O tempo tem mostrado que a
abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no dinamismo do cidadão
brasileiro é fundamental para o desenvolvimento do nosso país.
No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso de um
empreendimento. Para encarar tão grande responsabilidade, o novo empresário
precisa conhecer os aspectos e as fases que envolvem a abertura de um negócio,
as características e dimensões do mercado no qual pretende atuar, a legislação
pertinente, os padrões de qualidade, entre outros. Estes fatores, aliados à
afinidade com a atividade a ser desenvolvida e à competência gerencial, são
predominantes para o sucesso do negócio.
POR QUÊ ABRIR UMA EMPRESA?
DESEMPREGO: Abrir um Empreendimento por ter perdido o emprego pode
não ser a solução de seus problemas, caso não seja precedido por séria pesquisa
da área em que deseja atuar.
CURIOSIDADE: Um ditado
popular prega "Dinheiro não aceita desaforo"... As chances do negócio ser bem
sucedido são proporcionais ao conhecimento do ramo escolhido, "empresa não
combina com aventura".
INICIATIVA: Pode-se
considerar a iniciativa como sendo uma característica do empreendedor, ela
embute negócios com boas possibilidades de crescimento, que não são tão comuns e
com alta rentabilidade.
PERFIL DO EMPREENDEDOR
O empreendedor tem como característica básica o
espírito criativo e pesquisador, através do qual mantém constante busca por
novos caminhos e novas soluções, sempre amparada na identificação das
necessidades das pessoas.
Essa é a essência do empresário de sucesso: a busca de novos negócios e
oportunidades, e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto.
Enquanto a maior parte das pessoas tendem a enxergar apenas dificuldades e
insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, a despeito das
dificuldades.
As qualidades que distinguem o empreendedor como líder e dono de seu destino:
Disposição para assumir Riscos
- Nem todos têm a mesma
disposição para assumir riscos. O empreendedor, por definição, tem que
assumir riscos, e o seu sucesso está na sua capacidade de conviver com
eles e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e
é preciso aprender a administrá-los.
Ter
Iniciativa e ser Independente
- São características
intimamente ligadas ao espírito empreendedor e que levam a decisões
ousadas como trocar a segurança do "holerit" pelo risco de um negócio
próprio, buscando, entre muitos outros fatores, sua realização e
independência. Logo, sem iniciativa não pode haver empreendimento e sem
vontade e persistência não se pode atingir o sucesso.
Persuasão
e Rede de Contatos
- Agir influenciando
pessoas para obtenção de seus propósitos. Independência e Auto-confiança.
Agir com autonomia e confiança em sua capacidade.
Ser Líder
e saber Comunicar-se
- Liderar é saber
conduzir os esforços das pessoas sob nossa coordenação em direção a um
objetivo. Um líder sabe redirecionar esforços, quando necessário,
conseguindo manter a motivação de seus funcionários.Relacionamento
interpessoal é a capacidade de expor e ouvir idéias. É saber
comunicar-se e conviver com outras pessoas, dentro e fora da empresa.
Ser
Organizado
- A organização é fator
de sucesso para qualquer empreendimento. Não basta apenas possuir os
melhores recursos, mas integrá-los de forma lógica e harmoniosa, fazendo
com que o resultado seja maior do que a simples soma das partes.
Possuir
Conhecimento do ramo
- Este é um fator
imprescindível para que se obtenha o sucesso em um empreendimento. Este
conhecimento pode ser adquirido pela própria experiência do
empreendedor, em informativos especializados, em contato com
empreendedores do ramo, associações, sindicatos, etc.
Identificador de Oportunidades
- Identificar e
aproveitar oportunidades é fundamental para quem deseja ser empreendedor
e consiste em aproveitar todo e qualquer ensejo para observar negócios.
O empreendedor de sucesso é aquele que não cansa de pesquisar, seja no
trabalho, nas compras, nas férias, lendo revistas, jornais, televisão,
Internet. Ele é curioso e está sempre atento a qualquer oportunidade de
conhecer melhor um empreendimento.
Possuir
Aptidões Empresariais
- É o instinto, a
habilidade natural que o empreendedor deve possuir para identificar uma
oportunidade, aproveitá-la, montar um negócio e conduzí-lo ao sucesso.
Um empreendedor precisa:
- Ser
persistente: Agir com o empenho necessário para o alcance de objetivos e
metas.
- Ter Comprometimento: Agir com
dedicação e responsabilidade para obtenção de resultados.
