A boa comunicação é um pré-requisito no mercado de trabalho. Funciona como um
reflexo de personalidade forte e segura, atributos importantes para um líder,
por exemplo.
Na avaliação da fonoaudióloga e especialista em voz Alessandra Arruda Ribeiro,
um profissional que domina a oratória tem um valioso recurso de persuasão, bem
como transmite credibilidade e consegue influenciar pessoas.
"Muitos conseguem ter um diagnóstico preliminar de sua comunicação e buscam
ajuda. Outros, entretanto, vivenciam as consequências desagradáveis por não
vencer esta barreira. Ser preterido para funções de comando, em seu ambiente de
trabalho, por outro colega menos experiente e com menos tempo de estudo, pode
ser só um exemplo perverso disso", afirma a especialista.
De acordo com ela, este profissional desacostumado à prática da oratória pode
não ter o seu trabalho reconhecido, perder oportunidades de ascensão
profissional, ser esquecido pela chefia, além de transmitir uma imagem ruim.
Como superá-los?
Alessandra sustenta que, para se desvencilhar dos problemas de comunicação, a
dica é buscar profissionais que irão ajudar na superação deste problema.
No caso do coaching, por exemplo, ele irá auxiliar nos treinamentos e exercícios
para o profissional. O leque de especialistas com a finalidade de resolver
problemas de comunicação é amplo, na área de saúde e corporativa. Basta
procurá-los.
Outra situação bem comum relacionada aos problemas com oratória diz respeito ao
medo de ser analisado e julgado pelo público, além da ideia de fracasso, baixa
estima e falta de prática.
Exercícios
Segundo Alessandra, quem pretende ser dar bem em um discurso,
independentemente da ocasião, deve seguir algumas regras para conseguir superar
o medo e ter concentração. São elas:
Preparar a apresentação com antecedência;
Praticar oralmente a apresentação;
Cheque o local e a sua infraestrutura antes da apresentação;
Conheça o público;
Chegue cedo;
Seja você mesmo;
Tenha sempre um apoio visual, o que facilita manter a organização do discurso;
Identifique as qualidades da sua comunicação;
Não discurse, converse com seu público.