Carreira / Emprego - Vida profissional: confira o que coloca sua boa reputação por água abaixo
"É algo que você demora muito para construir e, se não cuidar, perde do dia para
a noite, como que se fosse roubada". É desta maneira que o headhunter Ricardo
Nogueira, presidente da Nogueira e Associados, definiu a palavra reputação.
Já para a consultora do IDORT/SP, especialista em gestão de carreira, Elisabete
Alves, a reputação é a imagem que as pessoas passam para as outras, dependendo
das atitudes que elas têm. "É como a pessoa se vende e as outras a enxergam".
Independentemente do significado, o fato é que a reputação é algo que tem de ser
preservado no ambiente de trabalho. A perda pode causar prejuízos irreparáveis.
Basta lembrar do filme "Menina dos Olhos", em que Ben Affleck vive o papel de um
publicitário de música que, depois de perder a mulher e ter de cuidar sozinho da
filha recém-nascida, acaba falando mal de um novo astro em meio a uma coletiva
de imprensa. Como o público presente era de jornalistas ávidos por notícias do
pop star, acabam por criticar a atitude do publicitário. Resultado: além de ser
demitido, ele passa um bom tempo sem conseguir um emprego.
"Eu diria que na maioria das vezes isso acontece, no curto ou no longo prazo",
afirmou Elisabete, sobre demissões depois da perda de boa reputação.
Perda da reputação
A boa reputação pode ser perdida do dia para a noite. Em alguns casos, de acordo
com Nogueira, esta má reputação que se descobre vem de berço. Durante um tempo,
o profissional consegue fingir que tem uma boa índole, fazendo de tudo para
agradar aos demais. Constrói uma boa reputação. Porém, com o passar do tempo,
descobre-se que ele não é tão bom quanto parece.
A consultora do IDORT/SP explica bem esse perfil: "uma das principais causas de
perda de boa reputação é a pessoa que não tem ética. São aquelas pessoas
gananciosas, que querem ter sempre vantagem. Elas podem se dar bem no começo,
mas depois...se dão mal".
Mas também existe a perda de uma boa reputação causada por terceiros. "É uma
coisa que é plantada", explicou Nogueira. E se as pessoas indicadas não têm
recursos para se sustentar, ou justificativas, elas caem nessa armadilha. Como
acontece? Normalmente, quem é alvo é uma pessoa de destaque. Quem age é aquele
profissional que inveja o outro. "Não só para tomar o lugar dele, mas para
denegrir sua imagem". A situação é tão grave que pode até gerar processos por
calúnia e difamação.
Uma terceira forma de perda de reputação é por meio de erros toscos no trabalho.
"Independentemente do que aconteceu, o profissional deve trazer a
responsabilidade para si. Assim, ele consegue diminuir os efeitos da perda de
reputação. Transforma um ponto fraco em forte". Neste caso se encaixa o exemplo
do filme "Menina dos Olhos".
Agora, como fica a reputação do profissional que trabalha numa empresa que
quebrou? De acordo com Nogueira, o nome do funcionário não está necessariamente
ligado ao da empresa. Agora, se ele estiver diretamente relacionado ao problema,
"se é daqueles cinco que fizeram a empresa afundar", nas palavras do headhunter,
pode ser que saia prejudicado.
Aos poucos
Existem algumas atitudes que fazem com que as pessoas percam aos poucos a boa
reputação que montaram. Confira algumas delas abaixo:
- Querer sempre vantagem excessiva: "Eu quero ganhar sempre", explicou
Nogueira;
- Quebra de confiança: "É a mais marcante, porque a confiança rege
casamento, amizade, relações de trabalho. O outro pode ser perdoado, mas
nunca será como era antes", ponderou o headhunter;
- Dificuldade em se adaptar: resistência a mudanças;
- Insensibilidade em relação aos outros: "Isso vai isolando a pessoa.
Ninguém aguenta quem não tem autocontrole", afirmou Elisabete.
Liderança
A realidade é mais cruel com os profissionais em cargos de liderança. Isso
porque sua reputação acaba por ser prejudicada por algo que pessoas da equipe
fizeram. "Se você tem um funcionário incompetente em sua equipe, a culpa é sua.
Não adiante jogar a responsabilidade para outros", explicou Elisabete.
Por isso, se acontecer qualquer erro em sua área, pode ter certeza de que, mesmo
que não estiver relacionado a ele, seu nome estará diretamente ligado ao
equívoco. "A responsabilidade sempre é do líder". Esse é o preço que se paga por
ter visibilidade.
|