- Ser exigente na qualidade e na
eficiência: Agir para melhoria contínua de seus processos e produtos.
Auto-Conhecimento
- O conhecimento das
qualidades mencionadas serve de base para uma auto-avaliação. Assim, ao
conhecer os pontos fortes e fracos, pode-se aprimorá-los (fortes) ou
minimizá-los (fracos) a fim de obter a capacitação necessária para o
sucesso do empreendimento.
PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO
O planejamento não evita riscos, mas ajuda a
prevení-los e a enfrentá-los com uma escolha segura da direção a seguir e com a
possibilidade de fazer as correções de rumo que forem necessárias.
O Plano de Negócios serve para detalhar e examinar as idéias, tornando mais
claros e precisos os caminhos e recursos necessários.
Pontos importantes para Reflexão:
- A que tipo de
atividade você pretende se dedicar? Indústria, comércio, serviços,
rural?
- Imagine que tipo de
mercadorias irá fabricar e/ou vender ou que serviços irá prestar;
- Para quem vai
produzir e vender essas mercadorias ou serviços; qual vai seu o seu
Mercado Consumidor?
- Quais as pessoas ou
empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou assemelhados aos
que você pretende colocar; qual seu Mercado Concorrente?
- Quem poderá lhe
fornecer equipamentos, matérias e serviços necessários ao funcionamento
da empresa; qual o sue Mercado Fornecedor?
- Elabore um Plano de
Negócios, ele deverá contemplar todas as facetas do negócio, estratégias
diversas de produção e finanças etc. O Plano de Negócios é o cartão de
visitas da empresa ele motiva fornecedores e clientes e mostra o seu
grau de controle do negócio.
Exemplo
de Roteiro Básico de Plano de Negócios:
1 - Ramo de Atividade - registre o(s) ramo(s) de atividade(s)
escolhido(s) para seu futuro empreendimento (indústria, comércio, serviços) e
acrescente as razões que determinaram a sua escolha;
2 - Mercado Consumidor - Mercado Consumidor - descreva qual seu tipo de
cliente e qual se adapta ao tipo de negócio que você irá montar. Analise e veja
todas as informações sobre o mercado em sua região e seu nicho de mercado,
analisando também a que classe social este consumidor potencial pertence, sexo,
idade, nível de renda, hábitos, formas de lazer e instrução. Clientes potenciais
- consulte amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, empresas das proximidades,
condomínios e prédios residenciais, escolas, clubes, academias, etc. Você sabe o
que influencia seus futuros clientes na decisão de comprar coisas e procurar
serviços?
Faça uma pesquisa informal e identifique se o cliente compra pela qualidade,
preço, facilidade de acesso, garantias, embalagem, praticidade ou conveniência.
Seus futuros clientes querem mercadorias e serviços confiáveis ou os mais
baratos ou os mais inovadores?
3 - Ponto - implantar um negócio num local determinado depende de um
exame cuidadoso de inúmeras questões. Perceber, por exemplo, se no ponto visado
há problemas de congestionamento, dificuldades para estacionar e a forma de
circulação dos pedestres. Esses fatores, aliados aos altos valores do aluguel e
luvas cobradas pelo ponto acabam, muitas vezes, inviabilizando o local como
opção para implantação de uma loja.
É bom também perceber as mudanças na região a curto e médio prazos. Vale ainda
ao analisar um ponto:
Dimensões - lojas de moda precisam de uma área razoável para vitrine
e boa metragem para potencializar o atendimento de clientes;
Energia - casas de
fast-food e de assistência técnica para eletrônicos, por exemplo, devem evitar
locais com sobrecarga de eletricidade;
Conservação - mesmo um
ponto excelente que precise de grandes reformas podem prejudicar a rentabilidade
futura;
Consumidor - o melhor
ponto é aquele onde o público alvo está. Por exemplo, lojas de alimentação em
regiões com grande número de escritórios; lavanderias em bairros de classe média
onde o casal trabalha fora; confecções de marca de prestígio em áreas nobres,
shoppings ou bairros conhecidos por sua butiques.
Transformações - uma loja
bem localizada, na maioria dos casos, é aquela que não tem concorrente direto
nas proximidades e para a qual existe uma clientela em potencial. Estar
localizado próximo a lojas que não atendem completamente à clientela em
potencial também pode ser uma boa opção, pois pode haver uma lacuna que a sua
loja poderá preencher, completando o mix de produtos e serviços, ou seja, o
conjunto de ofertas necessárias à clientela local.
