A dificuldade do ser humano em se relacionar é um dos fatores que gera
problemas tanto no campo pessoal quanto profissional. Hoje, por exemplo, existe
uma grande necessidade dos colaboradores desenvolverem uma competência
comportamental - a assertividade. Ou seja, é a capacidade que o indivíduo tem em
se posicionar diante das pessoas e de situações. Contudo, é preciso tomar
cuidado para que as atitudes não sejam consideradas agressivas e culminem em
conflitos. Confira algumas características de que é assertivo.
1 - Uma maneira de desenvolver a assertividade é ser um bom
ouvinte e realmente entender a mensagem que foi transmitida a você.
2 - Quando apresentar uma ideia, uma proposta a alguém, ir
direto ao assunto é uma ótima dica para trabalhar a assertividade. Fazer rodeios
para expressar opiniões é perda de tempo e isso pode prejudicar a interação e o
diálogo.
3 - A prática do feedback é fundamental para a
assertividade. Diante disso, quando for preciso revelar algo que alguém fez que
não está dentro daquilo que foi acordado, que o comportamento ou a performance
não atendem às expectativas, revele o que pode acontecer se não houver uma
mudança naquela situação. Esteja aberto à troca de ideias.
4 - Atenha-se aos fatos, apresente argumentos plausíveis e
não apenas diga que "isso ou aquilo deve ser feito, e pronto".
5 - Estimule as pessoas ao seu redor a adotar procedimentos
condizentes aos seus, sem usar de autoritarismo e tampouco ofender aos seus
pares. Tentar ser o dono da verdade é perigoso e pode ser o pontapé inicial para
conflitos.
6 - Quem é assertivo sempre encontra tempo para pensar e
planejar, antes de defender suas ações. Fazer algo no "susto" geralmente resulta
em um "tiro pela culatra".
7 - O estresse que atinge milhares de pessoas é um fator
negativo para os que valorizam a assertividade. Por essa razão, quem é assertivo
procura descontrair-se, encontrar um meio de aliviar as tensões para que essas
não o prejudiquem no dia-a-dia.
8 - O clima organizacional é outro fator que interfere no
processo assertivo. Se o ambiente está "pesado", as pessoas ficam pouco
receptivas e isso interfere diretamente as relações entre os diversos níveis
hierárquicos.
9 - Para ser assertivo é preciso estar aberto ao constante
aprendizado, não ficar na zona do conforto e tampouco fechar-se às inovações.
10 - Se você é assertivo, estimule essa competência entre as
demais pessoas que convivem com você, seja no trabalho ou mesmo na vida pessoal.
Os reflexos positivos serão sentidos no dia-a-dia.