Investimentos / Fundos - Na hora de fazer uma aplicação financeira, 40% investigam em vários bancos
Levantamento realizado pela Gallup Organization em julho deste ano revela que
40% dos brasileiros investigam opções em outros bancos, não só no que são
correntistas, quando pretendem fazer uma aplicação financeira.
De acordo com o estudo feito com 978 correntistas das principais capitais do
País, 52% se informam com as instituições com as quais mantêm relacionamento e
51% preferem diversificar os investimentos em mais de um banco.
Apenas 17% são leais
Enquanto 33% dos clientes bancários do mundo são leais às instituições,
apenas 17% dos brasileiros demonstram a mesma atitude. Já o índice de
engajamento é de 16% entre nossos correntistas e de 30% na média mundial.
No Brasil, o índice de paixão pelo banco é de apenas 8%, contra 25% na média
mundial; o de orgulho é de 24% e 43%, respectivamente; o de integridade, 20% e
42%; e o de confiança, 23% e 39%, nesta ordem.
Juntos, os aspectos racionais e emocionais, quando contidos na relação cliente-
empresa, formam uma espécie de barreira contra a concorrência.
Motivos para o desengajamento
Ainda segundo a Gallup, entre os fatores que mais influenciam o
desengajamento dos clientes, destacam-se os relacionados às interações com
gerentes e funcionários nas agências. No entanto, esses mesmos motivos se
mostram importantes para engajar clientes.
Por fim, a pesquisa mostra que 32% dos entrevistados consideram que podem
confiar em seus bancos principais, 42% dizem que sempre são tratados com
respeito e 24% contam com uma solução correta e satisfatória se um problema
ocorrer.
Referência:
InfoMoney
|
Autor:
Giovanna Rodrigues
|
|