IMPORTANTE:
Considerar, se for o caso, o custo do aluguel do imóvel. Antes de fechar
questão avalie as condições do mesmo, bem como da região, importante verificar
se ela é sujeita a enchentes e trânsito insuportável, o que pode configurar um
custo indireto para a empresa.
Não inicie empreendimento dependendo de Capital de Terceiros. O Capital de Giro
inicial (disponibilidade Imediata) deverá ser suficiente para bancar todas as
despesas da empresa, pelo tempo necessário ao efetivo funcionamento do negócio.
CONCORRÊNCIA
Ao escolher um "Ramo de Negócio" para atuar, o
futuro empresário deve considerar algumas questões básicas:
Quem são meus concorrentes?
Quem são meus fornecedores?
Qual meu preço de venda?
Quem são meus clientes?
Qual o volume mínimo de compra de matéria-prima?
Qual o preço de venda de meus concorrentes?
Observe seu mercado concorrente através
das mercadorias ou serviços que ele oferece: qualidade, preço, acabamento,
qualidade no atendimento, facilidades de acesso, forma de arrumação de produtos
nas prateleiras, técnicas de vitrinismo, diferenciais, etc.
Experimente as mercadorias e serviços de seus concorrentes e analise os pontos
fortes e fracos, veja o que pode ser melhorado ou inovado. Identifique se existe
ainda uma fatia do mercado que não foi atendida ou que possa ser melhor atendida
por você.
Observe também quantos já estão oferecendo os mesmos serviços ou mercadorias.
Estude os espaços onde você pretende atuar. Liste quantos são e de que porte.
Liste a partir de agora seus diferenciais em relação à concorrência.
Por ser uma economia em fase de desenvolvimento, a economia brasileira ainda
oferece inúmeras oportunidades aos empresários atentos e sensatos.
S/C, LTDA OU S.A. - FORMAS JURÍDICAS 1
Firma
Individual
Constituída por uma única pessoa que dará seu nome à firma por todos os atos da
empresa.
Este tipo de empresa se aplica a atividades de indústria e/ou comércio. Não é
possível abrir firma individual, cujo objetivo seja prestação de serviços, os
que pretenderem, deverão faze-lo como autônomos.
Na firma individual, o ativo (Bens e Direitos) e o passivo (Obrigações e
Patrimônio), podem ser transferidos à outra empresa; porém a empresa em si, por
ser firma individual, é intransferível, ou seja, não se transfere a Razão
Social.
- Vantagens/Desvantagens
Custos iniciais para abertura são relativamente
pequenos;
O empresário possui total autonomia administrativa;
A empresa usufrui de vantagens fiscais; Facilidade para dissolução da empresa;
Participação integral nos lucros;
Pode se enquadrar no SIMPLES.
As obrigações são eliminadas;
Existência de restrições por parte dos fornecedores, para a concessão de prazo
para faturamento, e das Instituições Financeiras para obtenção de recursos;
Os clientes com maior poder de compra não depositam na capacidade da firma
individual, para aquisições dos produtos ou serviços;
Possibilidade de divergências.
Sociedade Comercial por Quotas de
Responsabilidade (LTDA)
Com essa forma jurídica, a empresa deverá ser constituída por no mínimo dois
sócios, e, dependendo de sua atividade poderá ser uma Sociedade Civil (S/C), ou
Sociedade Comercial.
A sociedade civil dedica-se exclusivamente à prestação de serviços, e, tem seus
documentos registrados no cartório de Títulos e Documentos.
As sociedades Civis são reguladas pelo código civil, e não estão sujeitas a
falência. A Sociedade Comercial pratica a venda mercantil compra e venda enfim o
Comércio.
As quotas representam a participação de cada sócio no capital social da empresa.
Vantagens
- Desvantagens
Custos iniciais relativamente baixos;
Possibilidade de continuidade da empresa; Possibilidade de ampliação do capital
social com a inclusão de novos sócios; Maior facilidade de concorrer em
licitação de órgãos públicos; Diluição da responsabilidade dos negócios entre os
sócios.
Divisão de poder decisório; Dificuldade em encontrar sócios; Sócios com perfil
de atuação semelhante.
A sociedade possuirá uma regulamentação própria, que foge ao escopo deste
trabalho.
IMPORTANTE:
Representação - Hoje em dia saber articular esforços é fundamental. Nessa
medida é muito importante identificar Associações / Sindicatos que o represente.
Normalmente estas entidades dispõem de áreas voltadas ao atendimento de Micro e
Pequenas Empresas. Além disso, participar de reuniões com empresários do seu
setor, no mínimo irá melhorar sua condição de análise de seu mercado de atuação.
O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR SEU NEGÓCIO
Firma
Individual
1º Passo:
Junta Comercial
Busca (nome);
Formulário de Firma Individual (4 vias);
Requerimento Padrão da Junta (capa);
Declaração de Microempresa (3 vias);
CGC - Ficha de Inscrição Modelo 1 (3 vias);
CIC e RG do titular, xerox autenticada (2 cópias);
Taxas (pagas no Banco) - DARF e GARE;
Comprovante de endereço (IPTU da sede da Empresa) - frente e verso;
2º Passo:
Secretaria da Fazenda
CIC e RG do titular, xerox autenticada;
Toda documentação registrada na Junta Comercial;
Declaração Cadastral "DECA" (4 vias);
Livro Modelo 1 (Indústria) e 1A(Comércio);
Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da Empresa (frente e verso);
Xerox autenticada do Contrato de Locação para fins comerciais, registrado em
cartório; ou comprovante de propriedade do Imóvel;
Comprovante original de residência do titular da empresa;
Taxa (paga no Banco)
3º Passo:
Prefeitura
GDC (CCM) - Guia de Inscrição (2 vias);
Toda a documentação registrada na Junta Comercial;
CIC e RG do titular, xerox autenticada;
Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da empresa (frente e verso);
Caso a empresa também preste serviços;
Livros Mod. 51 e 57 e Declaração de Microempresa.
IMPORTANTE:
No caso de Empresas em funcionamento na própria residência, observar:
Funcionamento em local independente da área residencial (edícula, garagem,
etc.); Apresentação na Prefeitura da declaração de que não existe comunicação
física entre a residência e a empresa; Croqui ou planta demonstrando as áreas da
residência / sede da empresa.
Sociedade Ltda. Mercantil e Mercantil com Prestação de Serviços
1º Passo:
Junta Comercial
Busca (nome); Contrato Social;
Requerimento Padrão da Junta (capa);
Declaração de Microempresa (3vias), se ME;
FNC: Folhas 1 e 2 (2 vias de cada);
CGC - Ficha de Inscrição Modelo 1 (3vias);
CIC e RG do titular, xerox autenticada;
Taxas (pagas no Banco) - TCEC e GARE;
Comprovante de Endereço.
2º Passo:
Secretaria da Fazenda
CIC e RG do titular, xerox autenticada;
Toda documentação registrada na Junta Comercial;
Declaração Cadastral "DECA" (4 vias);
Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da Empresa (frente e verso);
Xerox autenticada do Contrato de Locação da sede da empresa para fins
comerciais, registrado em cartório;
Comprovante original de residência de todos os sócios da Empresa;
Livro Modelo 1 (Indústria) e 1A (Comércio); Taxa (paga no Banco).
3º Passo:
Prefeitura
GDC (CCM) - Guia de Inscrição;
Toda documentação registrada na Junta Comercial;
CIC e RG do titular e sócios, xerox autenticada;
Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da empresa (frente e verso);
Caso a empresa também preste serviços:
Livros Mod. 51 e 57; (Rua Senador Queiroz, 295)
Declaração de Microempresa.
S/C Ltda. Prestadora de Serviço
1º Passo:
Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica
Busca (nome);
Contrato Social (com firma reconhecida - 3 vias) ou 4 vias caso seja registrada
em órgão de classe;
Requerimento Padrão da Junta (capa);
Declaração do Cartório de Microempresa - RTD (adquirida no cartório 2 vias);
CIC e RG dos sócios, xerox autenticada;
Taxa cobrada pelo cartório com o capital social.
2º Passo:
Receita Federal
Contrato Social registrado;
CIC, da pessoa que assina o CGC ( xerox autenticada);
CGC: Ficha de Inscrição Modelo 1 (3 vias).
3º Passo:
Prefeitura
GDC (CCM) - Guia de Inscrição;
Contrato Social registrado;
CIC e RG do titular, xerox autenticada;
Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da Empresa ( frente e verso);
Livros Mod 51 e 57.
SIMPLES - BENEFÍCIOS E ISENÇÕES
Obrigações nas quais a micro/pequena indústria tem
tratamento beneficiado.
Nível Federal; (Lei 9317 de
05.12.1996 - SIMPLES):
PIS - Programa de Integração Social;
IPI - Imposto Sobre Produtos Industrializados;
Imposto de Renda Pessoa Jurídica ( somente da empresa);
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF);
Imposto sobre Serviços de Transportes e Comunicações;
Imposto sobre Extração, Distribuição ou Consumo de Minerais do país;
Contribuição social sobre Lucro Líquido, Confins, Contribuição Previdenciária.
Nível Estadual:
Em tramitação na Assembléia Legislativa, projeto do SIMPLES Estadual
prevendo isenção do ICMS.
Nível Municipal:
Esta em vigor o SIMPLES Paulista válido para Município de São Paulo
prevendo isenção de ISS.
- Saiba mais sobre o
Sistema Integrado de Impostos e Contribuições
Em 05.12.96 foi instituído o Novo Regime de Tributação das Micro e
Pequenas Empresas através da Lei 9.317.
Pela Lei é considerada Microempresa, a pessoa jurídica que teve no ano
anterior uma receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00.
É considerada Empresa de pequeno porte aquela cujo faturamento anual é
superior a R$120.000,00 e até R$ 1.200.000,00.
O SIMPLES unifica os seguintes impostos e contribuições:
Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
Programa de Integração Social (PIS)
Contribuição para Financiamento da Seguridade Social - (COFINS)
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSSL)
Contribuições para a Seguridade Social Patronal (INSS sobre Salários,
pró-labores e autônomos)
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
ICMS - Imposto sobre a Comercialização de Produtos e Serviços.
ISS - Imposto sobre Serviços.
No que diz respeito às exigências, além de manter em local público placa
indicativa esclarecendo tratar-se de empresa optante do SIMPLES, as empresas
deverão também manter a escrituração do livro caixa e manter os documentos
comprovatórios arquivados, e em conseqüência ter um contador cuidando da
guarda dos livros.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DA
PEQUENA EMPRESA
1) PROBLEMA: Falta de Planejamento
SOLUÇÃO: Faça um
cronograma detalhado estabelecendo o tamanho do empreendimento, o capital
inicial, o público-alvo, a mão de obra empregada e a legislação sobre o assunto.
Considere os imprevistos, reservando parte da receita as prioridades do negócio.
2) PROBLEMA: Forte Concorrência
SOLUÇÃO:Usar a
criatividade para agregar serviços a um negócio é um bom diferencial frente à
concorrência. Para isso o melhor é estar a frente às necessidades do cliente.
3) PROBLEMA: Falta de Crédito
SOLUÇÃO: Planeje os
investimentos tendo como base seus respectivos gastos e prazos de retorno. Não
recorra a empréstimos sem antes ter certeza de que seus lucros poderão sana-los
no período programado.
4) PROBLEMA: Falta de experiência na gestão
SOLUÇÃO:Procure conhecer
bem o ramo antes de abrir o negócio. Se necessário, busque apoio de entidades
especializadas em consultorias no setor. Cursos e entrevistas com quem já está
atuando no mercado também podem ajudar na elaboração do projeto.
5) PROBLEMA: Clientes inadimplentes
SOLUÇÃO:Cheque as
centrais de cadastro de inadimplentes para escapar dos maus pagadores. Se
precisar investir, não assuma dívidas contando com o dinheiro que ainda espera
receber de antigas vendas
6) PROBLEMA: Pesada carga tributária
SOLUÇÃO: Atualmente, o
SIMPLES (imposto único exclusivo das micro e pequenas empresas) é o maior avanço
na desburocratização dos encargos tributários. Não atrase pagamentos. Em caso de
dúvidas, recorra a um contador.
DICAS IMPORTANTES
O que é preciso para se abrir uma empresa sem
muitos gastos?
O empresário poderia realizar o processo de abertura por conta própria, mas como
tempo é dinheiro, o auxílio de um profissional agilizaria o processo.
Se uma pessoa quer abrir seu próprio negócio em sua casa, para não ter gastos
como o aluguel, o que é necessário?
Conforme disposições legais vigentes, nenhum imóvel poderá ser utilizado ou
ocupado para instalação e funcionamento de atividades mercantis, industriais ou
de prestação de serviços, sem prévia licença de funcionamento fornecido pela
prefeitura, portanto o empresário deverá buscar esclarecimentos sobre a
legislação pertinente junto à Administração Regional do Bairro.
Qual e como deve ser o estudo para se montar seu estabelecimento?
- O primeiro aspecto que
deve ser levado em consideração pelo empresário é sua aptidão pessoal, ou
seja:
eu conheço o negócio?
gosto desta atividade?
O segundo aspecto é em relação à viabilidade econômica:
tenho recursos suficientes para abrir este negócio?
sei o quanto preciso investir?
