Negócios / Empreendedorismo - Que tal pensar em promoção ao invés de contratação?
Surgiu uma vaga em sua empresa e você não sabe por onde começar a procurar um
novo colaborador. Essa dúvida surge sempre quando um funcionário, principalmente
de um cargo de confiança, decide deixar a companhia.
Você precisa de alguém em quem confie, que conheça o trabalho e que aprenda
rápido. Afinal, você não tem muito tempo para explicar todos os detalhes da
função.
Que tal olhar para dentro da companhia? Você, melhor do que ninguém, conhece as
habilidades dos seus funcionários. Será que não é a hora de dar a oportunidade
para aquele colega que vem se destacando há tanto tempo?
Desenvolvendo a percepção
Passe a olhar para os integrantes de sua equipe como candidatos em potencial e
experimente desafios. Uma tarefa diferente aqui, outra ali e você vai conhecer
ainda mais quem tem condições de assumir a nova posição.
Avalie a responsabilidade, conhecimento do trabalho, capacidade de liderança,
relacionamento com a empresa e a equipe... todos esses são fatores importantes e
que podem levar à promoção do funcionário.
Especialização
Se você já encontrou a pessoa que considera ideal para o cargo, invista em
treinamento. Cursos fora da empresa e atualização são necessários para o
crescimento do colaborador e para que ele exerça da melhor forma o novo cargo.
Avalie os conhecimentos dele e os necessários para a área e proporcione a
especialização do funcionário. Com certeza esses gastos são menores do que os da
contratação de um outro profissional.
De olho no futuro
Agora que você já promoveu seu novo líder, pense que você poderá passar por
situações como essas muito mais vezes.
Aproveite a avaliação que fez dos outros funcionários, no início da contratação,
e crie planos de carreira. Além de poupar trabalho numa próxima etapa, a medida
incentiva o funcionário a trabalhar melhor em busca de uma possível promoção.
Todos saem ganhando!
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