Negócios / Empreendedorismo - A prática da Avaliação 360º
O que é?É um método que consiste em
avaliar o desempenho dos colaboradores, através de uma rede de feedback,
envolvendo as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação, possibilitando
a visão da sua performance sob diferentes ângulos (visão dos superiores, pares,
subordinados, clientes e fornecedores), visando aumentar a eficácia do
profissional nos processos empresariais com qualidade de vida no trabalho.
Objetivos
- Estabelecer, de maneira clara, o que é esperado de cada colaborador, com
base na descrição e na análise do cargo que o profissional ocupa.
- Dotar o colaborador de um esquema de acompanhamento e aconselhamento,
onde ele terá a oportunidade de conhecer seus pontos fortes e fracos,
reforçando seu bom desempenho e procurando corrigir suas deficiências.
- Elaborar planos de ação para os colaboradores que apresentam desempenho
insatisfatório.
- Estabelecer metas e novas conquistas com base nos objetivos
organizacionais.
Pré-requisitos
- Definição de todas as competências necessárias para os diversos cargos
existentes na estrutura organizacional.
- Elaboração mais clara da análise e da prática na descrição de
competências.
- Definição de todas as competências necessárias para os diversos cargos
existentes na estrutura organizacional.
- Base de dados informatizada que viabilize o processo e garanta o sigilo
das informações.
Dificuldades
- Mudança de cultura, porque a avaliação passou de um processo unilateral
para um outro, onde é necessário avaliar e ser avaliado por outras pessoas.
- Em algumas empresas, esse tipo de avaliação já é realizada pela
Intranet. Nesse caso, é preciso que os colaboradores que não são acostumados
a lidar com computadores sejam previamente treinados e tenham um terminal à
disposição.
- Utilização de uma ferramenta pelo nível operacional, já que não fazia
parte do dia-a-dia de trabalhos dos funcionários ter acesso a um computador.
- Mostrar a todos os colaboradores os ganhos com o novo processo de
avaliação, sensibilizando e estimulando a participação do processo. Para
tanto, o líder deverá atuar como agente facilitador do processo.
- Os funcionários de nível hierárquico inferior encontram maior
dificuldade em avaliar seu superior, seja por ausência de esclarecimento
sobre o propósito da avaliação ou pela falta de uma visão holística da
organização.
Benefícios
- Otimiza a produtividade.
- Orienta o desempenho.
- Diagnostica os pontos de melhoria na performance dos avaliados.
- Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional.
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