O terceiro aspecto se refere à análise econômica:
como anda a concorrência?
o mercado ainda comporta o meu negócio?
quem são os líderes do mercado?
conseguirei ter retorno esperado?
em relação ao capital, como deve ser calculado o investimento?
Além dos investimentos na montagem do
empreendimento, aquisição de equipamentos, legalização, o empresário tem que ter
em mente que o retorno do seu negócio não acontecerá antes de 1 a 2 anos,
portanto, deverá criar uma poupança pessoal para se preservar neste período. É
importante ao interessado se conscientizar de que a vida financeira da empresa é
distinta da sua vida financeira pessoal.
- Qual o segredo para seu
comércio prosperar? Valem algumas dicas:
1- Ser persistente;
2- Ser criativo;
3- Buscar constantemente alternativas para o crescimento do seu negócio;
4- Estar ligado a tudo o que diz respeito à sua atividade;
5- Manter contato constante com os clientes, buscando oferecer produtos que
atendam às suas necessidades e anseios.
- O que deve ser levado em
conta, quanto vai se abrir um comércio?
1- Localização;
2- Lay Out;
3- Perfil do Público, seus clientes;
4- Perfil dos Fornecedores;
5- Concorrência.
Para elaborar um completo Plano de Negócios são necessários no mínimo 6 meses.
- Quais as exigências
básicas para estar agindo legalmente?
1- Registro nos órgãos competentes ( Junta
Comercial ou Cartório, Receita Federal para cadastro no CNPJ, Secretaria da
Fazenda para Inscrição Estadual, Prefeitura Municipal para o devido Cadastro de
Contribuinte Mobiliário)
2- Solicitar Alvará de Funcionamento;
3- Emitir Notas Fiscais na comercialização dos seus produtos;
4- Recolher os tributos devidos;
5- Entregar as informações sócio-econômicas exigidas (Imposto de Renda, DIPAM,
etc.)
ENDEREÇOS ÚTEIS - SÃO PAULO
Junta
Comercial do Estado de São Paulo
Rua Barra Funda, 930
São Paulo - SP
Fone: (11) 825-4822
Horário de funcionamento: 9h30min às 16h30min (Segunda a Sexta)
Secretaria da Fazenda do Estado de
São Paulo
Pinheiros
Rua Morato Coelho, 90 - 1º e 2º andar
05417-000 São Paulo - SP
Fone: (11) 881-3772
Lapa
Rua Sebastião Bach, 307
05304-020 São Paulo - SP
Fone: (11) 831-1395
Receita Federal
Lapa
Rua Schilling, 512 - V. Leopoldina
05302-000 - São Paulo - SP
Fone: (11) 831-7322
Penha
Rua Antonio de Barros, 261
03089-000 - São Paulo - SP
Fone: (11) 296-9988
Centro
Av. Prestes Maia, 733 - Térreo
01071-900 - São Paulo - SP
Fone: (11) 225-2393 / 225-2021
Vila Mariana
Rua Teixeira da Silva, 217 - Paraíso
04002-030 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3253-5344
INPI - Instituto Nacional da
Propriedade Industrial
Av. São João, 313 - 11º andar - Centro
Fone: (11) 222-8866
INSS - Instituto Nacional de Seguro
Social Centro
Rua 24 de Maio, 208/280 - 5º andar
Fone: (11) 222-0982/225-1370
Pinheiros
Rua Martins Fontes, 180 - 1º andar
Fone: (11) 258-4534
CETESB - Companhia de Tecnologia de
Saneamento Ambiental
Av. Professor Frederico Hermann Júnior, 345 - Alto de Pinheiros
Fone: (11) 3030-6000
PROJETO NASCE -
Núcleo de Apoio e Serviços para a
Criação de Empresas de São Paulo
Av. Barra Funda, 930 - São Paulo - SP
ENDEREÇOS ÚTEIS - INTERIOR
Junta
Comercial do Estado de São Paulo
Escritorio Regional de Limeira (como unidade descentralizada, atende as
seguintes regiões do Estado: Americana; Araras; Rio Claro; Piracicaba; Leme;
Pirassununga; São carlos; Araraquara; Catanduva; São Jose do Rio Preto;
Fernandopolis; Jales. (Portaria - JUCESP/nº 065/98 publicada no Diário Oficial
de 14/08/98)
Avenida Antonio Ometto, 532
13480-470 Limeira S/P
Fone/Fax: (19) 441-7789
e-mail: jucesp@widesoft.com.br
site: www.jucesplimeira.org.br