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Vendas - Olhos do cliente: o sorriso que agrega! 

Data: 16/12/2008

 
 

É muito comum vermos, hoje, na maioria dos estabelecimentos comerciais e empresas de um modo geral, uma pequena placa que diz ''Sorria, você está sendo filmado''.

Normalmente, esta mesma placa não se aplica aos profissionais destes mesmos estabelecimentos, porque raramente somos recebidos por estes sorrisos, até mesmo quando damos o nosso ''bom dia'' ao entrarmos... Algumas vezes, o ''bom dia'' que temos de retorno verbal é mecânico e sem vida, traduzido no famoso ''pois não''. Como conseqüência, o atendimento passa a ser educado, mediano (medíocre, segundo o Dicionário Aurélio, que ainda agrega à palavra significados como 'sem relevo, comum, ordinário, vulgar') e sem muitos resultados, principalmente na essência pessoal e, por conseguinte, na profissional também.

A um clique de qualquer lugar do mundo, o cliente busca a concorrência para qualquer setor. A concorrência é brutal e acirrada em todos os setores, pois, hoje, produtos cujas características são muito parecidas, com preços muito parecidos, condições de pagamento muito próximas, irão se diferenciar na qualidade do atendimento, em que a decisão de compra depende do seu patrão, ou seja, o cliente.

As empresas, de um modo geral, reclamam que treinar pessoas é caro e investem em tecnologia apenas. Como resultados, acabam tendo sérios prejuízos, contratando mão-de-obra barata, e em médio prazo acabam fechando a empresa, pois o cliente gosta de ser bem atendido e será ele a única ferramenta de medição da qualificação de sua empresa.

Fazendo uma breve análise, observamos que sorrir não custa nada e agrega muito valor a qualquer atitude nossa. E o sorriso neste caso vem a ser a satisfação de servir ao próximo. Devemos expressar nos olhos este prazer.

O processo de compra hoje é inverso: se tem alguém que nos filma, são os nossos clientes.

O comando da situação é do cliente, que, na realidade, ''filma'' pelos seus olhos os mínimos detalhes de aparência e atitudes de recepcionistas, porteiros, seguranças, balconistas, gerentes, caixas, diretores... Devido às muitas opções, o cliente é quem decide se vai comprar ou não de você. Só dependerá de sua percepção se ele ficará encantando e falará bem de sua empresa ou se ele ficará desencantado e, neste caso, falará mal. Qual opção você prefere que o cliente tenha?

Considere que, na maioria das vezes, comprar aos olhos do cliente é sempre um ato prazeroso.

O cliente não compra perfume, compra uma possível solução para seduzir melhor. Não compra um carro mas, sim, conforto, conveniência, status. Quantas vezes estamos querendo comprar algo e, por sermos maltratados nas empresas, deixamos de fazer a compra e voltamos aborrecidos. E neste caso, a lembrança que fica é de uma empresa feita de um grupo de pessoas que nos tratam mal com suas atitudes negativas e muitas vezes até preconceituosas, desvendendo e nos convidando a ir embora, levando o seu lucro.

A partir de hoje, mude a sua estratégia quando lidar com pessoas e lembre-se que, ao servir alguém, é você quem está sendo filmado pelos seus clientes internos e externos, amigos, familiares e por qualquer pessoa que eventualmente possa acrescentar crescimento pessoal e profissional a você. Portanto, sorria! Pois não depende de treino, é uma linguagem universal, não custa nada, faz bem para a saúde e sempre agrega algum tipo de ganho em nossa vida.

Tenha sucesso hoje e sempre!!! Pois o mercado é do tamanho da sua imaginação.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Paulo Silveira
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