria depositada em um banco dos EUA. A pessoa, alegando pressa, propoe negócios do tipo "eu deposito em sua conta e você me paga aqui logo assim que confirmarem o depósito". Normalmente requer, alegando razões de praticidade ou outros vinculos, que a vítima disponibilize, para o depósito, uma conta em um grande banco com várias agências. Casos clássicos de bancos "aceitos" são Citibank, JPMorgan Chase, Wachovia e Bank Of America. A vítima vai ver o deposito sendo feito, e vai pagar ... logo em seguida, ou dias depois, o deposito será estornado, pois foi feito com um cheque deste tipo.
 



 
Referência: Fraudes.org
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :