Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Não perca tempo  

Data: 11/12/2008

 
 

Fabio Móttola, 43 anos, gerente da Toyota: ele não perde tempo com conversas, não toma cafezinho e só lê 20% dos e-mails.

A rotina do gaúcho Fabio Móttola, de 43 anos, gerente de planejamento e desenvolvimento de RH da Toyota do Brasil é cronometrada de forma tão cheia de maestria que ele nem sente o planejamento. Meu tempo é limitado à minha rotina de trabalho.

Não uso mais de 5% a 10% do dia com conversas aleatórias e não paro para tomar cafezinho, diz. Recebo cerca de 100 e-mails por dia e leio apenas 20% deles. Vejo quem enviou, o assunto e se é prioritário. Se for importante e deixei passar, alguém vai me ligar.

Ao tomar tantos cuidados, Fabio reúne as características do profissional competitivo, um ser ainda raro no mercado e extremamente cobiçado pelas empresas mais antenadas. O profissional competitivo é o eficiente, ou seja, aquele que executa bem sua tarefa e é eficaz, fazendo o trabalho necessário para atender à demanda do contexto sobre ele, explica o professor Joel Dutra, da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo. Aqui vale ressaltar que o tal cara competitivo não é aquele sujeito que adora ser tachado como ocupado ou que trabalha 14 horas todos os dias. Confundi-los é um erro comum quando se fala em competitividade. Estudos recentes mostram que um executivo que trabalha dez horas por dia, na prática, usa somente de 20% a 30% desse tempo com o que sua função exige,diz Renato Ricci, de São Paulo, especializado em coach executivo e pessoal, que tem como clientes Pão de Açúcar e Alpargatas.

A diferença desse tipo de profissional está na forma como o competitivo trabalha. Ele consegue usar sua energia de forma a gerar ações criativas e rápidas, diz Renato. Estão nesse seleto grupo os capazes de driblar os vilões do mundo corporativo: excesso de reuniões, burocracia, disputas de poder, direção centralizadora, estruturas rígidas e e-mails (veja entrevista com o americano Mike Song sobre gerenciamento de e-mails nesta edição). Tudo isso consome tempo, suga a energia dos profissionais e mina qualquer tipo de competitividade.

Fabio sabe bem como se desvencilhar desses entraves e consegue separar o que é importante do que é urgente. As lições que ele tirou para a própria rotina de trabalho repassa hoje para seus dez funcionários diretos. Sua estratégia é dar direcionamento e permitir que eles sejam donos dos processos em que atuam. Quando o profissional vê sua idéia ser implementada, fica mais motivado, diz. Também procuro dar visibilidade e expô-los aos executivos da empresa em apresentações. Um dos meus objetivos é fortalecer o ambiente de amizade, contribuição e bom humor no grupo.

Ele segue bem a cartilha da competitividade. Segundo os especialistas, para tornar seus profissionais mais competitivos, os líderes devem criar condições para uma contínua oxigenação de pessoas. Isso vai além dos treinamentos motivacionais que absorvem milhões de reais das empresas e trazem poucos resultados. O importante é a energia que uma pessoa armazena em sua vida diária, diz Renato. Assim, é possível trabalhar com maior satisfação, gerando idéias mais criativas e inovadoras.

Como fazer isso? Preste atenção em alguns rituais do seu dia-a-dia. Transformando pequenas ações do cotidiano, você pode se tornar mais competitivo e levar sua equipe junto. Confira:

Iniciativa

Cada um deve ser dono do seu projeto e do seu problema. Erros fazem parte do trabalho. Incentivos. Todos precisam saber que os erros não serão condenados, mas resolvidos em conjunto.

Integração

Programar um evento, como um café da manhã, uma vez por semana é uma boa forma de fazer com que todos tomem pé da situação da empresa, dividam tarefas, mantenham o foco e se motivem para mais uma semana de trabalho.

Elogios

Quando algo sai errado, a bronca é para todos. E na hora de elogiar? Faça isso sem medo e lembre-se: elogios em público, broncas em particular.

Horário livre

Faça seu horário e estimule sua equipe a fazer o mesmo. Cada um tem noção das suas próprias responsabilidades. Ter tempo para fazer o que se gosta é fundamental para melhorar o astral e a criatividade das pessoas. A competitividade não depende da quantidade de horas dentro de um escritório, mas sim das efetivamente produtivas.

E-mails

Responda e oriente sua equipe a responder todos os e-mails o mais rápido possível com respostas curtas, objetivas e claras. Caso a resposta seja mais comprida, responda só no final do expediente.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Kathia Natalie - Você S.A
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :