Utilidades - Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
A Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel é uma
autarquia federal e foi criada para atuar como órgão regulador e fiscalizador do
setor elétrico no Brasil. Sua missão é proporcionar condições favoráveis para
que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes
em benefício da sociedade e zelar pela qualidade do serviço público de energia
elétrica, receber e apurar as reclamações dos usuários.
Estão entre as competências da Agência a regulação e a fiscalização da produção,
transmissão, a distribuição e a comercialização de energia elétrica, assim como
mediar conflitos entre agentes do setor e consumidores.
Procedimento:
Ao recorrer à Central de Teleatendimento - CTA da Aneel, o consumidor receberá
um número de registro e terá um prazo de resposta de até cinco dias. Este é o
tempo máximo para que os técnicos da Aneel entrem em contato com o consumidor,
informando sobre as providências adotadas e a busca da solução adequada.
"Temos resposta para todos os que ligam para nós. Se o assunto não for possível
de ser solucionado por nossos atendentes, encaminhamos o caso para a área
técnica", afirma Eduardo Henrique Ellery Filho, diretor-ouvidor da Aneel.
Orientações:
A sede da Aneel fica em Brasília. Existem várias formas de entrar em contato com
a Ouvidoria da Agência: Perguntas, reclamações ou esclarecimentos sobre seus
direitos podem ser feitas através da Central de Teleatendimento: 0800 -
612010, a ligação é gratuita aos cidadãos de qualquer lugar do país (o
sistema se encontra em fase experimental, funcionando das 7h às 19h, de segunda
a sexta-feira). O consumidor pode também recorrer à agência preenchendo um
formulário no site
www.aneel.com.br na seção "Fale com o Ouvidor", ou enviar um e-mail
ouvidoria@aneel.gov.br ou na
própria agência no seguinte endereço:
Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL
SGAN Quadra 603 - Módulo I - 2º Andar
CEP 70830-030 - Brasília / DF
Fone: (0XX61) 312-5955 / Fax:(0XX61) 312-5965
Em São Paulo, a Aneel possui convênio com o Estado. A agência conveniada é a
Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo que também
atende reclamações de consumidores e media conflitos. Telefone: 0800 -
55-55-91 e o Endereço: Rua Bela Cintra 847, 13º andar - São Paulo.
Atenção: Os consumidores de energia elétrica devem dirigir-se, em
primeiro lugar, a sua empresa de energia elétrica para solicitações ou
reclamações quanto à prestação dos serviços ou a qualidade no fornecimento de
energia elétrica. Caso o consumidor não seja bem atendido ou o problema não seja
resolvido de maneira satisfatória, ele deve entrar em contato com a Aneel ou os
órgãos conveniados e encaminhar suas reivindicações.
|