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Carreira / Emprego - Oratória: qual a sua importância e quais os riscos de não dominá-la? 

Data: 05/03/2011

 
 

A boa comunicação é um pré-requisito no mercado de trabalho. Funciona como um reflexo de personalidade forte e segura, atributos importantes para um líder, por exemplo.

Na avaliação da fonoaudióloga e especialista em voz Alessandra Arruda Ribeiro, um profissional que domina a oratória tem um valioso recurso de persuasão, bem como transmite credibilidade e consegue influenciar pessoas.

"Muitos conseguem ter um diagnóstico preliminar de sua comunicação e buscam ajuda. Outros, entretanto, vivenciam as consequências desagradáveis por não vencer esta barreira. Ser preterido para funções de comando, em seu ambiente de trabalho, por outro colega menos experiente e com menos tempo de estudo, pode ser só um exemplo perverso disso", afirma a especialista.

De acordo com ela, este profissional desacostumado à prática da oratória pode não ter o seu trabalho reconhecido, perder oportunidades de ascensão profissional, ser esquecido pela chefia, além de transmitir uma imagem ruim.

Como superá-los?
Alessandra sustenta que, para se desvencilhar dos problemas de comunicação, a dica é buscar profissionais que irão ajudar na superação deste problema.

No caso do coaching, por exemplo, ele irá auxiliar nos treinamentos e exercícios para o profissional. O leque de especialistas com a finalidade de resolver problemas de comunicação é amplo, na área de saúde e corporativa. Basta procurá-los.

Outra situação bem comum relacionada aos problemas com oratória diz respeito ao medo de ser analisado e julgado pelo público, além da ideia de fracasso, baixa estima e falta de prática.

Exercícios
Segundo Alessandra, quem pretende ser dar bem em um discurso, independentemente da ocasião, deve seguir algumas regras para conseguir superar o medo e ter concentração. São elas:

Preparar a apresentação com antecedência;
Praticar oralmente a apresentação;
Cheque o local e a sua infraestrutura antes da apresentação;
Conheça o público;
Chegue cedo;
Seja você mesmo;
Tenha sempre um apoio visual, o que facilita manter a organização do discurso;
Identifique as qualidades da sua comunicação;
Não discurse, converse com seu público.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
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