Negócios / Empreendedorismo - Primeira impressão é a mais importante
O bom tratamento garante a fidelização do cliente
Um dos objetivos mais perseguidos por empresas de todos os segmentos e portes é
a busca pela fidelização de seus clientes, como conseqüência de políticas e
práticas voltadas à satisfação de clientes atuais e à conquista de novos
clientes. Sabemos que alcançá-la envolve muitos fatores, desde qualidade do
produto e sua distribuição, passando pelo suporte técnico, evolução do produto e
bom serviço de atendimento. Entretanto, nunca antes se manteve ou se ganhou e
perdeu tantos clientes em função do atendimento como nos dias de hoje.
Estamos falando do contato do consumidor com funcionário ou com o agente da
central de atendimento que fala em nome da empresa. Este último é o que mais
gera demanda e, também, requer cuidados. Em contrapartida, pode se tornar o
responsável pela simpatia mais duradoura e pela imagem de eficiência de uma
companhia.
Ora, quando há algum problema ou dúvida, os consumidores buscam o contato
humano, especialmente por telefone. Querem falar com alguém que possa, além de
ouvir suas queixas, dar-lhes uma solução rápida. Assim, é no atendimento que se
causa a primeira impressão, boa ou má.
Por isso, as empresas prestadoras de serviços de call center, cujos objetivos
são ampliar e manter a base instalada de seus clientes (que confiaram o
atendimento de seus consumidores a elas), ou companhias que montaram centrais
próprias precisam conciliar eficácia tecnológica e equipe de profissionais bem
treinados e competentes.
Equacionar estas duas variáveis permite, por um lado, otimizar os recursos
disponíveis; reduzir custos e, conseqüentemente, garantir a competitividade e,
por outro, resolver rapidamente os problemas dos clientes; dar respostas no
tempo que estes precisam e, assim, fidelizá-los.
Neste contexto, existem soluções capazes de gerenciar todo o call center. Hoje,
a tecnologia consegue administrar tempo de espera por contato, folgas, pausas,
tempo de atendimento, fila, entre outros indicadores que podem interferir na
operação. Pode, ainda, deter todo o histórico de contato com o cliente,
segmentá-los por perfil, treinar os agentes e otimizar os contatos em campanhas
ativas e receptivas. Resultado, evita gargalos e contingências desnecessárias.
Além disso, evita, ainda, a sobrecarga e o estresse dos agentes, além de,
obviamente, agilizar e otimizar o atendimento.
Outra tendência em curso para muitas centrais é a adoção da distribuição de
chamadas no call center via VoIP, que vem sendo muito observada em sua forma
híbrida, ou seja, integrando-se à rede pública de telefonia através de links E1/TDM
enquanto ainda não temos um processo claro e efetivo de entrega pelas operadoras
fixas.
Além disso, o bom atendimento está intrinsecamente ligado ao treinamento
constante dos agentes, que atualmente conta com recursos tecnológicos capazes de
capturar e reproduzir situações reais. Os sistemas de feedback auditivo são
muito eficientes para o aprimoramento continuado dos profissionais de call
center. O áudio capturado por sistemas de gravação digital pode ser usado tanto
para monitoramento e manutenção dos padrões de qualidade como em treinamentos.
Na verdade, é uma das mais eficientes práticas, já que permite que o agente
corrija falhas a partir da sua própria auto-crítica e observação. O mesmo se
aplica às gravações de vídeo, no qual correções de procedimentos também podem
ser realizadas.
Obviamente, estas são apenas algumas das muitas soluções e tendências que ajudam
a manter os serviços de callcenter rentáveis e competitivos, mas é importante
entender que a gestão inclui os recursos humanos e a tecnologia, que também pode
contribuir com a melhoria contínua dos profissionais. Estes, respaldados por
tecnologias eficazes, podem prover excelência no atendimento, causando a melhor
das impressões e, não somente uma vez, mas todas as vezes em que for mantido
contato entre empresa e cliente.
Referência:
clientesa.com.br
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