Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Comunicando-se com elegância 

Data: 15/12/2008

 
 

Os meios de comunicação como telefone, fax, celular e bip, entre outros, devem ser usados com cuidado para não atrapalhar a privacidade das pessoas.

No escritório, em casa, em restaurantes, cinemas e teatros, deve-se usar com parcimônia e na hora certa estes incríveis aparelhos que tanto podem representar rapidez e eficácia quanto caos. Se um celular ou um bip toca na hora errada, estará invadindo a privacidade das pessoas e transformando seus usuários em verdadeiros vilões.

Para não sair da linha, é só ficar atento a algumas regras de boas maneiras. Segui-las garante distinção e elegância ao seu comportamento.

O telefone

Quando estiver falando ao telefone, trate todos com igualdade e cortesia, dê informações com clareza.

Lembre-se de que a voz expressa parte de nossa personalidade. Por isso, sorria ao telefone. Empregue um tom amistoso e educado, demonstrando que o telefonema foi recebido com prazer.

Identifique-se, dizendo seu nome e o setor em que trabalha.

Jamais deixe uma pessoa aguardando na linha sem procurar falar com ela repetidamente, esclarecendo o motivo da demora. Só em último caso peça para a pessoa ligar novamente.

Não fale ao telefone se estiver fumando ou comendo. Para quem está do outro lado da linha, a impressão é a mais desagradável possível.

Ao dar uma informação não fale depressa. Repita os números e pergunte se o interlocutor está satisfeito com as respostas e se ouviu bem.

Caso não queira receber alguma ligação, seja discreto ao dar a desculpa. A pessoa que atende uma ligação jamais deve dizer: "Ele está ocupado", isto denota pouco caso.

Ao pedir que seja feita uma ligação, esteja pronto para falar assim que a mesma for completada.

Celular

O telefone celular já criou muita polêmica no terreno de comportamento. Hoje em dia, ele é indispensável mas, da mesma forma que o telefone comum, seu uso requer alguns cuidados. A dica geral em relação ao uso do celular é: evite incomodar. Isto pode ser aplicado em qualquer lugar que exija silêncio ou concentração, como: cinemas, teatros, salas de aula, bibliotecas, reuniões(só em casos de extrema necessidade), igrejas.... deixe o aparelho desligado.

Em restaurantes, encontros particulares, sociais ou de negócios, o celular também deve ficar desligado.

Caso esteja esperando uma ligação importante, peça desculpas e avise que terá de receber uma chamada.

Em público, seja breve nas conversas e modere as emoções.

Celular não é enfeite, assim como não deve ficar pendurado na cintura, não deve ficar perdido ou jogado dentro de uma bolsa.

Ao ligar para o celular de uma outra pessoa com intenção de falar por mais de três minutos, indague antes se ela está em lugar adequado e com tempo disponível para a conversa.

O bip

Muitas vezes, tão inconveniente quanto um celular, principalmente se não for desligado rapidamente após soar o alarme.

Em reuniões, teatros, cinemas, roda de amigos, almoços ou jantares, convém colocá-lo no "modo" vibrador, evitando constrangimentos e irritação das demais pessoas.

Tendo que ler uma nova mensagem, peça licença e seja o mais breve possível.

Caso tenha que se ausentar para fazer uma ligação, também peça licença e saia. Não precisa dar explicações minuciosas.



 
Referência: curriculum.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :