Que a tecnologia entrou definitivamente na vida das pessoas, é fato. O
problema é que como esta inserção é algo relativamente novo, as pessoas ainda
estão aprendendo o que é certo e errado quando se trata do assunto.
No que diz respeito à relação da tecnologia com o mundo profissional,
especialistas da Robert Half International dão algumas dicas:
- Fique de olho na reputação: já é sabido por todos que o que se posta na
web fica para sempre. Portanto, é preciso bom senso na hora de escolher o
que irá colocar na rede, pois é preciso cuidar da reputação. Assim, pense
duas vezes antes de postar algo ou publicar uma foto mais ousada, por
exemplo;
- Não deixe espaços em branco: atualmente, a maior parte das empresas
recorrem às redes sociais para pesquisar sobre possíveis novos funcionários.
Portanto, se escolheu fazer parte de uma rede, sobretudo o Linkedin – que é
focada nas relações profissionais – não deixe informações incompletas e
aproveite ao máximo para mostrar o seu potencial, o que você procura em um
emprego, e sua evolução na carreira até o momento;
- Contatos: o contato que você mantém nas redes são cada vez mais
importantes na busca por uma nova oportunidade. Portanto, seja cuidadoso e
procure não fazer vários pedidos às pessoas, por exemplo. Além disso,
procure retribuir favores.
Outras situações
Os especialistas da Robert Half International lembram ainda que é preciso
atenção ao utilizar a tecnologia em outras situações envolvendo o mundo do
trabalho.
Ao responder e-mails, por exemplo, lembre-se de revisá-lo e evitar erros,
abreviações e gírias, pois, apesar de se tratar de uma comunicação mais
informal, algumas regras devem ser respeitadas.
Além disso, ao participar de uma entrevista ou reunião, lembre-se de desligar
o celular, evitando, assim, passar uma imagem negativa ao interlocutor.
Por fim, ao utilizar a internet para a realização de reuniões, por exemplo,
verifique se todos os aparelhos estão funcionando bem e evite situações
desagradáveis.