É muito comum vermos, hoje, na maioria dos estabelecimentos comerciais e
empresas de um modo geral, uma pequena placa que diz ''Sorria, você está sendo
filmado''.
Normalmente, esta mesma placa não se aplica aos profissionais destes mesmos
estabelecimentos, porque raramente somos recebidos por estes sorrisos, até mesmo
quando damos o nosso ''bom dia'' ao entrarmos... Algumas vezes, o ''bom dia''
que temos de retorno verbal é mecânico e sem vida, traduzido no famoso ''pois
não''. Como conseqüência, o atendimento passa a ser educado, mediano (medíocre,
segundo o Dicionário Aurélio, que ainda agrega à palavra significados como 'sem
relevo, comum, ordinário, vulgar') e sem muitos resultados, principalmente na
essência pessoal e, por conseguinte, na profissional também.
A um clique de qualquer lugar do mundo, o cliente busca a concorrência para
qualquer setor. A concorrência é brutal e acirrada em todos os setores, pois,
hoje, produtos cujas características são muito parecidas, com preços muito
parecidos, condições de pagamento muito próximas, irão se diferenciar na
qualidade do atendimento, em que a decisão de compra depende do seu patrão, ou
seja, o cliente.
As empresas, de um modo geral, reclamam que treinar pessoas é caro e investem em
tecnologia apenas. Como resultados, acabam tendo sérios prejuízos, contratando
mão-de-obra barata, e em médio prazo acabam fechando a empresa, pois o cliente
gosta de ser bem atendido e será ele a única ferramenta de medição da
qualificação de sua empresa.
Fazendo uma breve análise, observamos que sorrir não custa nada e agrega muito
valor a qualquer atitude nossa. E o sorriso neste caso vem a ser a satisfação de
servir ao próximo. Devemos expressar nos olhos este prazer.
O processo de compra hoje é inverso: se tem alguém que nos filma, são os nossos
clientes.
O comando da situação é do cliente, que, na realidade, ''filma'' pelos seus
olhos os mínimos detalhes de aparência e atitudes de recepcionistas, porteiros,
seguranças, balconistas, gerentes, caixas, diretores... Devido às muitas opções,
o cliente é quem decide se vai comprar ou não de você. Só dependerá de sua
percepção se ele ficará encantando e falará bem de sua empresa ou se ele ficará
desencantado e, neste caso, falará mal. Qual opção você prefere que o cliente
tenha?
Considere que, na maioria das vezes, comprar aos olhos do cliente é sempre um
ato prazeroso.
O cliente não compra perfume, compra uma possível solução para seduzir melhor.
Não compra um carro mas, sim, conforto, conveniência, status. Quantas vezes
estamos querendo comprar algo e, por sermos maltratados nas empresas, deixamos
de fazer a compra e voltamos aborrecidos. E neste caso, a lembrança que fica é
de uma empresa feita de um grupo de pessoas que nos tratam mal com suas atitudes
negativas e muitas vezes até preconceituosas, desvendendo e nos convidando a ir
embora, levando o seu lucro.
A partir de hoje, mude a sua estratégia quando lidar com pessoas e lembre-se
que, ao servir alguém, é você quem está sendo filmado pelos seus clientes
internos e externos, amigos, familiares e por qualquer pessoa que eventualmente
possa acrescentar crescimento pessoal e profissional a você. Portanto, sorria!
Pois não depende de treino, é uma linguagem universal, não custa nada, faz bem
para a saúde e sempre agrega algum tipo de ganho em nossa vida.
Tenha sucesso hoje e sempre!!! Pois o mercado é do tamanho da sua imaginação.