Você realmente sabe o que é Marketing Pessoal? Ainda tem muita gente que por
aí confundindo marketing pessoal com superexposição. Uma coisa é uma coisa e
outra coisa é outra coisa, como diria uma amiga minha. E veja que são coisas bem
distintas, mas, acredite se quiser, tem profissional que confunde tudo. Deve ter
lido em algum lugar ou escutado algum consultor ou amigo dizendo que tem de se
promover e pronto: catástrofe. Cria-se mais um monstro da superexposição.
Para colocarmos as coisas em ordem, vale lembrar que marketing pessoal é uma
ferramenta para o gerenciamento da imagem pessoal e profissional. Serve para
melhorar a imagem que as pessoas têm a respeito de alguém, por exemplo. No
trabalho o marketing pessoal pode ser utilizado como forma de valorização das
atividades que um indivíduo executa. Ele faz, ele divulga. Ele cria um projeto,
ele apresenta. Obviamente que estes exemplos são apenas uma vaga idéia do
potencial que está por trás das diversas técnicas que esta ferramenta
proporciona.
O fato é que algumas pessoas exageram na dose e acham que estão fazendo
marketing pessoal. É como o bêbado social: enche a paciência de todo mundo com
aquelas piadinhas sem graça e acredita que está agradando. A todo instante
“querem aparecer” e isso mais atrapalha do que ajuda.
Uma das premissas do marketing pessoal é justamente saber dosar a exposição.
De menos, você não será lembrado. Aquela vaga tão sonhada ou a promoção que
estava por vir, não chegará. É preciso que as pessoas realmente saibam do seu
potencial, das suas qualidades e qualificações. Ninguém quer ou vai adivinhar, é
preciso mostrar. Para isso é necessário criar estratégias de exposição. Saber
estar nos lugares certos, participar dos eventos e reuniões mais estratégicos e,
mais do que tudo, agir naturalmente.
Agora, quando a exposição é demasiada cria-se um outro problema: o “mala”.
Com tudo que tem direito: sem alça, sem rodinhas, pesada e velha. Ninguém
agüenta! Sabe aquele cidadão que quando chega na rodinha do café todo mundo vai
embora porque lembrou de alguma coisa pra fazer? Na verdade, todos estavam é
querendo fugir daquela pessoa chata que só conta vantagem, só fala de si mesmo,
que olha para o próprio umbigo o tempo todo. Mesmo quando não há a oportunidade
para falar ele resolve abrir a boca.
Para não ser taxado de mala é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é
fazer uma auto-análise profunda. Muitas vezes isso não é possível sozinho, pois
a tendência é não enxergar o que faz de errado. Se for o caso pergunte para um
amigo próximo, uma pessoa de confiança ou a ajuda de um profissional, um
consultor de imagem. Avalie como está sua exposição. Faça o teste da rodinha do
café.
Em segundo lugar tenha em mente que cuidar da imagem pessoal é preciso
observar. Veja aquelas pessoas que são bem sucedidas. O que elas fazem? Como se
comportam? Converse com elas, sinta o que elas transmitem a você. Nunca copie,
mas aprenda com elas.
E por último esteja aberto para as críticas. Ouça, reflita, filtre e mude
sempre que necessário. Vivemos um mundo de intensa transformação. Precisamos nos
adaptar às mudanças do mundo ou ficamos para trás. Transforme-se, seja melhor
para si mesmo. Cuide da sua imagem, da sua exposição e faça o marketing pessoal
correto.
Sucesso!