Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Fundos de Investimento Long and Short. O que os gestores buscam com essa modalidade? 

Data: 08/11/2007

 
 

Nessas estratégias adotadas pelos gestores o que importa, além do acompanhamento da valorização ou desvalorização das ações, é o desempenho relativo entre as posições compradas e vendidas.
Os gestores de fundos de investimento Long and Short adotam várias estratégias, dentre algumas estão:

- Intra-setorial: o gestor compra e vende ações de empresas de um setor específico.Nesta modalidade as oscilações tendem a ser menores comparando-se com as demais, pois minimiza os riscos gerais, já que empresas de um mesmo setor são influenciadas de maneira semelhante por alterações no mercado.

- Intersetorial: o gestor compra ações de empresas de um setor e vende ações de outro setor. Esta modalidade exige um conhecimento altamente especializado dos setores em que as empresas atuam.

- Carteira contra carteira: o gestor compra uma carteira de ações e vende outro grupo de ações, sem que haja relação entre setores ou empresas. Essa modalidade pode variar utilizando-se de uma carteira de ações comprada e a venda de contratos futuros de índices de ações.

- Quantitativa: os gestor toma decisão com base em análises estatísticas históricas do comportamento de determinadas ações.

Estratégia

O conceito de long and short foi criado pelo americano Alfred Winslow Jones e utilizado no mercado acionário dos EUA desde os anos 50. O surgimento dessa modalidade de fundos de investimento no mercado brasileiro pode ser entendido como conseqüência do aumento da participação da renda variável como opção de investimento. Posicionados dentro da classificação de fundos de investimento multimercado, a captação desta modalidade vem crescendo fortemente. Os primeiros long and short classificados pela Anbid surgiram em agosto de 2006 com oferta de 30 fundos e $5 bilhões em ativos. Hoje, pouco mais de um ano depois, acumulam uma captação de R$ 9,6 bilhões distribuídos entre 79 fundos e já representam 0,9% da indústria.

Por trás da montagem desses fundos há uma estratégia muito bem planejada e calculada dos gestores profissionais que avaliam criteriosamente as ações que estão supervalorizadas e sobrevalorizadas para a composição da carteira. As análises geralmente seguem o método fundamentalista ou grafista (veja conceito na seção Ações- Como escolher). Contudo, não é fácil prever o mercado. Qualquer turbulência ou imprevisto pode mudar completamente os rumos de uma projeção e refletir imediatamente em perdas.



 
Referência: comoinvestir.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :