Carreira / Emprego - Quem são os colegas inconvenientes nas empresas e como lidar com eles
Toda empresa tem seus funcionários inconvenientes, é difícil encontrar uma
que não tenha. A consultora de etiqueta profissional, Rosana Fa, autora do livro
"Postura Profissional: Comportamento pode pesar mais que desempenho", da editora
Qualitymark, resume a "chatice" no dia-a-dia corporativo em um termo: invasão de
espaço.
Via de regra, as pessoas não maltratam o inconveniente, mas se afastam ou evitam
uma relação mais profunda. O motivo é a dificuldade de lidar com ele. Como,
afinal, comunicar a alguém que está se sentindo incomodado com suas atitudes e
manias?
Quem são eles?
Alguns comportamentos incomodam os colegas, causando dispersão no dia-a-dia.
Ainda mais quando no ambiente de trabalho não há salas separadas. Falar demais,
falar alto ou passar o dia fazendo brincadeiras e contando piadas são exemplos.
Cultivar o bom humor é essencial nos dias de hoje e uma atitude valorizada nas
empresas. Mas o que os gestores esperam é que a pessoa enxergue a rotina de
trabalho com leveza, sem desespero e estresse. Ou seja, ninguém quer que o
profissional se transforme em um piadista.
Existem ainda os "bitolados", aqueles que, com pouca vida social, vivem apenas o
universo da organização e, por isso, não medem esforços para atingir melhores
resultados. Eles telefonam para os outros no fim de semana, ou mesmo durante a
semana após o expediente, e exigem que todos tenham a mesma disponibilidade de
tempo para se dedicar ao trabalho. Respeitar o horário de trabalho é uma
premissa da etiqueta profissional.
"Quem se preocupa demasiadamente com o trabalho corre o risco de se tornar um
'chato de galocha'. No final, ninguém quer se aproximar dele", garante a
sócia-diretora da Vox Solutions, empresa do CLIV Solution Group, Angela Mota
Sardelli.
Além disso, essas pessoas que apenas vivem para a empresa correm o risco de se
tornarem inquietas e ansiosas. "Quem nunca conviveu com um colega que não parava
quieto, andava para lá e para cá, o tempo inteiro, ou ficava agitado e falava
muito?", pergunta Rosana.
Amigos íntimos?
Outro tipo de inconveniente é aquele que faz perguntas íntimas. "Ele acredita
que é super amigo dos colegas e pergunta sobre o relacionamento deles, a
situação financeira...", lembra a especialista em postura profissional.
Mostrar intimidade onde não há a completos desconhecidos é igualmente ruim. "É
muito comum em São Paulo - não posso dizer que aconteça com freqüência em outros
estados - os profissionais conhecerem uma pessoa e, depois de alguns poucos
minutos, já começar a chamá-la por um apelido. No esforço de mostrar carisma,
eles acabam parecendo falsos". Pior ainda é falar pegando no braço da pessoa ou
no ombro. "Muita gente não gosta de ser tocada", garante Rosana.
Necessidade de afirmação
Os profissionais que não deixam ninguém terminar de falar e vira e mexe estão
interrompendo os outros também são considerados desagradáveis. "Geralmente, são
pessoas que não gostam de ouvir, acham que o que têm para falar é mais
importante, ou querem aparecer mais do que os outros para a chefia. Em uma
reunião, elas se esforçam para mostrar competência e não deixam ninguém falar ou
ficam completando o raciocínio dos colegas. Esse tipo de atitude gera conflitos,
brigas dramáticas", conta a especialista, com base em sua experiência.
Quem também está com os dias contados é aquele funcionário estressado, que,
quando fica nervoso, todos percebem. Ele chama atenção dos membros da equipe na
frente de todo mundo, não mede as palavras nem os gestos. "Hoje em dia há
processo para tudo e as pessoas que não tomam cuidado podem ser acusadas de
assédio moral. Por isso, temos que buscar agir de forma educada".
Paquera longe da empresa
Por fim, flertes fora de hora também são "péssimos", nas palavras de Rosana.
"Atualmente, não são apenas os homens que 'cantam' colegas de trabalho, as
mulheres também. Recomendo à vítima fingir que não entendeu, ser simpática e
agir como se tivesse sido uma brincadeira. Se o 'chato' insistir, fale da
namorada ou esposa, mesmo que não tenha. Em último caso, fale sério e diga que
está se sentindo incomodado".
Para evitar ser desagradável, a questão é ter bom senso. "O problema é que as
pessoas que incomodam geralmente não percebem". Lidar com os colegas
inconvenientes, por sua vez, não é tão difícil quanto parece. O conselho é ser
sincero com certa medida. "Sempre que expor o defeito de alguém, coloque como se
fosse uma limitação sua primeiro, para não magoar. Por exemplo, você tem um
colega de trabalho que fala alto demais. Nesse caso, diga que tem grande
dificuldade de se concentrar e ajudaria se ele diminuísse o tom de voz".
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